EN | ES

Reflexões

A programação da SP Escola de Teatro sempre entrelaça a interdisciplinaridade do campo artístico contemporâneo por meio de pensamento e investigação prática: seja na vivência global das artes do palco, seja pelos intercâmbios culturais, ações pedagógicas ou mostras culturais. A partir das experiências propostas pela Escola, os estudantes se relacionam entre si compartilhando as diversidades, os saberes e os desejos, mas sobretudo, transpõem todas suas singularidades para o mundo das artes do palco enfatizando o coletivo.

Esses aprendizados ecoaram por todos os lugares que os estudantes, professores e colaboradores passaram. Por mais um ano, a Escola não concentrou seus ensinamentos entre as paredes de seus prédios, muito pelo contrário, acolheu toda a bagagem de quem passou por suas portas e também atravessou com seus conhecimentos por outras portas, sejam elas de endereçamentos nacionais ou internacionais.

Neste ano de 2022, a passagem entre áreas e comunidades tradicionalmente com pouco acesso ao teatro foi fortalecida juntamente com os estudantes-bolsistas, oferecendo práticas teatrais como forma de respiro, de luz e de lucidez para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essas ações mostraram aos estudantes e à sociedade, como as artes têm um papel fundamental em toda a vida humana e se transformam em pretextos para uns conhecerem as realidades dos outros, através da escuta.

Desde o seu início, a SP, constantemente, altera o paradigma profissional em nível nacional, pois ao receber estudantes de todo território, colhe as particularidades de cada um e de cada região e, ao mesmo tempo, forma artistas que se tornam multiplicadores em suas cidades de origem. Muitas vezes, essa expansão semeia terras estrangeiras.

Com uma formação de qualidade, dentro das perspectivas pedagógicas e artísticas contemporâneas, a SP Escola de Teatro permite que seus estudantes abram os olhos e atuem em diferentes campos, relacionando seus conhecimentos adquiridos no universo do teatro com outros segmentos profissionais.




Posts Archives

Reflexões

Posted on

A programação da SP Escola de Teatro sempre entrelaça a interdisciplinaridade do campo artístico contemporâneo por meio de pensamento e investigação prática: seja na…

Read more

Prêmios e Realizações

Posted on

Ao longo de toda a trajetória nesses 13 anos, um dos objetivos predominantes do projeto pedagógico da SP Escola de Teatro foi desenvolver políticas…

Read more

Palco e Memória

Posted on

Em 2022, a SP Escola de Teatro seguiu potente e relevante no cenário artístico nacional. Em janeiro, a Adaap realizou a 10ª edição do…

Read more

Trajetória 2022 – desafios e superação

Posted on

O itinerário da SP Escola de Teatro em 2022 foi essencial para concretizar a correlação do digital no presencial. Se pudermos escolher uma única…

Read more

Reflexões

Posted on

2021 para SP Escola de Teatro foi um momento de resistência e reelaboração. A readaptação das estruturas pedagógica e administrativa para um formato digital…

Read more

Prêmios e Realizações

Posted on

Durante esses 11 anos de atuação, a SP Escola de Teatro tem objetivado trazer a diversidade étnica, racial e sexual, não somente como pauta…

Read more

Palco e Memória

Posted on

2021 trouxe muitos momentos de mudança e renovação, mas também de grandes conquistas. Ainda marcados pelas inúmeras perdas do ano anterior,  2021 foi um…

Read more

Trajetória 2021 – Desafios e Superação

Posted on

2021 foi um ano de muita instabilidade, mas com muita notícia boa também. Com a descoberta e distribuição da vacina, a esperança do retorno…

Read more

Reflexões

Posted on

Em 2020, a SP Escola de Teatro adaptou completamente suas estruturas pedagógica e administrativa para um formato online, em consonância com as determinações da…

Read more

Prêmios e realizações

Posted on

Nestes 10 anos de atuação, o projeto pedagógico e a gestão da SP Escola de Teatro foram reconhecidos, no Brasil e no exterior, pela…

Read more

Palco e Memória

Posted on

2020 foi o ano de criar e apostar em novos formatos. A SP Escola de Teatro investiu nas plataformas virtuais e nossos artistas criaram,…

Read more

Trajetória 2020 – desafios e superação

Posted on

2020 foi o ano mais desafiador da história recente. A pandemia do novo coronavírus transformou a vida de todos e todas por completo. Na…

