EN | ES

PERGUNTAS FREQUENTES



A SP Escola de Teatro oferece oito cursos regulares nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Todos os cursos são gratuitos e têm duração de dois anos. São divididos em quatro módulos (verde, amarelo, azul e vermelho) com aulas ministradas nas sedes Brás e Roosevelt, no período matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo. São oferecidas 25 vagas para todos os cursos – exceto para Direção, que são 20 vagas. O Processo Seletivo é semestral e consiste em prova de redação, prova de múltipla escolha e provas de aptidão específicas para cada área.

Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos (ou completados até a data da matrícula) e ensino médio completo. Anualmente, nosso site indica o cronograma do Processo Seletivo. Excetuando-se o curso de Direção, para o qual é necessário comprovar experiência teatral, não há outros requisitos para os demais.

O curso é livre, ou seja, não está vinculado às normatizações do Ministério da Educação. Porém, sua carga horária e as proposições pedagógicas e artísticas seguem as configurações de cursos técnicos.

Ao concluir as 1.920 horas previstas para o curso escolhido, o aprendiz receberá um certificado de conclusão de curso, juntamente com o histórico escolar, contendo todas as ações artísticas e pedagógicas praticadas durante seu período de estudo. Os aprendizes de Técnicas de Palco, além das 1.920 horas, deverão também cumprir e comprovar horas de estágio supervisionado.

Sim. A Escola mantém um convênio com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo (Sated-SP) e, através dele, o aprendiz, ao concluir o curso, pode solicitar o seu DRT.  Exceto os que cursarem Dramaturgia, pois ainda não existe no País o reconhecimento da profissão do Dramaturgo.

Com exceção do curso de Direção, que exige experiência teatral, todos os outros estão disponíveis aos interessados no estudo do teatro, sem a necessidade de uma formação e/ou experiência anterior.

Ciente de seu papel perante a sociedade e da necessidade de se garantir equidade de oportunidades durante os processos de educação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Programa Kairós, que se propõe a ultrapassar a simples ideia de auxílio financeiro para aprendizes e egressos.

A Bolsa-Oportunidade é uma bolsa-auxílio. Com ela, os aprendizes podem suprir parte de suas necessidades, como transporte, alimentação, aquisição de material técnico-pedagógico e acesso aos bens culturais. Para tanto, os aprendizes contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que podem ser realizadas através de proposições pedagógicas de aprofundamento prático e teórico ou por meio de ações que busquem elementos de transformação social.

A Bolsa-Oportunidade é concedida somente a aprendizes regularmente matriculados em um dos cursos regulares da SP Escola de Teatro, selecionados pela Comissão de Avaliação da Bolsa-Oportunidade, constituída pela coordenadora geral do Programa Kairós, por uma socióloga, pelo coordenador pedagógico e pelos coordenadores dos cursos regulares.

Somente poderão participar do processo de seleção para a Bolsa-Oportunidade os candidatos que preencherem cumulativamente as seguintes condições:
– Estar regularmente matriculado em um dos cursos regulares da SP Escola de Teatro;
– Participar de grupo familiar cuja renda per capita não ultrapasse o valor (bruto) máximo de R$ 1.356 (um mil e trezentos e cinquenta e seis reais) mensais;
– Apresentar informações e documentos elencados em Edital dentro dos prazos previstos;
– No caso de candidato que cursou algum módulo anterior à candidatura na condição de bolsista, não ter sido excluído da Bolsa-Oportunidade por abandono de curso ou por constatação de inidoneidade da documentação apresentada.

Havendo necessidade de averiguação ou complementação à análise da condição socioeconômica do candidato, poderão ser realizadas, a qualquer tempo, entrevistas, visitas domiciliares e solicitação de documentação complementar.

Além de conceder a Bolsa-Oportunidade, o Programa Kairós promove outras ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os aprendizes da Escola e a captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Eventualmente, são oferecidos cursos de extensão voltados a menores de 18 anos.

Sim, além dos cursos regulares, são disponibilizados vários Cursos de Extensão Cultural ao longo do ano, muitos deles voltados a iniciantes. Acompanhe em nosso portal o cronograma de inscrições.

A Escola oferece vários Cursos de Extensão Cultural à noite. Acompanhe o cronograma de inscrições pelo nosso portal.

Os Cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro se propõem tanto a aprofundar reflexões sobre questões do processo teatral contemporâneo, quanto a colocar ao alcance de seus estudantes uma formação técnica e prática atualizada, abordando temas e assuntos que abarcam desde a história do teatro até técnicas específicas em componentes menos abordados pelo ensino convencional.

As vagas são destinadas ao público em geral, pessoas que tenham interesse no assunto em pauta. Os requisitos necessários de cada curso são informados nos programas de divulgação para a inscrição.

As inscrições são feitas online, pelo site da Escola, e o interessado deve preencher uma ficha informando seus dados pessoais e anexando currículo e carta de interesse. A seleção dos participantes é feita pelo orientador do curso mediante as informações prestadas na ficha de inscrição.

Os orientadores dos Cursos de Extensão Cultural são estudiosos, pesquisadores e artistas, nacionais e internacionais, ligados às artes cênicas, que abordam diversos assuntos, entre eles: produção, gestão cultural, filosofia, estética, elaboração de projetos, interpretação de textos e muitos outros.

Os cursos de extensão cultural têm duração de 64 horas, divididas entre horas teóricas, práticas e de atendimento, sendo emitido um certificado de conclusão ao final do curso.

Não.

Além dos cursos, a extensão cultural promove mesas de discussão, abertas ao público, e Bate-Papos Online, pelo portal da Escola, às quintas-feiras, das 16h às 17h, com temas variados e convidados ligados às artes cênicas, filosofia e cultura em geral.

O Site da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) divulga todas as vagas abertas na Escola.

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign