Biblioteca e Lançamentos

Publicado em: 25/09/2017 |

Um dos setores da SP Escola de Teatro que tiveram maior crescimento em 2016 foi, sem dúvidas, a biblioteca. Com uma série de ações que tiveram bom efeito, o espaço mostrou que não se restringe a um estoque de livros, mas possibilita trocas e reflexões entre os aprendizes e a comunidade.

Entre as iniciativas, uma teve amplo destaque: o Projeto SP Livros. Simples, a ideia consistia em deixar carrinhos-de-mão com livros espalhados pelo centro de São Paulo. Os passantes poderiam pegar os livros e levar para casa, sendo incentivados a doar outros volumes para a biblioteca.

A divulgação do projeto no portal da Escola teve grande repercussão, o que deu pistas de como a iniciativa seria recebida. Em poucos minutos, os livros já tinham se esgotado. O sucesso deu pano pra manga, e o SP Livros teve outras edições ao longo do ano.

Além disso, a biblioteca despontou em uma intensa programação de lançamentos de livros, sempre acompanhados de palestra com autores e um período dedicado à venda de volumes e autógrafos.

Desta programação, destacam-se o evento que uniu os lançamentos de “Pessoas Sublimes”, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, e  “Monólogos de um Reacionário”, de Marcio Aquiles. O acadêmico de Artes Cênicas Edélcio Mostaço também falou, na Escola, sobre seu livro “Soma e Sub-tração: Territorialidades e Recepção Teatral”.

Outros grandes nomes passaram por nossa sede na praça Roosevelt, como Elena Vássina, Aimar Labaki, Ingrid Koudela e José Simões. E tivemos até uma visita internacional! A inglesa Julia Varley, da companhia dinamarquesa Odin Teatret, falou sobre seu livro “Uma Atriz e suas Personagens”.