Read more

Início do futuro

Posted on

Dois mil e dezenove marcou um novo tempo, na SP Escola de Teatro. O início do futuro. Este foi o primeiro dos cinco anos…

Read more

Palco e memória

Posted on

De mágica a mapeamento de vídeo, passando pela direção de arte, comunicação cultural e crítica teatral. Em 2019, seguindo a vocação de democratizar o…

Read more

Reflexões

Posted on

Atenta às discussões sociais contemporâneas, a SP Escola de Teatro escolheu como temáticas de trabalho em sala de aula, neste ano, o “Faz de…

Read more

Encontros

Posted on

A pedagogia de formação contínua é eixo central da SP Escola de Teatro. Assim, o processo de aprendizado vai além da sala, estendendo-se a…

Read more

Apresentação

Posted on

Dois mil e dezoito foi um ano marcado pelo reconhecimento, na SP Escola de Teatro. Reconhecer no sentido de se rever, reenxergar conceitos, ideias,…

Read more

Reconhecimento

Posted on

Em 2018, foram várias premiações, publicações e reportagens sobre a a SP Escola de Teatro, prova de a Instituição seguiu crescendo e sendo reconhecida…

Read more

Extensão Cultural

Posted on

Os cursos da SP Escola de Teatro não se restringem somente aos aprendizes dos cursos regulares: o departamento de Extensão Cultural é responsável pelos…

Read more

Projetos Internacionais

Posted on

As parcerias internacionais são parte importante da formação na SP Escola de Teatro. Desde sua inauguração, em 2010, ela mantém relações com universidades, teatros…

Read more

Programa Kairós

Posted on

O Programa Kairós é o braço social da SP Escola de Teatro, que busca aproximar os aprendizes de sua função de artistas/cidadãos. Entre as…

Read more

Cursos Regulares

Posted on

A cada semestre, um tema diferente – e sempre em consonância com a realidade que nos cerca – é escolhido para ser desenvolvido pelos…

Read more

REPERCUSSÃO | A SP ESCOLA DE TEATRO VISTA DE FORA

Posted on

Adélia Prado (Poeta) “Acho importante uma iniciativa como essa, onde eu percebo real interesse das pessoas e diretores da SP Escola de Teatro ao oferecer…

Read more

Mascote Cacilda estréia no Teatro

Posted on

A cadela Cacilda foi encontrada na rua por funcionários da Escola no último mês de maio, com seis filhotes recém-nascidos. Com a orientação de…

Read more

Cacilda – Personagens de uma escola verde

Posted on

Bicicletário, plantio de mudas e árvores, um cachorro e escambo de livros? Essas são algumas das personagens da história que transforma a SP Escola…

Read more

Cacilda

Posted on

No mês de maio, uma cadelinha grávida e assustada invadiu a vida da SP Escola de Teatro. Depois de dar à luz seis filhotes,…

Read more

Outros eventos

Posted on

– TEATRO EM DOMICÍLIO NA SATYRIANAS | OUVI CONTAR Onze moradores da Praça Roosevelt receberam em suas residências, durante a “Satyrianas – Uma Saudação…

Read more

Fazendo História

Posted on

Entre todas as conquistas da Escola, estão cinco projetos de aprendizes selecionados para a 12ª Quadrienal de Praga 2011, na República Tcheca – a…

Read more

RUMO À SEDE NA ROOSEVELT

Posted on

Paralelamente às tantas atividades desenvolvidas neste ano, o Governo Estadual cuidou dos preparativos de reforma do prédio de número 210 da Praça Roosevelt, para…

Read more

Enciclopédia Virtual

Posted on

O site da SP Escola de Teatro, desenvolvido pela equipe coordenada pela jornalista Erika Riedel, diretora de Comunicação e Ideias da Escola, teve papel…

Read more

Intercâmbio

Posted on

Preocupados sempre com a valorização e aperfeiçoamento de nossos formadores e coordenadores, o programa Kairós tem como uma de suas ações a realização de…

Read more

A difusão cultural

Posted on

Os cursos de Difusão Cultural funcionaram, este ano, como segunda linha de força da SP Escola de Teatro. Gratuitos e abertos à população em…

Read more

O olhar dos aprendizes

Posted on

Para a aprendiz Dione Carlos, que cursa Dramaturgia, o ano foi intenso. “Percebi que a Escola é muito estruturada. Marici Salomão, coordenadora do curso,…

Read more

O Sistema pedagógico

Posted on

Joaquim Gama, coordenador pedagógico, diz que o projeto da Escola baseou-se nas teorias educador Paulo Freire, do geógrafo Milton Santos e do físico e…

