DOIS ANOS DE SP ESCOLA DE TEATRO

Publicado em: 28/02/2018 |

Um bate-papo entre aprendizes e a atriz Fernanda Montenegro, na tarde de sábado, celebrou início de um seminário que marca o fim do ano letivo na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Mais do que isso, o encontro comemorou os dois anos do projeto e a conclusão do ciclo de quatro Módulos cumpridos pelos primeiros aprendizes da casa. No pátio do casarão do Brás, uma das sedes da Instituição, o público recebeu a atriz de forma cerimoniosa, sob ovação. Comovida, ela devolveu as palmas às centenas de jovens que a esperavam.

Assim que se sentou, entre eles, disse: “Nossa profissão é abstrata, não somos médicos, farmacêuticos, padeiros, garis. Como disse Shakespeare, somos feitos de matéria de sonho. Para seguir carreira no teatro, seja na atuação, na dramaturgia, ou em alguma área técnica que faça o teatro acontecer, temos que mostrar à sociedade o quanto somos essenciais. Para isso, temos que ser viscerais, é preciso ter rigor”. O encontro mediado por J.C. Serroni, durou mais de uma hora. Atentos, os aprendizes ainda ouviram a atriz dizer: “

Esta profissão é uma loucura, temos que ter entrega total, devemos estar dispostos a viver fora dos eixos, pois este é um ofício marginal. Mesmo que nos amem e nos aplaudam, é preciso não largar nunca a margem”. A atriz foi uma das tantas personalidades que se encontraram com os aprendizes da SP Escola de Teatro entre os anos de 2010 e 2011, para discussões acerca do ofício teatral. Entre eles, destacam-se ainda Leon Rubi, diretor da E15 Acting School, de Londres; a atriz francesa Isabelle Ruppert, o diretor Antunes Filho, as atrizes Marisa Orth, Denise Fraga e Juliana Carneiro da Cunha, além do diretor italiano Eugenio Barba.

Ao todo foram 181 artistas convidados e 82 palestras, de áreas distintas e visões singulares sobre o teatro, que trocaram experiência com aprendizes dos Cursos Regulares da Instituição: Dramaturgia, Cenografia e Figurino, Atuação, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.