A ESCOLA DE CASA NOVA

Publicado em: 27/02/2018 |

Em 2014, além de muitos novos projetos e outros que ganharam continuidade, a SP Escola de Teatro ganhou uma casa nova. Depois de anos escrevendo uma bela história no Brás, em agosto a Instituição se mudou para mais perto de suas outras sedes, Roosevelt (Praça Roosevelt) e Ateliê (na Rua Rego Freitas), ambas na região da Consolação, zona central da cidade de São Paulo.

O novo território a ser explorado e transformado pela Escola fica na Rua Marquês de Itu, número 273/285. A nova sede recebeu, no dia 23 de agosto, os aprendizes para a primeira aula nas novas salas, e desde então já sediou uma série de atividades, como cursos de Extensão Cultural, aulas de circo, Experimentos e espetáculos.

“Como sempre procuramos fazer, a escolha do local levou em consideração fatores que vão muito além dos habituais – preço, localização estratégica, etc. Como eternos aprendizes de Milton Santos, entendemos que território é muito mais que uma mera superposição de um conjunto de sistemas naturais. A população e sua cultura e história, o chão sobre o qual se pisa e a realidade social conferem ao espaço uma identidade única e singular: território é, ao mesmo tempo, base, residência e espaço de troca”, escreveu Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição, em uma de suas colunas.

Segundo ele, a chama de utilizar a arte como ferramenta de transformação social está cada vez mais acesa. “Que a inauguração de nossa nova sede possa trazer luzes e esperança para este território histórico e importante para a cidade. Que seja mais um espaço fértil, de onde possam nascer não apenas bons profissionais, mas laços e parcerias de uma rede de solidariedade verdadeira e forte!”, desejou.