Read more

Alberto Guzik

Posted on

Nascido na cidade de São Paulo, no ano de 1944, Alberto Guzik construiu uma brilhante trajetória como ator, diretor, dramaturgo e jornalista. Em 2009,…

Read more

A semente

Posted on

A ideia da criação SP Escola de Teatro surgiu em 2005, durante a I Virada Cultural de São Paulo, quando José Serra, então prefeito…

Read more

Cursos de Difusão Cultural

Posted on

1º Semestre de 2010 As Melhores Canções De Nossa Vida, com Guillermo Heras Atuação E Direção Teatral, com Carlos Celdrán Coral Cênico, com Fábio…

Read more

A Escola

Posted on

Selecionados por meio de processo seletivo, com prova de redação, entrevistas e imersões, 200 aprendizes, dos 1.945 candidatos inscritos, preencheram as vagas oferecidas nos…

Read more

O Início

Posted on

Uma aula magna conduzida por Zé Celso, diretor do Teatro Oficina Uzyna Uzona, realizada na tarde ensolarada de sábado, no dia 20 de fevereiro…

Read more

Um pouco mais

Posted on

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) é uma associação civil sem fins lucrativos ou econômicos, que gere a SP Escola de Teatro….

Read more

Do sonho à realidade

Posted on

“Se eu soubesse que era impossível, não teria feito.” Com a frase de Jean Cocteau, Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, observa…

Read more

Outras conquistas

Posted on

Como parte das celebrações das primeiras turmas que acabam de deixar a Escola para o mercado de trabalho, a Instituição, através da Secretaria do…

Read more

Celeiro de artistas

Posted on

Em seu balanço dos dois anos de curso, Raul Teixeira, coordenador de Sonoplastia, observa que foi um prazer organizar um método de ensino numa…

Read more

Explorando novos territórios

Posted on

Já que intercambio de ideias é uma expressão-chave na SP Escola de Teatro, é importante frisar que, por meio do edital “Ayudas para la…

Read more

Trocas Online

Posted on

Bate-papos online reuniram aprendizes e público em geral em torno de temas diversos. “Pedagogia e Formação Artística”, com o convidado José Simões; “Mímica Corporal…

Read more

A voz da experiência

Posted on

Durante esse período, aprendizes puderam ter acesso ao mundo e a visão particular de personalidades como as atrizes Denise Fraga e Marisa Orth. Denise…

Read more

Difusão Cultural

Posted on

Capitaneados por Lucia Camargo, os Cursos de Difusão Cultural gratuitos, implantados sob os mesmos preceitos pedagógicos e artísticos dos Cursos Regulares, promoveram, nestes dois…

Read more

Saindo do Papel

Posted on

Com atividades iniciadas nos primeiros meses de 2010 e turmas de 25 aprendizes em cada um dos Cursos Regulares, totalizando 200 no ano passado…

Read more

DOIS ANOS DE SP ESCOLA DE TEATRO

Posted on

Um bate-papo entre aprendizes e a atriz Fernanda Montenegro, na tarde de sábado, celebrou início de um seminário que marca o fim do ano…

Read more

Meyerhold: da Rússia para a Roosevelt

Posted on

O ator, diretor e pesquisador teatral Diego Moschkovich tomou para si uma importante e difícil tarefa: a de traduzir, pela primeira vez, diretamente do…

Read more

Territórios Culturais

Posted on

Entre as tantas atividades do ano letivo, um dos pontos altos foram os Territórios Culturais, realizados aos sábados e abertos ao público. A primeira edição…

Read more

Projetos Especiais

Posted on

A SP Escola de Teatro deu início a um novo projeto neste ano: o SP Dramaturgias. Trata-se de um espaço voltado à leitura de…

Read more

Projeto Escola Verde

Posted on

Com a intenção de promover um espaço sustentável, a SP Escola de Teatro criou o Projeto Escola Verde. O principal objetivo da iniciativa, além…

Read more

Projeto Escola Vermelha

Posted on

Ivam Cabral acredita que a Escola tem como princípio primordial expressar a conscientização perante a sociedade e, por isso, topou de cara uma proposta da…

Read more

SP em Números

Posted on

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco em números Cursos Regulares 7 coordenadores; 8 formadores; 17 artistas residentes; 104…

