A Escola / PRêMIOS DA ADAAP

Desde sua inauguração em 2010, a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) coleciona inúmeros prêmios, tanto por seu modelo pedagógico e administrativo, como por seus diversos projetos inovadores e iniciativas de formação e capacitação que são referência no Brasil e no exterior.

Confira abaixo alguns deles:

Top–100 Achievements–2020, na categoria Ciência e Educação

Em 2020, a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) recebeu o prêmio internacional Top–100 Achievements–2020, na categoria Ciência e Educação, por seu projeto pedagógico e administração da SP Escola de Teatro e MT Escola de Teatro. Segundo o Achievements Forum, a Adaap mostrou-se como “uma instituição de ensino líder, demostrando avanços significativos nos padrões de gestão educacional, serviços pedagógicos e eficiência em suas colaborações internacionais”.

 

Selo da Diversidade 2020 da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização social que gere a SP Escola de Teatro, recebeu, em novembro 2020, o “Selo da Diversidade 2020”, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na categoria LGBTI. O título se deve ao projeto “Programa de Empregabilidade de Trans e Travestis” e ao evento anual “SP Transvisão: Semana de Visibilidade Trans”​, ambos desenvolvidos pela Adaap. Lançada em 2013, a iniciativa reúne debates, exposição, filme, teatro e performances.

 

Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, em nome do diretor executivo Ivam Cabral

O diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, venceu em 2019, o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, na categoria Formação e Capacitação. A premiação concedida a Cabral se deve ao trabalho dele à frente da Escola, criada em 2009, que é referência no Brasil e no exterior em formação nas artes do palco.

 

Prêmio Arcanjo de Cultura (2019)

Em 2019, a Adaap foi homenageada na 1ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, pelo desenvolvimento pedagógico inovador e inclusivo da SP Escola de Teatro e da MT Escola de Teatro. Na categoria Especial, foram homenageados 12 nomes reconhecidos por sua importância na área cultural.

 

Menção Honrosa do Prêmio Milton Santos (2018)

Em 2018, a Associação dos Artistas Amigos da Praça recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio Milton Santos pela criação e execução do projeto da SP Escola de Teatro. A Adaap recebeu a Menção Honrosa da Categoria I, que seleciona e homenageia projetos que contribuam para o desenvolvimento social e cultural da cidade de São Paulo. Criado em 2002, o Prêmio Milton Santos também elege projetos que trabalhem com solidariedade social através da ideia de territórios como instâncias políticas (Categoria II).

 

Prêmio Shell de São Paulo, na categoria Inovação (2017)

A SP Escola de Teatro venceu o 29º Prêmio Shell de São Paulo, na categoria Inovação. Para os jurados da premiação, a instituição, ligada à Secretaria da Cultura do Estado São Paulo, se destaca pela formação de profissionais nas áreas técnica e artística, sob uma política pedagógica contemporânea.

 

Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, na categoria Destaque (2013)

Em 2013, a SP Escola de Teatro foi eleita o principal destaque entre os indicados do 1º semestre, em votação do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2013. Concorrendo com outros quatro nomes, a Instituição recebeu 36% dos votos.

 

13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade (2013)

A instituição foi contemplada com o 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, outorgado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), em 2013, pelo “exemplar protagonismo para a promoção dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

 

Prêmio Melhores do Teatro R7 (2012)

Por tudo o que desenvolve e pela relevância de suas ações, em 2012, a SP Escola de Teatro venceu na categoria Destaques do Ano, como uma das cinco melhores instituições de teatro, segundo o blog “Atores & Bastidores”, do crítico e jornalista Miguel Arcanjo Prado, que promoveu uma votação para descobrir quais foram os destaques da cena teatral naquele ano.

 

Indicação ao Prêmio CPT (2012)

Em 2012, a segunda edição da Revista A[L]BERTO, publicação da SP Escola de Teatro, foi indicada ao Prêmio CPT 2012 (Cooperativa Paulista de Teatro), entre outras quatro publicações lançadas no segundo semestre daquele ano.