Intenso Até o Fim

Publicado em: 28/02/2018 |

Na primeira quinzena de dezembro, o projeto Palco Iberoamericano recebeu o diretor e dramaturgo cubano Reinaldo Montero, auxiliado pela atriz e diretora Sahily Moreda, para um curso destinado àqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades em dramaturgia e queiram escrever para o teatro. Neste mesmo projeto ainda houve a participação de Augusto Omolú, mestres da International School of Theatre Anthropology e ator do Odin Teatret, que ministrou o curso “A Dramaturgia da Dança dos Orixás”; Marcos Malaviadramaturgonovelista e diretor de teatro boliviano que apresentou o workshop “Introdução à Biodinâmica”; e Jorge Louraço Figueira, importante dramaturgo português, que ministrou a “Oficina de Escrita na Cidade”.

Os dias finais de 2012 continuaram marcados por intensa atividade na SP Escola de Teatro, houve o lançamento da nova edição do livro “A Arte Secreta do Ator – Um Dicionário de Antropologia Teatral”, de Eugenio Barba (fundador do Odin Teatret, em 1964, em Oslo) e Nicola Savarese  (escritor e pesquisador, além de membro do staff científico da International School of Theatre Anthropology, fundada em 1979 por Barba).

Lançada originalmente em 1983, a obra já foi traduzida para mais de 20 idiomas e é fundamental para a biblioteca de quem estuda e faz teatro. A publicação finalmente volta ao mercado nacional, com edição revista e ampliada. Seu lançamento ocorreu no dia 7 de dezembro, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, e contou com a presença dos autores, que conversaram com o público sobre a obra.

A mediação do encontro foi feita pela diretora de teatro brasileira Cibele Forjaz, e ainda contou coma participação de Edson Filho, presidente e editor-chefe da É Realizações, e da tradutora e pesquisadora Patrícia Furtado de Mendonça.

“O livro ‘A Arte Secreta do Ator’ é de importância ímpar. Daí a relevância de seu lançamento, especialmente para aqueles que querem se dedicar ao ofício e à pesquisa teatral”, diz Ivam Cabral, sobre o evento realizado em parceria com a Palipalan Arte e Cultura.