Read more

Exposição Nelson Rodrigues

Posted on

A mostra comemorativa “Nelson Rodrigues: Toda Nudez Será Castigada” ocorreu entre 11 de agosto a 8 de setembro, na Sede Roosevelt. J.C. Serroni, coordenador dos…

Read more

Intercâmbios

Posted on

A SP Escola de Teatro mostrou este ano que é possível romper barreiras continentais e compartilhar conhecimentos, recebendo Ulrika Malmgren e Simon Norrthon, ambos…

Read more

Processo Seletivo

Posted on

No segundo semestre deste ano, foi anunciado o Edital do Processo Seletivo 2013. Para concorrer a uma das novas vagas para os oito Cursos…

Read more

Ocupação da Sede Roosevelt pela Cia. Balagan

Posted on

Em 2008, o jornal Folha de S. Paulo noticiou o aparecimento de dois remanescentes de uma tribo, até então dada como extinta. Os índios…

Read more

Youpix

Posted on

O encontro de pessoas e pixels chamado YouPix Festival foi criado para a chamada cultura de Internet, reunindo jovens no Pavilhão da Bienal, no Parque do…

Read more

Publicações

Posted on

Saíram do forno, este ano, a segunda e a terceira edição de A[L]BERTO, a Revista da SP Escola de Teatro. Preocupada em abrir um…

Read more

Extensão Cultural

Posted on

Além dos seus oito Cursos Regulares, a SP promoveu, este ano, 30 cursos de Extensão Cultural. Todos muito concorridos, entre eles, “Palco Iberoamericano: Teatro…

Read more

Minidrama

Posted on

O projeto surgiu com o objetivo de discutir as novas possibilidades de narrativas dramáticas, em 2010. Os participantes deveriam escrever uma pequena peça de…

Read more

Participação na Satyrianas

Posted on

Este ano foi marcado também pela participação da Escola na “Satyrianas – Uma Saudação à Primavera”, que ocupou a Praça Roosevelt e mais de…

Read more

Outros Projetos

Posted on

Nos meses de março e abril, a Escola criou ações para comemorar a Semana do Teatro, publicando em seu portal uma série de depoimentos,…

Read more

Intenso Até o Fim

Posted on

Na primeira quinzena de dezembro, o projeto Palco Iberoamericano recebeu o diretor e dramaturgo cubano Reinaldo Montero, auxiliado pela atriz e diretora Sahily Moreda,…

Read more

Cabarezim

Posted on

Aos sábados, no intervalo entre as aulas do período matutino e vespertino, os aprendizes de Humor passaram a manter um encontro movido a gargalhadas….

Read more

Diálogos

Posted on

Continuidade do projeto que teve início em 2011, a edição 2012, denominada Diálogos da SP, teve a presença da atriz Lilia Cabral, que se encontrou…

Read more

Abertura da Sede Roosevelt

Posted on

A abertura da Sede Roosevelt foi uma experiência emocionante para todos os envolvidos na criação da Instituição. Especialmente para aquele grupo de fundadores que,…

Read more

As Muitas Faces de uma Escola

Posted on

“O mundo está em crise e o teatro acompanha este momento de difícil transição. Tudo e todos parecem estar desorientados. O realismo foi superado,…

Read more

A Escola em ebulição

Posted on

O projeto artístico-pedagógico da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco relata que o objetivo essencial da Instituição é…

Read more

Acessibilidade

Posted on

Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição, costuma dizer que a acessibilidade está no DNA da SP Escola de Teatro. Depois de um ano inteiro…

Read more

Biblioteca do Corpo

Posted on

O teatro contém em si todas as formas de arte. E a dança, claro, é uma delas. Em 2013, a SP Escola de Teatro…

Read more

Chame a Cacilda

Posted on

Uma rede de cooperação entre artistas das artes do espetáculo. Assim pode ser definido, resumidamente, o site Chame a Cacilda, lançado pela SP Escola…

Read more

Seminário 150 Anos de Stanislavski

Posted on

Há 150 anos, vinha ao mundo aquele que seria um dos maiores nomes do teatro universal: o russo Constantin Stanislavski. A data não poderia…

Read more

“O que é pedagogia do teatro?”

