EN | ES

“O que é pedagogia do teatro?”

Publicado em: 28/02/2018 |

Fomentar a discussão sobre pedagogia em teatro sempre foi uma das grandes missões da SP Escola de Teatro. Nada mais propício, então, que reunir conceituados teóricos, professores e artistas em um ciclo de palestras visando compartilhar conhecimentos com o público interessado em uma área ainda pouco explorada.

Com esses pressupostos, a Escola criou, em abril, o colóquio “O que é pedagogia do teatro?”. Com curadoria da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP, o colóquio foi organizado em 13 mesas de discussão, com a intenção de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro e enfocando a área tanto no âmbito teórico como prático.

Cada mesa tratou de um tema específico, com participação de um ou mais convidados especialistas no assunto. “Incorporamos na proposta do colóquio temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros pretendem se caracterizar como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observou Ingrid.

Os encontros, que aconteceram até outubro, abarcaram temas como “Linguagens da arte”, “A pedagogia no teatro de grupo” e “Publicações em pedagogia do teatro”. Nas mesas, alguns dos nomes mais importantes da cena teatral brasileira, como Jacó Guinsburg, Maria Thais, Maria Lúcia Pupo e Fernando Neves, entre outros, e até um estrangeiro, o alemão Florian Vassen.

“O título do evento não tem uma interrogação à toa. A intenção aqui não é responder à questão, mas levantar outras tantas. Um megaevento, no sentido qualitativo de se pensar o modo como, atualmente, as artes do palco são transmitidas às novas gerações”, afirmou Ivam Cabral na abertura do colóquio.