Projetos Especiais

Publicado em: 28/02/2018 |

A SP Escola de Teatro deu início a um novo projeto neste ano: o SP Dramaturgias. Trata-se de um espaço voltado à leitura de textos dramáticos inéditos. As leituras são realizadas por aprendizes e formadores da Escola. A seleção dos textos se pauta em critérios artísticos (textos inéditos, que dialoguem com questões da contemporaneidade, quer na forma, quer no conteúdo) e pedagógicos (a partir de demandas e questões oriundas do trabalho desenvolvido entre formadores e aprendizes na Escola).

Os encontros acontecem quinzenalmente, sempre às terças-feiras, na Sede Roosevelt. São abertos ao público e têm entrada gratuita. “A ideia é desenvolver um trabalho em que a relação aprendiz/formador seja feita da forma mais horizontal possível”, conta Jucca Rodrigues, artista convidado de Dramaturgia.

“Três”, texto de Camila Damasceno, aprendiz de Dramaturgia, do Módulo Azul, foi o primeiro a ser lido. Participaram desta leitura as aprendizes de Atuação Renata Konsso e Marina Santos, o aprendiz de Humor Luciano Tito e os aprendizes de Sonoplastia David Sousa e Luana Hansen. Em cena, três personagens que vivem um triângulo amoroso entram em conflito quando um dos vértices dessa relação se rompe. O quadro “Os Amantes” (1928), de René Magritte, inspirou a criação.
O texto “O Clube”, do aprendiz de Dramaturgia Afonso Júnior Ferreira de Lima, foi outro destaque. Criado em três atos quase independentes, unidos pelo fio temático de organizações anônimas subversivas que executam planos de vingança contra seus repressores, foi interpretado por Nilton Melo e Sandra Vilchez, de Atuação, André Mendes, Fabíola Nabbout, Marcela Pupatto e Cristiano Carvalho, de Humor, e Guilherme Nordi Colósio, de Sonoplastia.