EN | ES

Curso Técnico / ESTUDANTES

Outros anos:  

Sonoplastia

Dina Márcia Pontes Cardoso

O que te motiva a se dedicar ao teatro?
O que me motiva é a consciência de que o teatro é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. Amplia repertórios e nossa capacidade de percepção. Abre nossa visão e aprendizados em relação ao coletivo. Acredito que as linguagens teatrais são úteis para a maior parte das pessoas e que o teatro poderia ser prescrito como um remédio universal.

Qual é o papel da arte na sociedade?
O papel da arte na sociedade é transformar. A arte é a principal ferramenta daqueles que ousam sonhar. Todo artista, portanto, é um sonhador que aprende a usar sua liberdade criativa para quebrar paradigmas e abrir caminho para o novo.

O que significa estudar na SP Escola de Teatro para você?
Estudar na SP Escola de Teatro é a oportunidade de sair de uma bolha para acessar novas experiências e conteúdos. De acessar cotidianamente estruturas e equipamentos para meu aperfeiçoamento profissional. De interagir com pessoas diferentes, porém com sonhos parecidos, que se conectam pela arte. De conhecer e aprender com excelentes profissionais. E de me transformar, após passar por um processo inovador e único.

Fabiana Aparecida Pires Fernandez

O que te motiva a se dedicar ao teatro?
O que me motiva é acreditar que esse espaço é um lugar acolhedor, onde há meios de ser, de dizer, e de transmutar uma realidade na qual ainda não é, mas que poderá vir a ser. Espaço de criação, de verdade, ou de mentira, vai da interpretação de cada ser. Lugar onde pode trazer consciência aos seres que ainda não estão conscientes de si e levar aos outros questionamentos sobre suas atitudes, pensamentos e palavras.

Qual é o papel da arte na sociedade?
O papel da arte na sociedade é dar voz as dores, dores individuais e dores coletivas. Trazer a vida aquilo que estava talvez adormecido, esquecido e não visto perante os olhos dos seres humanos. Arte é espaço de criação, de transmutação, de renascimento.

O que significa estudar na SP Escola de Teatro para você?
Estudar na SP Escola de Teatro para mim é início de uma jornada que estou realizando internamente, onde dei os primeiros passos me inscrevendo nesse processo. Significa dar voz as minhas dores, as minhas lutas, lugar onde possa trazer a minha verdade, onde eu possa ser, existir e resistir.

Jullie Kelly Utsch Grijó

O que me motiva é o fato de que para mim, fazer arte é inevitável. Talvez até fosse mais fácil não fazê-la, mas não consigo. Essa inquietação, a qual talvez eu nem entenda, faz com que o desejo de criar algo, de me surpreender que essas ideias e histórias estejam por aqui, no nosso interior.

O papel da arte na sociedade é potencializar o ser humano, fazê-lo alcançar outras experiências, pensamentos, vidas e histórias. É, ao mesmo tempo, provocar em alguns momentos. E acalentar em outros. É aumentar nosso repertório de vida e de coletivo, nos inspirando outros modos possíveis de viver.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma grande oportunidade de finalmente ter um espaço de dedicação e aprendizado, um mergulho em um desejo e uma oportunidade de aprender, conhecer pessoas, construir junto e, acima de tudo, colocar as criações em movimento.

Leonardo de Lima Santos

O que me motiva é O MOVIMENTO, a coragem dos que vieram antes de mim para que eu estivesse aqui e virão após para continuarmos existindo, resistindo e movimentando o mundo e a Arte, praticando o essencial e o movimento que a arte é em existência transformando não só ela em si, mas também vidas com um trabalho Brasileiro, Preto, Ancestral, que toca, que mexa, que doa e alivie, que atravesse.

O papel da arte na sociedade é DE MOVIMENTO: vezes do movimento da transformação, de enxergar e transformar o que precisa de gritos, olhos e mudanças! E vezes seu papel é o do movimento para a vida, para se inspirar, colorir, movimentar, se preencher de VIDA.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é MOVER o corpo à direção do movimento. Me aprofundar e profissionalizar movido pela paixão pelas artes. Habitar e ser habitado por um espaço que contemple tudo que acredito como arte.

