EN | ES

Projetos Internacionais / PARCERIAS

PRINCIPAIS PARCERIAS

SUÉCIA
Stockholm University of the Arts (SKH)
https://www.uniarts.se/english

Desde 2014, foram realizados 34 intercâmbios de estudantes entre a SP Escola de Teatro e a universidade sueca. Entre os inúmeros projetos pedagógicos desenvolvidos, incluem-se semestres frequentados nos departamentos de teatro e de cinema de Estocolmo e um workshop com Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil, na Ilha de Fårö, onde Ingmar Bergman realizou vários de seus filmes. Durante esse período, houve também dezenas de intercâmbios de professores em São Paulo e Estocolmo.

SUÍÇA
Zurich University of the Arts (ZHdK)
https://www.zhdk.ch/en/

A colaboração da SP Escola de Teatro com a universidade suíça realizou, até hoje, o intercâmbio de 13 estudantes e diversos professores. Entre várias ações desenvolvidas em parceria, destacam-se aulas por meio de teatro telemático, envolvendo São Paulo e Zurique em 2019, e, em 2021, num projeto ainda mais ousado que envolveu múltiplas tecnologias, plataformas e três continentes, duas semanas de aulas conjuntas e ao vivo entre SP Escola de Teatro, Zurich University of the Arts e LASALLE College of the Arts (Singapura).

FINLÂNDIA
University of the Arts Helsinki
https://www.uniarts.fi/en/

A principal via de cooperação entre as instituições se dá por meio da pesquisa, que é complementada por meio de intercâmbios discentes e docentes. Em 2018, Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles publicaram um artigo sobre o sistema pedagógico da ADAAP no livro Critical Articulations of Hope from the Margins of Arts Education: International Perspectives and Practices, editado pela prestigiada Routledge sob coordenação das professoras Eeva Anttila (University of the Arts Helsinki) e Anniina Suominen (Aalto University School of Arts, Design and Architecture).

CABO VERDE
Associação Artística e Cultural Mindelact
https://www.mindelact.org/

A SP Escola de Teatro recebeu dois estudantes em 2014, por um semestre completo, do país africano. Ambos se tornaram artistas de reconhecimento em Cabo Verde. Por sua vez, um estudante de sonoplastia realizou intercâmbio na Ilha de Mindelo, onde empreendeu pesquisa pedagógica e artística sobre paisagens sonoras e música popular cabo-verdiana.

CUBA
La Universidad de las Artes
http://www.isa.cult.cu

Dois estudantes do então Instituto Superior de Arte frequentaram, por um semestre e intermédio do programa de intercâmbio, os cursos regulares de direção e de dramaturgia da SP Escola de Teatro.

BOLÍVIA
Escuela Nacional de Teatro
http://www.escuelateatro.com.bo

Além de intercâmbios de estudantes, ambas as escolas já organizaram inúmeros seminários internacionais em conjunto, tanto em São Paulo quanto em Santa Cruz de La Sierra.

PORTUGAL
Escola Superior Artística do Porto (ESAP)
http://www.esap.pt

A colaboração entre ambas as escolas já envolveu intercâmbio de estudantes, residências artísticas que culminaram em espetáculos encenados no Brasil e em Portugal, colóquios internacionais, pesquisas e publicações, como o livro “Arte inclusiva? Quem inclui quem?”, que tem Ivam Cabral como um dos editores e traz, ainda, artigos de vários profissionais da ADAAP, como Joaquim Gama e Elen Londero.

ALEMANHA
Folkwang University of the Arts
https://www.folkwang-uni.de/en/home/

Em 2017, sob coordenação da universidade alemã, quatro estudantes da SP Escola de Teatro participaram de uma montagem de Lisístrata na cidade de Pafos, naquele ano uma das capitais europeias da cultura. O espetáculo foi encenado em um sítio arqueológico ao lado da Pedra de Afrodite com a participação também de musicistas alemãs e atrizes nigerianas e cipriotas.

INGLATERRA
Guildhall School of Music and Drama
https://www.gsmd.ac.uk

A escola inglesa, além de receber professores e estudantes, também foi responsável por cursos de extensão ministrados na SP Escola de Teatro e pela doação de livros ainda não editados no Brasil para a biblioteca.

COLÔMBIA
Ministério da Cultura

Por meio de um acordo de colaboração com o Ministério da Cultura da Colômbia, a SP Escola de Teatro recebeu para residências dois artistas colombianos e enviou dois estudantes para intercâmbio na Universidade Distrital Francisco José de Caldas, em Bogotá.

POLÔNIA
Teatr Fredry
https://teatr.gniezno.pl/en/

Dois estudantes da SP Escola de Teatro fizeram residência artística no teatro de Gniezno, em 2014, onde coordenaram a encenação do espetáculo A confissão de um Masoquista. A montagem recebeu dois prêmios e foi aclamada por público e crítica na Polônia. Em 2016, a peça foi reapresentada, com elenco original, em São Paulo.

REPÚBLICA TCHECA
Quadrienal de Praga
https://pqbrasil.org

A SP Escola de Teatro participou com estudantes, formadores e coordenadores de três edições deste relevante encontro mundial para a cenografia e arquitetura.

ÁUSTRIA
ImPulsTanz Festival
https://www.impulstanz.com/en/

O projeto Biblioteca do Corpo, idealizado pelo coreógrafo Ismael Ivo e realizado em uma parceria entre a SP Escola de Teatro, o Sesc e o festival de dança de Viena envolveu atividades artísticas, pedagógicas e o intercâmbio de jovens bailarinos para a Áustria.