Programa Kairós

Publicado em: 20/12/2018 |

O Programa Kairós é o braço social da SP Escola de Teatro, que busca aproximar os aprendizes de sua função de artistas/cidadãos. Entre as principais atividades do programa estão a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade, e ações de fortalecimento da relação estabelecida entre a Instituição e a sociedade.

Além de conceder um benefício financeiro, o Programa Kairós promove ações como elaboração de projetos sociais e culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para aprendizes em formação e egressos, e captação de recursos e parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Entre janeiro e dezembro de 2018, o departamento destinou um total de R$ 389.350,00 aos 128 aprendizes contemplados com a Bolsa-Oportunidade. O benefício atende a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e é indispensável para muitos, consistindo em uma ajuda para gastos com transporte, alimentação e compra de materiais, entre outros.

Como contrapartida, os contemplados devem desenvolver atividades que contribuam com o processo de aprendizado proposto nos cursos regulares por meio de projetos como o “SP Dramaturgias”, em que os estudantes fazem leituras dramáticas de textos produzidos por colegas e artistas convidados. Neste ano, o projeto realizou leituras de textos como “O Fantasma que Dança Rumba”, de Wander B., e “Borboletas Não Gostam de Frio”, da dramaturga Carol Pitzer.

Em outro projeto, o “Generosidades”, o foco é o debate sobre a diversidade e gênero. Em 2018, o projeto organizou o 1º Fórum de Direito e Diversidade da SP Escola de Teatro. O evento, que discutiu questões de cidadania e legislação ligadas a gênero e sexualidade, contou com convidados de diferentes áreas de atuação: do campo artístico, da militância LGBT e do espaço acadêmico.

Também neste ano, o Programa Kairós foi responsável pela criação do “Cineclube SP”, projeto que liga cinema e teatro e movimentou a Escola. A ideia é mudar a percepção do público sobre filmes que dialogam com a linguagem do teatro a partir do exercício de repensar como poderia ser uma exibição diferente da obra. Os filmes exibidos foram: “A Paixão de JL”, “Artista do Desastre” e “As Cinco Obstruções”.

O departamento também realizou como contrapartida o projeto “Ação Cidadã”, cuja proposta é estimular a discussão acerca dos conceitos de acessibilidade e cidadania, nas Fábricas de Cultura da cidade. As ações possibilitam uma maior visibilidade às comunidades “marginalizadas” e criam um espaço de debate que mobilize para o seu centro os discursos omitidos.

Pesquisa
Em 2018, o Programa Kairós divulgou uma pesquisa, realizada entre 2015 e 2018 com estudantes egressos da SP Escola de Teatro, que indica que mais de 75% do profissionais formados pela SP Escola de Teatro estão empregados nas áreas das artes do palco. O levantamento do Kairós também revela que 95% dos entrevistados recomendam os cursos regulares da Escola por, entre outros fatores, a excelência de seus profissionais. Confira a pesquisa completa aqui.

Parcerias
O trabalho do Programa Kairós não se concentra somente nos estudantes dos cursos regulares da Instituição, mas também nos aprendizes egressos, preocupando-se em acompanhar sua trajetória profissional após a formação.

Entre outras ações também promovidas pelo programa estão a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, os estágios para aprendizes da Escola e os intercâmbios culturais – nacionais e internacionais –, além da captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

Em 2018, o programa estabeleceu parcerias com as várias unidades do Sesc em São Paulo para disponibilizar aos aprendizes, de graça, ingressos para espetáculos que movimentaram a cena paulistana de teatro, como a montagem “A Despedida”, peça do grupo colombiano Mapa Teatro, no Sesc Pinheiros.