Além de funcionar como um espaço de formação nas artes do palco, a SP Escola de Teatro também recebe espetáculos e residências artísticas.
Acesse o espaço da SP Escola de Teatro no Sympla para ver os eventos com ingressos disponíveis no momento.
COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA
Com texto inédito do dramaturgo brasileiro Aimar Labaki, o solo teatral COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA estreia dia 15 de março, sábado, às 20h30, na SP ESCOLA DE TEATRO, Unidade Roosevelt, Sala Antônio Pompêo. O espetáculo aborda a depressão por meio de uma palestra motivacional. Montagem do Teatro Kaus Cia Experimental tem direção de Reginaldo Nascimento e interpretação de Amália Pereira. A produção é da Kaus Produções Artísticas.
Em COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA Lorena, uma palestrante de técnicas de comunicação aplicadas à vida corporativa, reconhecida como mestra na sua área, sofre uma crise nervosa em plena apresentação. As consequências desse evento – e os motivos que a levaram a ele – são a espinha dorsal da estória. Sozinha no palco – com a ajuda apenas de um técnico/ator – a protagonista vive em público momentos de mania, depressão e recuperação.
Sinopse: Lorena, uma palestrante de técnicas de comunicação aplicadas à vida corporativa, reconhecida como mestra na sua área, sofre uma crise nervosa em plena apresentação. As consequências desse evento – e os motivos que a levaram a ele – são a espinha dorsal da estória. Sozinha no palco – com a ajuda apenas de um técnico/ator – a protagonista vive em público momentos de mania, depressão e recuperação.
Ficha técnica
Autor: Aimar Labaki
Direção: Reginaldo Nascimento
Atriz: Amália Pereira
Cenário: Reginaldo Nascimento
Figurinos: Amália Pereira sob orientação de Telumi Hellen
Criação de luz: Denílson Marques
Sonoplastia: Reginaldo Nascimento
Operação de Luz e participação no espetáculo: Carlos Favalli
Operação de Som: Reginaldo Nascimento
Produção executiva: Amália Pereira
Direção de produção: Reginaldo Nascimento
Realização: Teatro Kaus Cia Experimental
Produção: Kaus Produções Artísticas
Serviço
COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA – Estreia dia 15 de março, sábado, às 20h30. Texto: Aimar Labaki. Direção: Reginaldo Nascimento. Com o Teatro Kaus Cia Experimental. Elenco: Amália Pereira. Duração: 80 minutos. Gênero: Humor ácido. Recomendação: 14 anos. Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Sábados, às 20h30. Domingo, às 18h. Até 20 de abril.
SP ESCOLA DE TEATRO – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, São Paulo, SP. Telefone: (11) 3775-8600. Capacidade 60 lugares. Ar-condicionado. O Espaço dispõe de acessibilidade para cadeira de rodas. Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
A COBRADORA
O espetáculo traz ao palco histórias narradas de muitas mulheres, representando desde figuras arquetípicas do universo feminino (como Eva ou Lilith) a figuras representativas do cotidiano urbano, construídas através de histórias orais de cobradoras de ônibus. A trabalhadora das catracas, que cobra o seu espaço numa sociedade patriarcal. Essa personagem cobra de si e do mundo os múltiplos desejos-sonhos que lhe foram roubados. Em cena, a mulher cobradora – a trabalhadora, mas também a insubmissa, que cobra seu direito pela dignidade, igualdade e justiça. Quais os espaços que a mulher pode ocupar? Quais os espaços que a Zózima Trupe pode com seu ônibus transformar? O espetáculo, que desta vez não acontece dentro de um ônibus urbano, vem também reivindicar novos espaços, através de um profundo e corajoso deslocamento tanto da figura feminina como da própria pesquisa da Trupe.
Ficha Técnica
Atriz criadora_Maria Alencar
Encenação_ Anderson Maurício
Dramaturgia_ Cláudia Barral
Vídeo mapping_ Leonardo Souzza
Preparação corporal e movimento_ Natalia Yukie
Preparação Vocal_ Marilene Grama
Trilha sonora original_ Rodrigo Florentino
Iluminação_ Tomate Saraiva, Otávio Rodrigues e Junior Docini
Operadora de luz_ Junior Docini
Operadora de som_ Pero Manzé
Cenografia_ Anderson Maurício e Nathalia Campos
Construtor Cênico_ Alício Silva
Figurino_ Tatiana Nunes Muniz
Adereços cenográficos_ Nathalia Campos
Conteúdo de vídeo_ Leonardo Souzza
Orientação de vídeo mapping_ Ana Beraldo e Ihon Yadoya
Produção geral_ Tatiane Lustoza
Assistente de produção_ Iara Nazario, Samyra Keller, Kauã Ferreira e Maytê Costa
Fotografia_ Leonardo Souzza
Serviço
“A CobraDORa”
Cia Teatral: Zózima Trupe
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: 13 e 20/03, quinta-feira, às 20h30
Ingressos: Gratuito
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 65 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]
Estilhaçando a linearidade de Chronos, em um palco-encruzilhada, o tempo se framenta em relatos costurados por Exu Narrador, expondo epidemias sociais, morais e a busca por identidade de personagens que tal qual Exu estão marginalizados. A cada 23 minutos, suas histórias emergem, clamando por reconhecimento e justiça.
De 1983 ao AGORA, a peça ecoa vozes silenciadas, em episódios que buscam uma boca para se recontar e interditar o fim, desinterditando recomeços. Através de uma linguagem poética e carregada de simbolismo “Vinte e Três” é um convite à reflexão sobre racismo, desigualdade e o poder da palavra para amplificar vozes para construir novos futuros.
Ficha técnica
Produção Executiva e de Campo: Danilo Stavale
Serviço
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: De 13/3 a 30/3 – quinta, sextas e sábados, às 20h30, e domingos às 18h
Ingressos: GRATUITO
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Gênero: Teatro de Relatos
Classificação: 12 anos
VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]
Nos dias 15 e 22 de março e no dia 12 de abril, a unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe ensaios abertos e conversa com os atores da peça “Entre Irmãos”.
A atividade é gratuita. Os ingressos estão disponíveis na Sympla da SP Escola de Teatro.
A peça “Entre Irmãos”, que estreia em 16 de abril no Teatro FAAP, marca o reencontro de dois irmãos após 25 anos sem se falar, um momento carregado de tensões e emoções, que mistura comédia e drama. Estrelando Fernando Pavão e Otávio Martins, a produção é uma celebração do talento e da amizade entre os três principais envolvidos – os atores e o diretor Marcos Damigo – que comemoram seus 30 anos de carreira neste projeto.
A história gira em torno desse reencontro no velório do pai, onde um dos irmãos, o mais velho, foi obrigado a sacrificar suas próprias ambições para cuidar da família, enquanto o irmão mais novo se tornou um premiado fotojornalista e desbravou o mundo. O encontro, porém, está longe de ser caloroso. Carregado de mágoas, acusações e ressentimentos, o que parecia uma simples reunião de família revela-se uma verdadeira montanha-russa emocional, com revelações do passado que mudam as perspectivas dos dois.
O texto, escrito por Otávio Martins, aborda temas universais das relações familiares, como o confronto entre diferentes escolhas de vida e as complexas dinâmicas entre irmãos que tiveram a mesma criação, mas cujas personalidades entraram em rota de conflito.