Posted on

Fomentar a discussão sobre pedagogia em teatro sempre foi uma das grandes missões da SP Escola de Teatro. Nada mais propício, então, que reunir…

Read more

Experimentos

Posted on

“Antes de lançarmos a pedra fundamental da SP Escola de Teatro, meio que instintivamente, artesanalmente, já sabíamos que seria preciso instigar nossos aprendizes a…

Read more

Extensão Cultural

Posted on

Uma outra área da SP Escola de Teatro compreende os cursos de Extensão Cultural, gratuitos e implantados sob os mesmos preceitos pedagógicos e artísticos…

Read more

Hemispheric

Posted on

O ano mal havia começado e a SP Escola de Teatro já estava em pleno funcionamento e, melhor, recebendo gente vinda de toda a…

Read more

O Mundo na SP

Posted on

“A SP Escola de Teatro está permanentemente conectada com o que há de mais moderno e inovador no mundo. Se a destruição de fronteiras…

Read more

Programa Kairós

Posted on

Na mitologia grega, Kairós era o deus da oportunidade. Sua representação consistia na imagem de um garoto de cabelo de fogo que passava rápido…

Read more

Apoiando causas e projetos

Posted on

Reconhecer e apoiar causas e projetos fundamentais para a cena cultural brasileira é missão de grande prazer e orgulho para a SP Escola de…

Read more

Palco SP

Posted on

Duas das características que diferem a SP Escola de Teatro da maioria das demais instituições do setor é a vocação de proporcionar o encontro…

Read more

13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade

Posted on

Os primeiros rostos que quem chega à SP Escola de Teatro vê, assim como as primeiras vozes que quem telefone escuta pertencem a algumas…

Read more

Prêmio SP Escola de Teatro e Prêmio Aplauso Brasil

Posted on

A noite de 27 de maio teve um gosto mais que especial para a SP Escola de Teatro. Neste dia, a Sede Roosevelt da…

Read more

Processo Seletivo

Posted on

Uma das atividades mais aguardadas do calendário anual da SP Escola de Teatro é a abertura de vagas para os oito Cursos Regulares oferecidos…

Read more

Projetos Especiais

Posted on

Cursos Regulares, cursos de Extensão Cultural, residências, ocupações, palestras, lançamentos e por aí vai. Tudo isso faz parte do cotidiano da SP Escola de…

Read more

Residência de Fernanda D’Umbra

Posted on

Em um ano repleto de residências artísticas na SP Escola de Teatro, a atriz, diretora e dramaturga Fernanda D’Umbra e sua trupe, a Pantera…

Read more

Sonata fantasma bandeirante

Posted on

Um ciclo de conferências e a criação de dois espetáculos inéditos compunham “Sonata fantasma bandeirante”, projeto proposto pelo dramaturgo e encenador amazonense radicado em…

Read more

Residência de Maria Alice Vergueiro

Posted on

O dia 1º de abril de 2013 ficou marcado na SP Escola de Teatro não por uma grande mentira, e sim por um acontecimento…

Read more

Satyrianas

Posted on

Muitos fogos estourando e um banho de pétalas caindo de cima da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro abriram, oficialmente, a Satyrianas 2013…

Read more

Teatro do Vestido

Posted on

Em março, a trupe portuguesa Teatro do Vestido cruzou o Atlântico com seu projeto “Monstro” e aportou em solo brasileiro. O local escolhido foi…

Read more

SP TransVisão

Posted on

Diversidade: eis uma das palavras que mais combinam com a SP Escola de Teatro, seja ela sexual, racial, religiosa ou de qualquer tipo. Vale…

Read more

SP em números

Posted on

Cursos Regulares 7 coordenadores; 8 formadores; 16 artistas residentes; 116 aprendizes que completaram o ciclo de quatro módulos; 156 artistas convidados; 5.268 horas/aulas com artistas convidados; 20 Territórios Culturais (encontros realizados…

Read more

Publicações e Lançamentos

Posted on

Ao longo do ano, a SP Escola de Teatro viu nascer uma série de publicações, sejam elas livros ou revistas, e sites. Para começar…

Read more

Apresentação

Posted on

Dia 18 de janeiro de 2014, sábado de manhã. Brás, região central de São Paulo: dezenas de estudantes estão reunidos no prédio de número…

Read more

Extensão Cultural

Posted on

Se a SP Escola de Teatro aprofunda e torna cada vez mais abrangentes suas ações, um dos principais responsáveis por isso é o setor…

Read more

Programa Kairós

Posted on

O Programa Kairós é responsável pela efetivação de uma das principais características da SP Escola de Teatro, o seu olhar humanista sobre os sujeitos…

Read more

Acessibilidade

Posted on

“Criar mecanismos de acesso que assegurem, primeiramente, a preservação de identidades e gêneros, sejam eles quais forem.” Eis uma definição resumida, mas precisa, do…

