Trajetória 2022 – desafios e superação

Publicado em: 20/12/2022 |

O itinerário da SP Escola de Teatro em 2022 foi essencial para concretizar a correlação do digital no presencial. Se pudermos escolher uma única palavra para representar esse ano que passou, por mais difícil que fosse, escolheríamos receptividade. A SP não só recebeu e acolheu todas as soluções que foram criadas para a sobrevivência da arte nos dois últimos anos, como as deixou permanecer nos aprendizados e nas criações.

Ao longo do ano, fomos suscetíveis para receber novas impressões, sejam elas do meio artístico e do meio social, e reagimos em todos os momentos, desde quando fomos estimulados até quando encontramos vários desafios, mas sempre com boa disposição para aprender novos caminhos de se fazer arte e compreensíveis em atender o que o tempo nos pedia e nos oferecia.

Com a receptividade de nossas sedes, por mais um ano foi possível dar continuidade às aulas do curso técnico, além de lançar novos cursos de curta duração, eventos formativos e muitas ações culturais, com um número animador e surpreendente de participantes.

Assim, em 2022, fizemos história, foram mais de 277 mil visualizações no site da escola, 35 mil visualizações de vídeos no Youtube, 150 bolsas auxílio concedidas aos estudantes do curso técnico, mais de 9 mil horas- aula ministradas, mais de 1.325 estudantes participaram do curso técnico e de cursos e oficinas de Extensão Cultural e Extensão Circense, 17 mil atendimentos nas ações virtuais do período, tais como Territórios Culturais, eventos formativos online e mesas de discussão e a satisfação com os atendimentos pedagógicos foi de cerca de 97,5%.

Todo esse triunfo mostra que a instituição continua sendo um agente de mudança social, trazendo esperança para o meio cultural. No entanto, esse trabalho não poderia ter sido realizado se não fosse a grande união e parceria entre a equipe pedagógica, estudantes, colaboradores e parceiros, que muito ajudaram a construir mais um ano de sucesso nesta incrível trajetória.

A SP tem sido um espaço de reinvenção e reelaboração da forma de estudar, ensinar e se relacionar com o outro. Agora, se concretizando nos dois espaços, tanto no digital quanto nas experiências presenciais. Após os dois últimos anos instáveis, o foco da Escola é reaprender a se conectar em coletivo, colocando na porta de entrada a receptividade das reflexões, aprendizados e novas maneiras de pensar a arte performática e teatral.