Chame a Cacilda

Publicado em: 28/02/2018 |

Uma rede de cooperação entre artistas das artes do espetáculo. Assim pode ser definido, resumidamente, o site Chame a Cacilda, lançado pela SP Escola de Teatro em novembro de 2013.

Pensado e desenvolvido pelo Programa Kairós, o projeto virtual nasceu da ideia de cooperação e se pauta em valores e princípios humanísticos de colaboração.

Dessa forma, através do endereço virtual www.chameacacilda.com.br, artistas podem trocar informações, textos, figurinos, materiais, objetos cênicos, captar parceiros, buscar profissionais, realizar doações, empréstimos, facilitar deslocamentos e propiciar alojamento alternativo quando em trânsito. O resultado dessa somatória de escambos só poder ser positivo: uma transformação efetiva do contexto socioeconômico dos envolvidos e, consequentemente, da classe artística como um todo.
Criado para atender a demandas de serviços, materiais e capital humano, além de suprir a dificuldade de articulação entre profissionais para o alcance de seus objetivos de maneira não apenas eficiente, mas também sustentável, o Chame a Cacilda chegou para aproximar e facilitar a concretização de projetos artísticos.

O nome do projeto, claro, foi inspirado em uma das figuras mais carismáticas e simbólicas do espírito cooperativo da Escola: a mascote Cacilda, uma vira-lata que apareceu grávida e faminta, em 2010, na Sede Brás. Acolhida imediatamente, depois de alguns meses deu à luz seis lindos filhotes que logo foram adotados. Desde então, ela vive na Escola, encantando todos que a frequentam. Especialmente para o site, a cadelinha foi retratada pelo ilustre cartunista Laerte, que a transformou na figura símbolo e logomarca do Chame a Cacilda.