Milena Lopes Rosa

Ultra Martini

O que me motiva é … Primeiramente, eu faço teatro a muitos anos já, e as minhas motivações hoje, se encontram nas pessoas, nas parcerias que fiz, no tipo de vida que eu levo, que, embora muitas vezes insegura, é também muito gratificante, as experiências que eu passei por meio do teatro me compõe hoje como pessoa, então a minha identidade já está atrelada a esse ofício, e isso permanece me motivando.

O papel da arte na sociedade … Honestamente, eu sou do grupo que concorda com Rancièr que tem como máxima: “A função Social da arte é não ter função” porque atribuir uma função é um segundo estágio do processo artístico. Entendo a resistência de muitos artistas em não aceitar esse destino sem objetivo, mas é lindo que a arte seja tão maior que objetivos e destinos.

Estudar na SP Escola de teatro pra mim… É poder ampliar minhas conexões, ter a oportunidade de um espaço onde eu possa experimentar, aprender, trocar, errar, ainda mais num espaço público de debate, onde se tem muito mais referência de mundo, mais diversidade de pessoas, mais respeito às nossas identidades, mais professores respeitados e ativos em suas áreas de atuação. É um privilégio e uma oportunidade.

Dramaturgia

Ana Clara Machado da Silva

O que me motiva é basicamente a expressão. Acredito que, diferentemente do cinema, o teatro trabalha com uma expressão corporal muito sensível da qual eu gostaria de entender e assim fazer o mesmo ao colocar as palavras no papel, trazendo essa mesma sensibilidade.

O papel da arte na sociedade é a capacidade de transformação. De mostrar nossa passagem na Terra através de cultura, de crença, de desejo e sensações que são transmitidas através da arte. De dar vida a coisas que geralmente não tem nome, ou são abstratas ou que desconhecemos, mas que traz uma reflexão.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim vai ser uma experiência desconhecida, já que nunca estudei teatro antes e descobri a escola recentemente. Mas após pesquisar bastante no site da escola admirei muito os projetos artísticos do pessoal, então viver essa experiência vai ser uma nova fase interessante.

Bruna Larissa da Silva Souza

O que me motiva a me dedicar ao teatro é saber que faço parte de uma egrégora artística que propõe diálogos que servem de espelho à sociedade, ponte entre humanos e que visa trazer mudança. Talvez beire a utopia, mas sinto que é onde devo estar.

O papel da arte na sociedade é fazer humanos se tornarem e continuarem humanos. A arte é empoderadora, reflexiva, denunciadora e democrática no sentido que artistas nascem e estão em diferentes realidades, claro, nem sempre com as mesmas oportunidades, mas ainda segue sendo ferramenta de transformação independente de onde surja.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significa me expandir como artista, por me permitir aperfeiçoar na escrita, aprofundar minha pesquisa, conhecer novas possibilidades, e aprender a dialogar com todas as áreas do teatro. Sei que é uma grande oportunidade,por isso gostaria de fazer parte do quadro de alunos.

Cássyo André Sonda

O que me motiva é o desejo em produzir mais trabalhos desta arte que combina elementos da imagem, da palavra, do movimento e atmosfera energética que se cria em cada espetáculo, na relação entre os artistas e o público. O fazer teatro provoca emoções e estabelece conexões com nossas memórias/momentos vividos ou idealizados e tais práticas me instigam por uma vida simbiótica com a arte teatral.

O papel da arte na sociedade é promover entretenimento através da expressão cultural, histórias, representações sociais e narrativas múltiplas. Tal entretenimento, por sua vez, pode contribuir imensamente para o desenvolvimento da sociedade e das pessoas em suas questões individuais, estimulando a imaginação e a criatividade e até questionamentos sobre normas e padrões dos grupos sociais.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma oportunidade de experienciar ações teatrais no campo da criação e melhoramento de propostas dramatúrgicas, buscar aperfeiçoamento técnico, teórico e prático, participar e me integrar em ações e projetos culturais, diálogos com grupos teatrais e ampliação de networking com artistas, técnicos e produtores de teatro em São Paulo e outros estados.

