Extensão Cultural

Publicado em: 25/09/2017 |

Anualmente, a SP Escola de Teatro atende a 400 aprendizes em seus Cursos Regulares, mas esta não é a única frente da Instituição. Este ano, o setor de Extensão Cultural ofereceu cerca de 40 Cursos de Extensão, recebendo mais de 1400 alunos.

O departamento gere os cursos de duração mais curta (64 horas), também gratuitos para o público e implantados sob os mesmos preceitos pedagógicos e artísticos dos Cursos Regulares. A proposta é firmar pontes diretas com criadores e pensadores de outras esferas e mobilizar a população e os artistas amadores e profissionais interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos não apenas na área teatral, mas em outras do universo da cultura e da arte.

Os temas abraçavam um extenso campo do saber artístico e cultural: de teatro musical a cinema, de performance a pesquisa teatral, de iluminação a técnicas de palco, entre muitas outras.

Teatro musical, aliás, foi, novamente, um dos campeões de audiência, recebendo um número expressivo de inscrições, ganhando mais de uma edição. Uma novidade interessante foi a parceria que a Extensão fez com a Pedagogia, criando o curso “Diálogos SP”. Voltado para os interessados em participar do processo seletivo dos Cursos Regulares, o programa convidou os coordenadores da SP Escola de Teatro para palestrar sobre o perfil dos cursos, os métodos de ensino e o que se espera dos aprendizes.

Apesar desse grande volume, o setor não se limita a oferecer cursos. Outra área de atuação da Extensão Cultural são as mesas de discussão, que têm a participação de artistas renomados nos cenários brasileiro e paulista. Em uma conversa sobre a “O Riso Sagrado e a Ancestralidade do Palhaço”, por exemplo, participaram os artistas circenses Ricardo Puccetti, Priscila Jácomo e Clara López.

Depois de tudo isso, a Extensão Cultural já está se preparando para o início de cinco cursos no mês de janeiro, englobando áreas de Dança, Produção e Performance.