EN | ES

A Escola / PRêMIOS DA ADAAP

Desde sua inauguração em 2010, a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) coleciona inúmeros prêmios, tanto por seu modelo pedagógico e administrativo, como por seus diversos projetos inovadores e iniciativas de formação e capacitação que são referência no Brasil e no exterior.

Confira abaixo alguns deles:

Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2023 da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização social que gere a SP Escola de Teatro, recebeu, em dezembro de 2023, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC-SP. A instituição recebeu o prêmio na categoria LGBTI. Na cerimônia, a Escola foi lindamente representada pelas colaboradoras Márcia Daylin e Ingrid Oliveira. O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania.

 

Salva de Prata 2023

A Adaap recebeu em 2023 a Salva de Prata, “em reconhecimento ao seu importante papel no ensino das artes cênicas no Brasil”. A Salva de Prata é a maior comenda da Câmara Municipal de São Paulo e foi concedida através de projeto de lei do vereador Xexéu Tripoli. A cerimônia aconteceu no Domo do Instituto Principia – Fundação Instituto de Física Teórica.

 

The Bizz Awards – Worldcob

A SP Escola de Teatro e a Adaap receberam em agosto de 2023, em Lisboa, o Bizz Awards, da Confederação Mundial de Negócios “WorldCob”, organização de Houston que representa mais de 3.500 membros de 150 países.Entre as justificativas elencadas, seu trabalho frente à Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) nos aspectos de “liderança; sistemas de gestão; inovação e criatividade; responsabilidade social corporativa; resultados obtidos”.

 

European Awards for Best Practices

A Adaap recebeu em Bruxelas, na Bélgica, o prêmio European Award for Best Practices 2022, sendo representada por Ivam Cabral, diretor executivo, e Marcio Aquiles, coordenador de Projetos Internacionais, que marcaram presença na cerimônia de premiação. A distinção vem da European Society for Quality Research (ESQR), com sede em Lausanne, na Suíça, uma organização que reconhece e premia empresas e instituições que têm as melhores práticas, que demonstram proeminência organizacional e que motivam seus funcionários a buscar a excelência sustentável.

 

Selo Igualdade Racial (2021/2022/2023)

A Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, recebeu por três anos consecutivos o selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da cidade de São Paulo. O Selo certifica instituições privadas que têm no quadro de profissionais ao menos 20% de pessoas negras em diferentes níveis hierárquicos e funções, podendo considerar inclusive aquelas que possuam vínculo terceirizado. Os eventos aconteceram na Expo Internacional do Dia da Consciência Negra, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Prêmio Especial APCA (2021)

A publicação “Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias”, editada pela ADAAP por meio do selo Lucias, foi contemplada na noite de com o Prêmio APCA 2021, pelo setor de Teatro, na categoria Prêmio Especial. O volume faz um registro histórico com textos de 194 coletivos, além de contar com análises sobre o fenômeno do teatro de grupo escritas por 16 especialistas, dentre os quais historiadores, pesquisadores, críticos de teatro e artistas.

 

Top–100 Achievements–2020, na categoria Ciência e Educação

Em 2020, a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) recebeu o prêmio internacional Top–100 Achievements–2020, na categoria Ciência e Educação, por seu projeto pedagógico e administração da SP Escola de Teatro e MT Escola de Teatro. Segundo o Achievements Forum, a Adaap mostrou-se como “uma instituição de ensino líder, demostrando avanços significativos nos padrões de gestão educacional, serviços pedagógicos e eficiência em suas colaborações internacionais”.

 

Selo da Diversidade 2020 da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização social que gere a SP Escola de Teatro, recebeu, em novembro 2020, o “Selo da Diversidade 2020”, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na categoria LGBTI. O título se deve ao projeto “Programa de Empregabilidade de Trans e Travestis” e ao evento anual “SP Transvisão: Semana de Visibilidade Trans”​, ambos desenvolvidos pela Adaap. Lançada em 2013, a iniciativa reúne debates, exposição, filme, teatro e performances.

 

Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, em nome do diretor executivo Ivam Cabral

O diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, venceu em 2019, o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, na categoria Formação e Capacitação. A premiação concedida a Cabral se deve ao trabalho dele à frente da Escola, criada em 2009, que é referência no Brasil e no exterior em formação nas artes do palco.

 

Prêmio Arcanjo de Cultura (2019)

Em 2019, a Adaap foi homenageada na 1ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, pelo desenvolvimento pedagógico inovador e inclusivo da SP Escola de Teatro e da MT Escola de Teatro. Na categoria Especial, foram homenageados 12 nomes reconhecidos por sua importância na área cultural.

 

Menção Honrosa do Prêmio Milton Santos (2018)

Em 2018, a Associação dos Artistas Amigos da Praça recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio Milton Santos pela criação e execução do projeto da SP Escola de Teatro. A Adaap recebeu a Menção Honrosa da Categoria I, que seleciona e homenageia projetos que contribuam para o desenvolvimento social e cultural da cidade de São Paulo. Criado em 2002, o Prêmio Milton Santos também elege projetos que trabalhem com solidariedade social através da ideia de territórios como instâncias políticas (Categoria II).

 

Prêmio Shell de São Paulo, na categoria Inovação (2017)

A SP Escola de Teatro venceu o 29º Prêmio Shell de São Paulo, na categoria Inovação. Para os jurados da premiação, a instituição, ligada à Secretaria da Cultura do Estado São Paulo, se destaca pela formação de profissionais nas áreas técnica e artística, sob uma política pedagógica contemporânea.

 

Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, na categoria Destaque (2013)

Em 2013, a SP Escola de Teatro foi eleita o principal destaque entre os indicados do 1º semestre, em votação do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2013. Concorrendo com outros quatro nomes, a Instituição recebeu 36% dos votos.

 

13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade (2013)

A instituição foi contemplada com o 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, outorgado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), em 2013, pelo “exemplar protagonismo para a promoção dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

 

Prêmio Melhores do Teatro R7 (2012)

Por tudo o que desenvolve e pela relevância de suas ações, em 2012, a SP Escola de Teatro venceu na categoria Destaques do Ano, como uma das cinco melhores instituições de teatro, segundo o blog “Atores & Bastidores”, do crítico e jornalista Miguel Arcanjo Prado, que promoveu uma votação para descobrir quais foram os destaques da cena teatral naquele ano.

 

Indicação ao Prêmio CPT (2012)

Em 2012, a segunda edição da Revista A[L]BERTO, publicação da SP Escola de Teatro, foi indicada ao Prêmio CPT 2012 (Cooperativa Paulista de Teatro), entre outras quatro publicações lançadas no segundo semestre daquele ano.