Clarissa Roberta Alves dos Santos

O que te motiva a se dedicar ao teatro?
O que me motiva é enxergar o teatro como o ato político descrito por Augusto Boal. Vejo essa linguagem artística como um lugar de ter e dar voz, assim como de provocação e diálogo, que incide de forma coletiva e individual. Acredito na importância de escrever e levar ao palco narrativas diversas, reivindicando não apenas o acesso ao teatro, como também as reflexões que ele provoca.

Qual o papel da arte na sociedade?
O papel da arte na sociedade é alterar o tempo e o espaço, aguçando os sentidos de quem a acessa. A arte conta e ressignifica histórias, expressando a diversidade cultural, assim como as diferentes identidades de gênero, raça e classe, convocando a sociedade a questionar, refletir e participar de forma ativa e política no mundo no qual está inserida.

O que significa para você estudar na SP Escola de Teatro?
Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma oportunidade de me fortalecer enquanto atriz, arte-educadora e poeta periférica que pesquisa o teatro e a palavra escrita como rios que carregam memórias e histórias e desaguam em escrevivências. Sou aprendiz na arte da dramaturgia e considero essa instituição um espaço de refinamento do meu estudo e prática.

Cristiano Roncari

O que me motiva é o êxtase que sinto como espectador de teatro, que me
impulsiona a fazer parte dessa tradição milenar antropofagizada no Brasil. Desejo transformar e ser transformado pelo ritual das palavras e encenações e aprender o nobre ofício de transformar o sagrado ócio dos cansados e desiludidos em convite à reflexão e liberdade

O papel da arte na sociedade é triunfar sobre a domesticação dos corpos que nos atinge pela instrumentalização produtivista dos nossos sentidos. Ao promover o diálogo criativo entre existências programadas para se antagonizarem, rompe a lógica de vencedores e vencidos da sociedade, convertendo pulsão de morte em força transformadora de realidades.

Estudar na SP Escola de Teatro significa ampliar meus horizontes artísticos, até aqui, mais restritos à literatura, uma área fascinante, mas essencialmente individual. Num mundo de ideias sitiadas por fórmulas individualistas de ascensão social, estou convicto que é um privilégio participar de uma instituição voltada à criação coletiva por meio do intercâmbio entre as artes do palco.

Gabriel Silva Mesquita Sousa

O que me motiva é a necessidade de explorar suas diferentes áreas de forma a experienciar novas ideias, desejos, possibilidades, vivenciando novas culturas, novas expressões de vida.

O papel da arte na sociedade é demonstrar a partir de suas variadas formas de expressão, sua cultura, manifestar o que está oculto, o que não é visto. Criando a partir dela o desenvolvimento da sensibilização humana nos seus diferentes espectros.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa a ideia de acesso, de direcionamento técnico criativo. Que pode, por meio de sua estrutura, expandir meu caráter artístico e social.

Karen Prudencio Cardoso

O que me motiva a fazer teatro é devido a potência que a arte dramática tem na vida dos indivíduos e da coletividade. Sempre ouvimos e aprendemos que teatro não se faz sozinho. Fazer teatro é aprender com a vivência, experiências e o conhecimento do outro. Além disso, falar sobre a sociedade por meio da arte dramática, conscientizar sobre questões presentes no cotidiano me motivam a estudar teatro.
Enquanto indivíduo artista, me sinto motivada em estudar dramaturgia para escrever sobre a sociedade brasileira, sobre o mundo e questões que precisam ser tratadas e debatidas.

O papel da arte na sociedade é de conscientizar os indivíduos que nela vivem. Sobre as relações de opressão que ocorrem. Mas também o papel da arte é tocar emocionalmente aqueles que a apreciam.
Reflito seriamente o que seria do mundo sem a arte? Tem como imaginar? Acredito que sem a arte não entenderíamos outras pessoas que estão ao nosso redor e convivem conosco. Dessa forma, defendo também que a arte tem seu papel de interligar as pessoas.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é ampliar vivências e repertório. É me construir politicamente e desenvolver ideias que levem os outros a refletir sobre suas próprias vivências e vivências de outros.

