Enciclopédia Virtual

Publicado em: 28/02/2018 |

O site da SP Escola de Teatro, desenvolvido pela equipe coordenada pela jornalista Erika Riedel, diretora de Comunicação e Ideias da Escola, teve papel fundamental para aproximar a população da Escola, e porque não, do teatro.

Destinado ao uso do público em geral, bem como dos aprendizes da Escola, o site ofereceu, neste primeiro ano de funcionamento, um amplo noticiário sobre suas atividades didáticas e pedagógicas. Além disso, inaugurou um projeto pioneiro, a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro.

Entre todos os méritos deste trabalho, o mais importante foi mapear o teatro brasileiro por meio de um sistema colaborativo (wiki), para a criação do maior e mais completo acervo de verbetes sobre profissionais de teatro de todo o Brasil. O sistema colaborativo (o mesmo utilizado pela Wikipédia) permitirá que o material divulgado possa ser constantemente atualizado, evitando que a enciclopédia se torne obsoleta. Por hora, a enciclopédia conta com 1.557 verbetes.

O site prevê, ainda, uma Biblioteca Virtual das Artes do Palco, que vai agregar não apenas obras históricas, já disponibilizadas em domínio público, mas também textos contemporâneos. “Tudo isso tem por finalidade compartilhar conhecimento, com foco no resgate, na preservação e na organização da memória da cena teatral brasileira, facilitando a pesquisa de todos que se interessem pelo tema”, observa Erika Riedel.

Entre setembro de 2009 e dezembro de 2010, o site registrou cerca de 209 mil visitas, mais de um milhão de visualizações de página, sendo que as mais visitadas foram os cursos da Escola (67.017) e notícias (48.630).