Além de funcionar como um espaço de formação nas artes do palco, a SP Escola de Teatro também recebe espetáculos e residências artísticas.
Acesse o espaço da SP Escola de Teatro no Sympla para ver os eventos com ingressos disponíveis no momento.
COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA
Com texto inédito do dramaturgo brasileiro Aimar Labaki, o solo teatral COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA estreia dia 15 de março, sábado, às 20h30, na SP ESCOLA DE TEATRO, Unidade Roosevelt, Sala Antônio Pompêo. O espetáculo aborda a depressão por meio de uma palestra motivacional. Montagem do Teatro Kaus Cia Experimental tem direção de Reginaldo Nascimento e interpretação de Amália Pereira. A produção é da Kaus Produções Artísticas.
Em COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA Lorena, uma palestrante de técnicas de comunicação aplicadas à vida corporativa, reconhecida como mestra na sua área, sofre uma crise nervosa em plena apresentação. As consequências desse evento – e os motivos que a levaram a ele – são a espinha dorsal da estória. Sozinha no palco – com a ajuda apenas de um técnico/ator – a protagonista vive em público momentos de mania, depressão e recuperação.
Sinopse: Lorena, uma palestrante de técnicas de comunicação aplicadas à vida corporativa, reconhecida como mestra na sua área, sofre uma crise nervosa em plena apresentação. As consequências desse evento – e os motivos que a levaram a ele – são a espinha dorsal da estória. Sozinha no palco – com a ajuda apenas de um técnico/ator – a protagonista vive em público momentos de mania, depressão e recuperação.
Ficha técnica
Autor: Aimar Labaki
Direção: Reginaldo Nascimento
Atriz: Amália Pereira
Cenário: Reginaldo Nascimento
Figurinos: Amália Pereira sob orientação de Telumi Hellen
Criação de luz: Denílson Marques
Sonoplastia: Reginaldo Nascimento
Operação de Luz e participação no espetáculo: Carlos Favalli
Operação de Som: Reginaldo Nascimento
Produção executiva: Amália Pereira
Direção de produção: Reginaldo Nascimento
Realização: Teatro Kaus Cia Experimental
Produção: Kaus Produções Artísticas
Serviço
COMO EXPRESSAR UMA DOR: TEORIA E PRÁTICA – Estreia dia 15 de março, sábado, às 20h30. Texto: Aimar Labaki. Direção: Reginaldo Nascimento. Com o Teatro Kaus Cia Experimental. Elenco: Amália Pereira. Duração: 80 minutos. Gênero: Humor ácido. Recomendação: 14 anos. Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Sábados, às 20h30. Domingo, às 18h. Até 20 de abril.
SP ESCOLA DE TEATRO – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, São Paulo, SP. Telefone: (11) 3775-8600. Capacidade 60 lugares. Ar-condicionado. O Espaço dispõe de acessibilidade para cadeira de rodas. Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
REZA COTIDIANO
Forjado no encontro do ancestral-contemporâneo-tecnológico, “REZA COTIDIANO” é um projeto que flerta e se alimenta de diversas linguagens, como o teatro de despacho, teatro de relatos, teatro ritual e teatro hip-hop, que consideramos, para além de todos esses elementos, um teatro negro.
Buscamos sanar as feridas causadas pelo racismo diário em nossas corporeidades e também pelo racismo estrutural em nosso Okan (alma), regidos por Obaluaiê, Orixá da cura que se manifesta através do signo da rádio. Este elemento foi escolhido para ser símbolo de comunicação e de possibilidades, seja através do dimmer de frequência ou de um toca-discos da estação de rádio, subvertemos as situações cotidianas para curá-las.
Em nossas estruturas, carregamos também a fundição de itãs (relatos míticos da cultura iorubá) com as vivências pretas e periféricas diárias, entendendo que nossas tecnologias de sobrevivência, além de ancestrais, são também eternas e se atualizam, de novo, de novo e de novo, através do tempo, fazendo da nossa sabedoria uma afiada arma de guerra. “REZA COTIDIANO” é um potente manifesto sobre a juventude negra e intelectual artística, mas, para além disso, é cura, afeto e acolhimento do povo preto.