Lucca Pietro Cominotti Silva

O que me motiva é a paixão pelo estudo, e a paixão de poder experienciar viver histórias diferentes e poder contar elas para o mundo passando uma lição para todos que usufruam dessa arte.

O papel da arte na sociedade é extremamente essencial, pois a arte educa a sociedade, ela forma o ser humano a ser alguém melhor. a cultura no geral transforma o modo de ser e de agir do ser humano como um todo.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a realização de uma meta pessoal. É ter a chance de aprender com grandes profissionais e ensinar um pouco daquilo que eu sei. É criar uma nova família e crescer mais artisticamente.

Luiz Fernando Porfírio Francisco

O que me motiva é estar sempre em movimento. A ideia de expandir as minhas habilidades e o meu aprendizado, que afetará diretamente a minha visão de mundo e a forma como lido com o outro – que é um universo de vivências e de possibilidades – me instiga a seguir caminhando pela vida com olhos curiosos.

O papel da arte na sociedade é de provocar, seja de maneira desconfortável ou mais afetuosa. Ela é capaz de dar luz às contradições presentes no mundo e à subjetividade de nossa existência e relações, possibilitando uma reflexão crítica capaz de gerar ações que interfiram em nossa organização coletiva.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é estar em constante troca com o que há de mais atual em termos de discussões e práticas artísticas e político-sociais. É conviver com artistas, educadores e pensadores que se permitem experimentar e, portanto, criar novos conteúdos e formas distantes do lugar comum.

Marcela Sayuri Nakagawa Leite

O que me motiva é o espaço altamente estimulante na arte, nos sentimentos, naquilo que é humano, que pulsa, na beleza dos encontros, no ato imediato do palco, na ação, na carne como instrumento, na mente como instrumento, na resistência da existência teatral ontem e sempre, no Brasil que eu acredito que celebra sua arte e contesta sua história, na rua, na palavra falada, recitada e escrita.

O papel da arte na sociedade é de tradução da história cultural, sentimental e antropológica do consciente coletivo da atualidade. Mesmo quando emula um passado, fala-se do presente e projeta-se o futuro. A arte é a alma e a essência de um país, é tradução e expressão de seu povo, de tudo que causa indignação, identidade e movimento.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim seria uma bela oportunidade de
aprimoramento e conhecimento sobre a arte teatral. Além disso, reconheço todos os pontos positivos da Escola e sua influência e qualidade no cenário teatral do país, no qual gostaria de poder fazer parte e aprender com os mestres.

Maria Eduarda de Souza Grimaldi Muller

O que me motiva é como a arte de fazer teatro me permite sentir a complexidade da vida enquanto conto ou contam uma história. É como um diretor, um ator e uma história se unem para fazer um platéia sentir a beleza e a complexidade da vida. Para mim, me dedicar ao teatro, é me dedicar a fazer as pessoas enxergarem a vida como ela é e se preciso, mudá-la.

O papel da arte na sociedade é o de ampliação cultural e conscientização de um mal social, para que preconceitos e tabus sejam quebrados. O ato de contar uma história para que a mesma não repita futuramente faz com que a arte dê uma chance para a sociedade evoluir e lutar contra seus maiores males.

Estudar na SP escola de teatro pra mim é um grande passo na minha vida como artista. É poder aprender o que eu não sei, aprimorar o que eu sei, compartilhar experiências com quem tem para ensinar e principalmente poder aprender o poder de contar uma história que alcance a sua mensagem para quem precisa.

Maria Irmany de Sales Ribeiro

O que me motiva a me dedicar ao teatro é o fato de enxergar a arte do palco, assim como a outros tipos de arte, como um instrumento de expressão da essência do ser humano, suas luzes e trevas. Acredito que, através da dramaturgia, é possível transmitir mensagens e tocar outras pessoas independente de quem elas sejam ou de que lugar venham – o que torna o teatro uma arte acessível.

