Residência de Fernanda D’Umbra

Publicado em: 28/02/2018 |

Em um ano repleto de residências artísticas na SP Escola de Teatro, a atriz, diretora e dramaturga Fernanda D’Umbra e sua trupe, a Pantera Cia. de Teatro, formada por Maria Tuca Fanchin, Samya Enes, Ofélia Lott, Edson Kumasaka, Pablo Perosa, Leopoldo Ponce e Débora Ester, também tiveram sua participação, que culminou com o espetáculo “Tapa na pantera”.

O monólogo, estrelado por Fernanda, conta a história de Maria Alice Vergueiro e é inspirado no livro “Tapa na pantera – uma autobiografia não autorizada”, além de registros de trabalhos, entrevistas e depoimentos de amigos e da própria atriz. No palco, duas personas: Maria Alice Vergueiro e Fernanda D’Umbra, ambas interpretadas por Fernanda.

Além de um workshop de direção e interpretação, ministrado por Fernanda e Maria Tuca Fanchin em agosto, aprendizes de todos os cursos tiveram a oportunidade de assistir a alguns ensaios abertos do monólogo.

“Esse espetáculo não é uma homenagem, é algo bem mais difícil: é uma peça de Teatro. E só uma pessoa como a Maria Alice Vergueiro sabe o quanto isso pode ser perigoso. Tão perigoso que o Ivam Cabral me pegou pela perna, literalmente, em uma edição das Satyrianas e disse que queria me produzir. Respondi-lhe então que tinha essa peça e ele respondeu que Maria Alice Vergueiro era a próxima residência artística da SP Escola de Teatro. Não era apenas uma coincidência, afinal, como diz a Maria Alice ‘há uma ordem oculta no caos’”, comenta Fernanda.

A peça tem pré-estreia marcada para o dia 19 de janeiro – data em que Maria Alice faz aniversário – e entra em cartaz no dia 23 de janeiro, na Sede Roosevelt, onde fica até março.

“No dia 19 de janeiro de 2014, Maria Alice faz 79 anos e nesta noite de festa eu abrirei o pano na SP Escola de Teatro, um dos lugares mais sinceros e sérios do mundo. Aqui todos sabem que nada é fácil, e nada é impossível. Quanto ao espetáculo, ora, é preciso que se diga: somos primeiras e únicas damas e não podemos mais fugir disso”, finaliza a atriz.