Read more

A ESCOLA DE CASA NOVA

Posted on

Em 2014, além de muitos novos projetos e outros que ganharam continuidade, a SP Escola de Teatro ganhou uma casa nova. Depois de anos…

Read more

Circo

Posted on

No início de agosto, a SP Escola de Teatro começou a trilhar um caminho mais cômico, mais acrobático, mais malabarístico, enfim, mais circense, que…

Read more

Experimentos

Posted on

Experimentar, para a SP Escola de Teatro, significa desbravar territórios desconhecidos até o limite. Se tal caminho for feito de peito aberto, sem medo…

Read more

Difundindo conhecimento

Posted on

A SP Escola de Teatro sempre adotou como missão compartilhar conhecimento e gerar acessos e oportunidades. Para conseguir fazer isso da maneira mais abrangente…

Read more

Publicações e Lançamentos

Posted on

Várias publicações – livros ou revistas – nasceram na SP Escola de Teatro em 2014, sejam elas criadas pela própria Escola ou por profissionais…

Read more

Apoiando projetos

Posted on

Além de idealizar e colocar em prática uma série de ações, a SP Escola de Teatro apoiou e se tornou parceira, em 2014, de…

Read more

Intercâmbios

Posted on

“Com o advento e a expansão da internet, dentre outros fatores socioeconômicos, inseridos na ideia de globalização, as fronteiras geográficas foram destruídas (ou amenizadas,…

Read more

Residências

Posted on

Neste ano, além de aprendizes, formadores e coordenadores, a SP Escola de Teatro foi a casa de muitos artistas. Assim, muitos artistas e grupos…

Read more

SP TRANSVISÃO II

Posted on

Diversidade é uma das ideias mais louvadas pela SP Escola de Teatro desde o início do projeto. É por isso que as vagas de…

Read more

PRÊMIO ACESSIBILIDADE E PRÊMIO SP ESCOLA DE TEATRO

Posted on

A noite de 19 de março foi indiscutivelmente uma das mais especiais deste ano para a SP Escola de Teatro. Afinal, foi nela que…

Read more

Biblioteca do Corpo

Posted on

A Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro esteve lotada na noite de 2 de setembro, graças a uma sessão gratuita de “Erêndira”, espetáculo…

Read more

450 anos de Shakespeare

Posted on

Não é todo dia que se comemora o aniversário de 450 anos de nascimento do maior nome da história da dramaturgia. Por isso, ao…

Read more

Teatro experimental do Negro

Posted on

O lendário Teatro Experimental do Negro (TEN) foi fundado e dirigido pelo político, ativista e ator Abdias do Nascimento, em 1944, no Rio de…

Read more

Encontros sobre performance

Posted on

Não é novidade dizer que a SP Escola de Teatro compromete-se seriamente com a investigação e com o fomento da pesquisa e discussão em…

Read more

Virada Educação e Virada Cultural

Posted on

Paralelamente a suas próprias ações, a SP Escola de Teatro não abre mão de participar de eventos e projetos que levem cultura e educação…

Read more

Act like you mean it

Posted on

O neurologista Thomas Grunwald e o dramaturgo Anton Rey, ambos suiços, apresentaram na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, em agosto, a performance…

Read more

Projeto sem palavras

Posted on

Em novembro, o coletivo performático OuUnPo (Ouvroir d’Univers Potentiels), formado por artistas, curadores e pesquisadores europeus, encerrou o ciclo de pesquisa denominado “Catastrophe &…

Read more

SP Dramaturgias

Posted on

Batizado de SP Dramaturgias, o projeto de leituras dramáticas de textos inéditos de autores contemporâneos promovido pela SP Escola de Teatro completou dois anos…

Read more

Prêmios

Posted on

Em 2014, assim como em anos anteriores, SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco esteve presente, direta ou indiretamente,…

Read more

Convidados Especiais

Posted on

A SP Escola de Teatro se orgulha por poder contar com alguns dos mais conceituados profissionais da área teatral em sua equipe pedagógica. Como…

Read more

Satyrianas 2014

Posted on

A Satyrianas deste ano consolidou novamente sua tradição de superar seus próprios feitos anteriores e crescer a cada edição. Assim, a edição de 2014,…

Read more

Processo Seletivo 2015

Posted on

A cada novo ano, o Processo Seletivo da SP Escola de Teatro desperta mais interesse dos amantes do teatro e, consequentemente, gera grande concorrência…

