Relações Internacionais

Publicado em: 25/09/2017 |

Setor que vem se destacando na SP Escola de Teatro, a área de Relações Internacionais seguiu evoluindo no estabelecimento de parcerias e na manutenção da imagem da Instituição mundo afora.

Em 2016, o país que estreitou os laços conosco foi a Finlândia. Em visitas mútuas, a Universidade das Artes de Helsinki conheceu a Escola de perto e, atualmente, estuda importar nosso modelo pedagógico original, criado pelos artistas que pensaram a Instituição — portanto, 100% brasileiro.

Os professores e artistas finlandeses que vieram a São Paulo não se limitaram ao centro da cidade. Acompanhados do coordenador do Curso Regular de Direção, Rodolfo García Vázquez, eles foram ao Jardim Pantanal, na periferia paulistana, para pensar em projetos que artísticos e sociais que envolvam a região.

A parceria com a Suécia não ficou de lado. Dois aprendizes da SP Escola de Teatro foram enviados a Estocolmo e, como é praxe, fizeram bonito nas atividades propostas pela UniArts sueca. Por sua vez, São Paulo recebeu duas visitantes de lá: Aliça e Hanna tiveram integração total à Escola, contribuindo muito com os experimentos do primeiro semestre.

Saindo um pouco da Escandinávia e indo para o Reino Unido, também deixamos nossa marca por lá. A renomada revista britânica Theatre, Dance and Performance Training, do grupo Taylor & Francis, publicou o artigo “A Brazilian pedagogical project for the teaching of the arts in the twenty-first century”. Escrito por Vázquez em parceria com o diretor executivo da Escola, Ivam Cabral, o texto estuda nosso projeto pedagógico e serve como referência da Escola para o exterior.

E 2016 ainda fechou, com sucesso, uma parceria que promete agitar 2017. Quatro aprendizes mulheres (Carol Rodrigues, Clara Cury, Thaís Rossi e Vitória Carine) foram selecionadas para um projeto multicultural no próximo ano. A cidade de Pafos, no Chipre, será a Capital da Cultura Europeia e receberá o quarteto brasileiro, além de outros quartetos da Nigéria, da Alemanha e do próprio Chipre. O ano já começa com aquele friozinho gostoso na barriga!