Prêmios e Realizações

Publicado em: 17/12/2021 |

Durante esses 11 anos de atuação, a SP Escola de Teatro tem objetivado trazer a diversidade étnica, racial e sexual, não somente como pauta constante nos eventos promovidos pela escola, mas também na prática. Em 2021, a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização social que administra a SP Escola de Teatro, recebeu o Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O Selo certifica instituições privadas que têm no quadro de profissionais ao menos 20% de pessoas negras em diferentes níveis hierárquicos e funções. Ivam Cabral, diretor executivo da escola, comemora a titulação e a enxerga como um marco que estimula a sociedade na construção de uma realidade mais igualitária.

Dentre as realizações de projetos internacionais destaca-se o Alexandria Nova. Desde setembro de 2020, estudantes do curso técnico de direção estão participando de sessões chamadas “Alexandria Mondays”, constituídas por aulas e seminários com professores e alunos de oito países europeus. A SP  é a única instituição não europeia a participar do projeto; sob coordenação da Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch ocorrem simpósios, aulas virtuais e até a produção de um livro sobre encenação.

Em projetos especiais, os destaques foram a 1ª edição da Semana Ismael Ivo- Web Seminário de Dança, evento que reuniu importantes nomes da dança em conversas sobre a arte e suas reverberações e influência, assim como toda a programação que celebra o centenário da Semana de 22, como a exposição Universo Pagu, em exibição na Sede Brás da SP, e os projetos Leituras Modernistas e Residências Modernistas.

Além disso, a escola também promoveu inúmeros cursos de extensão de curta duração,  de todas as áreas do teatro e de outras esferas artísticas, como circo, quadrinhos, dança, moda, produção e até de gestão e história. Em uma pesquisa de satisfação empreendida pelo Programa Kairós o índice de satisfação chegou a 100% entre os participantes dos cursos.  Dentro dos cursos promovidos no segundo semestre destacam-se o de Manipulação e Criação do Bambolê, com Pipa Luke, e Laboratório de criação circense para artistas LGBTQIA+, o que marca uma das inciativas da escola de fomento à arte performática e circense.

Integrantes do Conselho da Adaap (Associação dos Artistas Amigos da praça), que gere a instituição, conquistaram importantes prêmios em 2021. Eles foram agraciados na 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo, promovido pelo governador de São Paulo, João Dória, e o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. Maria Adelaide Amaral, integrante do Conselho da Adaap, escritora, dramaturga e novelista, foi agraciada com a Medalha Mário de Andrade, e Danilo Santos de Miranda, também integrante do Conselho da Adaap e diretor geral do Sesc São Paulo, recebeu o prêmio em Formação e Capacitação em Arte e Cultura, pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Eduardo Saron, integrante do conselho da Adaap, foi indicado na categoria Inovação e Tecnologia em Arte e Cultura, pelo conjunto de atividades do Itaú Cultural.

Entre os coordenadores, Miguel Arcanjo Prado, coordenador de extensão cultural e projetos especiais, venceu o 15º Prêmio África Brasil na categoria Jornalismo. Organizado pelo Centro Cultural Africano, sob direção do rei nigeriano Kábíyèsí Ọba Adekunlé Aderonmu, a premiação condecorou oito personalidades que contribuem para a valorização das relações entre África e Brasil e dos afrodescendentes.

Esse ano a comunicação da escola também foi fundamental e atuante, tendo sido indicada na categoria Escola de Teatro ao Prêmio Destaques da Comunicação da plataforma Teatro Já.