Read more

SP em números

Posted on

Cursos Regulares 7 coordenadores; 8 formadores; 32 artistas residentes; 103 aprendizes que completaram o ciclo de quatro módulos e 7 intercambistas; 181 artistas convidados; 3.693 horas/aulas com artistas convidados; 25 Territórios…

Read more

Virada Cultural & Virada Educação

Posted on

Assim como no ano passado, em 2015 a SP Escola de Teatro participou da Virada Cultural e da Virada Educação. A ideia é que…

Read more

SP Transvisão III

Posted on

Uma das primeiras atividades da SP Escola de Teatro em 2015 foi em torno de uma das ideias mais louvadas pela Instituição desde seu…

Read more

SP em números

Posted on

Cursos Regulares 7 coordenadores; 8 formadores; 32 artistas residentes; 25 Territórios Culturais (encontros realizados aos sábados e abertos à comunidade); 18 Territórios Culturais Expandidos;…

Read more

SP Dramaturgias

Posted on

Batizado de SP Dramaturgias, o projeto de leituras dramáticas de textos inéditos de autores contemporâneos promovido pela SP Escola de Teatro já passou dos…

Read more

Satyrianas 2015

Posted on

A SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco funcionou a todo vapor durante a 16ª edição do festival Satyrianas,…

Read more

São Paulo é um espetáculo

Posted on

Ciente das necessidades de divulgação da agenda de teatro alternativo em São Paulo, não apenas das peças apresentadas na Instituição, a SP Escola de…

Read more

Residências

Posted on

Diariamente, o teatro se faz na SP Escola de Teatro, onde artistas formam artistas. Mas a Instituição não limita seu olhar apenas para dentro:…

Read more

Publicações e Lançamentos

Posted on

Como no último ano, em 2015 a SP Escola de Teatro foi palco de lançamentos e, além disso, algumas publicações passaram por aqui. Logo…

Read more

Programa Kairós

Posted on

O Programa Kairós é responsável pela efetivação de uma das principais características da SP Escola de Teatro, o seu olhar humanista sobre os sujeitos…

Read more

Processo Seletivo

Posted on

A cada novo ano, o Processo Seletivo da SP Escola de Teatro desperta mais interesse dos amantes do teatro e, consequentemente, gera grande concorrência…

Read more

Prêmios

Posted on

Em termos de reconhecimento, o ano de 2015 foi rico para os colaboradores e aprendizes da SP Escola de Teatro. No primeiro semestre, o…

Read more

Intercâmbios

Posted on

O ano de 2015 foi marcante para o processo de internacionalização da SP Escola de Teatro. Novos projetos se concretizaram e parcerias institucionais já…

Read more

Gênero

Posted on

Além de ter, em seu quadro de funcionários fixos, seis mulheres trans e apoiar eventos da causa LGBTQ, a SP Escola de Teatro discutiu,…

Read more

Extensão Cultural 2015

Posted on

Anualmente, a SP Escola de Teatro atende a 400 aprendizes em seus Cursos Regulares, mas esta não é a única frente da Instituição. Este…

Read more

Experimentos

Posted on

Todos os anos, os aprendizes da SP Escola de Teatro se reúnem em pequenas companhias de teatro e fazem exercícios cênicos, que chamamos de…

Read more

Difundindo Conhecimento

Posted on

Um dos objetivos da SP Escola de Teatro é compartilhar o conhecimento e, assim, gerar acessos e oportunidades. E não é apenas por meio…

Read more

Convidados Especiais

Posted on

A SP Escola de Teatro se orgulha por poder contar com alguns dos mais conceituados profissionais da área teatral em sua equipe pedagógica. Como…

Read more

Cursos regulares

Posted on

A cada semestre, um tema diferente – e sempre em consonância com a realidade que nos cerca – é escolhido para ser desenvolvido pelos…

Read more

Extensão Cultural

Posted on

Os cursos da SP Escola de Teatro não se restringem somente aos aprendizes dos cursos regulares: o departamento de Extensão Cultural é responsável pelos…

Read more

Apresentação

Posted on

O ano de 2017 foi marcado por inúmeros momentos especiais na SP Escola de Teatro. Novos projetos, a formação de novos artistas, a persistência…

Read more

Projetos Internacionais

Posted on

Centro de referência em formação nas Artes Cênicas no Brasil, a SP Escola de Teatro mantém-se também entre os nomes das principais instituições de…

