Outras conquistas

Publicado em: 28/02/2018 |

Como parte das celebrações das primeiras turmas que acabam de deixar a Escola para o mercado de trabalho, a Instituição, através da Secretaria do Estado da Cultura, lançou no dia 12/12/2011 a Revista A[l]berto, de periodicidade semestral, intitulada assim para homenagear o ator e critico Alberto Guzik, figura central das artes cênicas nacionais contemporâneas do País e também um dos criadores do projeto pedagógico da Escola. Conforme Ivam, a revista nasce do desejo de ampliar, ainda mais, os espaços de discussão e reflexão acerca das práticas teatrais contemporâneas, artísticas e pedagógicas.

O seminário que marcou o encerramento do ano “Diálogos da SP”, trouxe diversos nomes da cena teatral mundial para a Sede da Escola.

O diretor e pedagogo teatral russo Jurij Alschitz, discutindo “A Arte e a Pedagogia de Jurij Alschitz: as Artes do Palco em Função do Ator”. Aderbal Freire Filho falou sobre “O Teatro Ilimitado”, mediado por Francisco Medeiros. Dia 15 foi a vez do diretor italiano Eugenio Barba ministrar a aula magna “Aprendendo a Aprender”. Para discutir sobre “Desafios Para o Dramaturgo do Século XXI”, o cubano Reinaldo Montero, com mediação de Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção. No último dia dia de encontros, uma aula especial foi preparada para os aprendizes e ministrada pelo músico, compositor, ator e pedagogo Jan Ferslev. “A Presença do Ator/Performer”. À noite, os cantores e atores André Frateschi e Miranda Kassin foram os responsáveis pelo encerramento com show musical.