Sinopse: “Por intermédio de uma rádio, Obaluaiê atravessa diversas cenas da vida diária, tornando -se capaz de curar o tempo, uma vez que pode avançar ou retroceder cada vez que gira o seu toca disco. As personagens são orixás em ações cotidianas que enfrentam desafios e dilemas humanos. Jovens Pretes fazendo as pazes com os ponteiros e descobrindo a espiritualidade como uma tecnologia de sobrevivência e permanência.”
Ficha técnica
Direção: Luz Ribeiro & Tiago Calixto
Dramaturgia e dramaturgismo: Luz Ribeiro
Iluminação: Laysla Loyse / Tiago Calixto
Cenografia e figurino: Aline Tavares, Luna Costa e Mariana Nascimento
Sonoplastia: Joseph Rodriguez DJ e Raul Vicente
Direção de movimento : Matheus Góis
Preparação vocal: Silvia Lys
Elenco: Bruna Tovian, César Divino, Luciane Barros, Mollis, Maurício Sasí, Silvia Lys, Oyaci e Umamba
Serviço
Espetáculo: REZA COTIDIANO
Cia Teatral: Coletivo Negrur4
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: De 05 de abril a 11 de maio – Sábados às 20:30 Domingos às 18h
Ingressos: R$ 30,00 inteira, R$ 15,00 meia
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 55 minutos
Gênero: Teatro Épico
Classificação: 14 anos
VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]
Estilhaçando a linearidade de Chronos, em um palco-encruzilhada, o tempo se framenta em relatos costurados por Exu Narrador, expondo epidemias sociais, morais e a busca por identidade de personagens que tal qual Exu estão marginalizados. A cada 23 minutos, suas histórias emergem, clamando por reconhecimento e justiça.
De 1983 ao AGORA, a peça ecoa vozes silenciadas, em episódios que buscam uma boca para se recontar e interditar o fim, desinterditando recomeços. Através de uma linguagem poética e carregada de simbolismo “Vinte e Três” é um convite à reflexão sobre racismo, desigualdade e o poder da palavra para amplificar vozes para construir novos futuros.
Ficha técnica
Produção Executiva e de Campo: Danilo Stavale
Serviço
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: De 13/3 a 30/3 – quinta, sextas e sábados, às 20h30, e domingos às 18h
Ingressos: GRATUITO
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Gênero: Teatro de Relatos
Classificação: 12 anos
VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]
Nos dias 15 e 22 de março e no dia 12 de abril, a unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe ensaios abertos e conversa com os atores da peça “Entre Irmãos”.
A atividade é gratuita. Os ingressos estão disponíveis na Sympla da SP Escola de Teatro.
A peça “Entre Irmãos”, que estreia em 16 de abril no Teatro FAAP, marca o reencontro de dois irmãos após 25 anos sem se falar, um momento carregado de tensões e emoções, que mistura comédia e drama. Estrelando Fernando Pavão e Otávio Martins, a produção é uma celebração do talento e da amizade entre os três principais envolvidos – os atores e o diretor Marcos Damigo – que comemoram seus 30 anos de carreira neste projeto.
A história gira em torno desse reencontro no velório do pai, onde um dos irmãos, o mais velho, foi obrigado a sacrificar suas próprias ambições para cuidar da família, enquanto o irmão mais novo se tornou um premiado fotojornalista e desbravou o mundo. O encontro, porém, está longe de ser caloroso. Carregado de mágoas, acusações e ressentimentos, o que parecia uma simples reunião de família revela-se uma verdadeira montanha-russa emocional, com revelações do passado que mudam as perspectivas dos dois.
O texto, escrito por Otávio Martins, aborda temas universais das relações familiares, como o confronto entre diferentes escolhas de vida e as complexas dinâmicas entre irmãos que tiveram a mesma criação, mas cujas personalidades entraram em rota de conflito.