Read more

Programa Kairós

Posted on

O Programa Kairós é o braço social da SP Escola de Teatro, que busca aproximar os aprendizes de sua função de artistas/cidadãos. Entre as…

Read more

Biblioteca e lançamentos

Posted on

Responsáveis por possibilitar a extensão das atividades das salas de aula para o âmbito da pesquisa e estudo teórico, a Biblioteca e o Arquivo…

Read more

Brás

Posted on

Em 2017, a SP Escola de Teatro retomou suas atividades na sede Brás, primeira unidade em que funcionou a instituição, em 2009. Foram dois…

Read more

Eventos

Posted on

Na SP Escola de Teatro, ao longo do ano, passaram importantes eventos sociais e culturais. Entre os dias 24 e 27 de janeiro, a…

Read more

Projetos especiais

Posted on

A vocação de formação da SP Escola de Teatro se estende também à ocupação do espaço com atividades de residências artísticas. Em 2017, a…

Read more

Prêmios

Posted on

O ano começou com um prêmio muito especial: a SP Escola de Teatro foi vencedora do 29º Prêmio Shell de São Paulo na categoria…

Read more

Apresentação 2015

Posted on

Se a SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco ganhou casa nova no último ano, na rua Marquês de…

Read more

Circo 2015

Posted on

Em 2015, a SP Escola de Teatro deu continuidade ao ensino das Artes Circenses, com as quais começou a flertar em 2014. Após promover,…

Read more

Apoiando Projetos 2015

Posted on

Na esfera do Ensino, a Escola deu apoio ao Abraço Cultural, um curso de idiomas ministrado por refugiados de diversos países que vivem em…

Read more

SP Transvisão IV

Posted on

Uma das primeiras atividades da SP Escola de Teatro em 2016 foi em torno de uma das ideias mais louvadas pela Instituição desde seu…

Read more

Shakespeare

Posted on

Se tem uma figura de importância histórica para o teatro mundial, esta figura se chama William Shakespeare. Unanimidade total, o bardo inglês marcou 2016,…

Read more

Satyrianas 2016

Posted on

A SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco funcionou a todo vapor durante a 17ª edição do festival Satyrianas,…

Read more

Residências Artísticas

Posted on

A SP Escola de Teatro se orgulha de ser uma Instituição de artistas que formam artistas. A criatividade e a sensibilidade são características intrínsecas…

Read more

Relações Internacionais

Posted on

Setor que vem se destacando na SP Escola de Teatro, a área de Relações Internacionais seguiu evoluindo no estabelecimento de parcerias e na manutenção…

Read more

Programa Kairós

Posted on

O Programa Kairós é responsável pela efetivação de uma das principais características da SP Escola de Teatro, o seu olhar humanista sobre os sujeitos…

Read more

Processo Seletivo

Posted on

A cada novo ano, o Processo Seletivo da SP Escola de Teatro desperta mais interesse dos amantes do teatro e, consequentemente, gera grande concorrência…

Read more

Prêmios

Posted on

No ano de 2016, a SP Escola de Teatro teve seu trabalho reconhecido por meio da indicações e de vitórias em prêmios relacionados a…

Read more

Extensão Cultural

Posted on

Anualmente, a SP Escola de Teatro atende a 400 aprendizes em seus Cursos Regulares, mas esta não é a única frente da Instituição. Este…

Read more

Experimentos

Posted on

Todos os anos, os aprendizes da SP Escola de Teatro se reúnem em pequenas companhias de teatro e fazem exercícios cênicos, que chamamos de…

Read more

Despedidas

Posted on

Nem só de momentos felizes viveu a SP Escola de Teatro neste ano de 2016. Se, nas redes sociais, as pessoas tanto reclamaram das…

Read more

Convidados Especiais

Posted on

A SP Escola de Teatro se orgulha por poder contar com alguns dos mais conceituados profissionais da área teatral em sua equipe pedagógica. Como…

Read more

Circo

Posted on

Em 2016, a SP Escola de Teatro deu continuidade ao ensino das Artes Circenses, com as quais começou a flertar em 2014. Após promover…

Read more

Biblioteca e Lançamentos

Posted on

Um dos setores da SP Escola de Teatro que tiveram maior crescimento em 2016 foi, sem dúvidas, a biblioteca. Com uma série de ações…

Read more

Apresentação

Posted on

Na astrologia, o ano de 2016 é considerado um ano universal 9. Isso porque é este o resultado que se obtém quando somados os…

Read more