Prêmios e Realizações

Publicado em: 20/12/2022 |

Ao longo de toda a trajetória nesses 13 anos, um dos objetivos predominantes do projeto pedagógico da SP Escola de Teatro foi desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade.

Por esse dedicado trabalho, a performance da Adaap vem sendo reconhecida no Brasil e no exterior, pela sua alta qualidade e perfil inovador não apenas no ensino, mas também se atentando ao cuidado que envolve as questões sociais.

Em 2022, a SP Escola de Teatro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da cidade de São Paulo. O Selo certifica instituições privadas que têm no quadro de profissionais ao menos 20% de pessoas negras em diferentes níveis hierárquicos e funções, podendo considerar inclusive aquelas que possuam vínculo terceirizado.

A honraria internacional deste ano foi o prêmio European Award for Best Practices 2022, conquistado pela gestão da SP Escola de Teatro. A distinção vem da European Society for Quality Research (ESQR), com sede em Lausanne, na Suíça, uma organização que reconhece e premia empresas e instituições que têm as melhores práticas, que demonstram proeminência organizacional e que motivam seus funcionários a buscar a excelência sustentável.
Dentre as conquistas nacionais, no começo do ano, a publicação “Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias”, editada pela Adaap por meio do selo Lucias, foi contemplada com o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), pelo setor de Teatro, na categoria Prêmio Especial. O volume, que foi lançado no ano passado, faz um registro histórico com textos de 194 coletivos da metrópole paulistana e versa sobre seus repertórios, processos criativos, métodos de trabalho, parcerias mais comuns e a função do teatro.

Outros dois feitos notórios vieram de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro que, em maio, empossou o cargo de consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC), do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), parte da Escola Superior Artística do Porto (ESAP). E no mês de dezembro, conquistou a Medalha Tarsila do Amaral, a qual reconhece e homenageia quem se destaca por suas contribuições à cultura e à economia criativa de São Paulo nos campos das artes e da produção cultural.

Nos destaques das realizações de projetos especiais, temos o 1º Colóquio Das Traquitanas à Automação da Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023, que foi transmitido pelo canal do Youtube da Escola. As mesas de discussões fizeram parte da programação especial que antecede a Quadrienal, considerado o evento mais importante da cenografia mundial, realizado a cada 4 anos na capital da República Tcheca, desde 1967.

Os estudantes do curso técnico, por meio da parceria da SP Escola de Teatro com a Biblioteca Adelpha Figueiredo, idealizaram a instalação biográfica que homenageia a trajetória e carreira da importante artista negra brasileira, Carolina Maria de Jesus. Sua inauguração foi no mês de dezembro e ficará permanente na biblioteca.

Além disso, a Escola promoveu inúmeros cursos de extensão cultural de curta duração, de várias áreas artísticas, como teatro musical, canto, perna de pau, dança, produção e palhaçaria. O objetivo das aulas foi firmar uma ponte direta dos artistas interessados em ampliar seus conhecimentos teatrais com criadores e pensadores de outras esferas, tanto nacionais quanto internacionais.
Dentro dos cursos promovidos no segundo semestre destacam-se Teatro Musical: Estudo e Montagem De Um Espetáculo Original, orientado pelo coletivo NOSSO PROJETO, e O que fazemos com nossas mãos, orientado pela pesquisadora finlandesa Pauliina Hulkko.
Com todas essas premiações e realizações, nesse ano, a SP Escola de Teatro, mais uma vez, contou com seus 4 pilares principais: Curso Técnico, Extensão Cultural, Programa Oportunidades e Projetos Especiais para continuar trilhando um caminho inovador e interdisciplinar na formação das artes do palco.