O papel da arte na sociedade é o de servir como um instrumento de transformação social. A palavra possui função social, logo, ao tornar-se arte, comporta-se como instrumento de transmissão de mensagens capazes de influenciar dezenas de pessoas.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é poder subir mais um degrau rumo ao meu sonho de conseguir encantar as pessoas através das palavras, transmitindo mensagens que possam fazê-las refletir sobre si mesmas ou sobre o mundo em que vivem. Além disso, ao obter a oportunidade de me especializar na arte da dramaturgia, posso encontrar melhores e mais estáveis oportunidades no mercado de trabalho e construir uma carreira valorizada e reconhecida.

Marília Silva Chaves

O que me motiva a me dedicar ao teatro é ver nele a forma mais instigante de contar uma história – e a certeza de que não sei ser ninguém além disso. O teatro foi o primeiro meio no qual aprendi a contar algo, e, conforme fui migrando da carreira do livro para o audiovisual, notei que tudo que eu gostava, quem eu gostava de ler, de assistir, se não era teatro, trabalhava uma estética teatral. Ou talvez uma ética teatral. Enquanto o cinema brasileiro ainda insiste em ter um olhar tão hollywoodiano para se guiar, é notável que, quando o texto tem raiz teatral, ele conversa conosco intimamente. No jeito de falar dos personagens, no posicionamento em cena, na direção.

O papel da arte na sociedade é, para além de ser representação, ser a matéria de construção da realidade. A arte sonha com o que a ciência pode alcançar, porque a ciência não imagina mundos impossíveis. Para lidar com o futuro, com o que não existe, só o artista. A arte é uma cola social, uma forma de enraizamento comunitário, é uma construção dos nossos mundos possíveis.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é um sonho de mais de 15 anos. Nesse tempo entendi que o chamado da escrita não ia aceitar ser silenciado, me tornei ghostwriter, e depois roteirista de audiovisual, mas sem treinamento em dramaturgia. Na entrevista, foi enfatizado que é esperada colaboração entre as outras áreas da produção, e isso ressoou com o que busco para o meu futuro. Se na pergunta anterior disse que a arte nos enraiza como indivíduos, e como grupos, e para mim, ir para a SP Escola de Teatro é saber onde minhas raízes podem se abrir e se cruzar com outros seres, criando novos mundos.

Oubi Inaê Kibuko

O que me motiva é: A oportunidade em me educar e ser participativo
artístico, cultural, histórica, humana, profissional, racial e socialmente. Aprender com outras culturas, experiências, pessoas, projetos e vivências; do clássico ao tradicional, urbano e regional, incluindo o experimental. Um misto de antropologia, esponja e antena parabólica. Ajuda a atualizar, conhecer, refletir escolas e
propósitos. Quando permitido e possível gosto de partilhar bagagens em processos colaborativos. Não venho de berço artístico nem tenho formação em Artes. Sou autodidata e intuitivo no campo da escrita literária. Salvo equívoco, frente a esses desafios e lacunas, para melhor produzir estou em busca de capacitação técnica.

O papel da arte na sociedade é, salvo equívoco, ao meu ver a
possibilidade de o ser humano expressar suas aspirações, desejos, filosofias, necessidades, sentimentos, sonhos. Independente de classe, credo, etnia, gênero, nível escolar, posição e região. Todas as pessoas têm histórias relevantes, que podem ser individual ou coletiva. As manifestações e representações artísticas oferecem elementos que facilitam acessos não somente ao conhecimento, como também a compreensão e até revisão da história dos povos em cada período. Por exemplo, o artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados. O teatro experimental, popular ou de baixo orçamento, recorre a estes objetos não somente como elementos cênicos, mas também como estruturas narrativas. Algumas companhias têm apresentado peças escritas e montadas com participações de moradores de rua.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim, caso seja novamente
contemplado por esta oportunidade representará estudar numa instituição que se preocupa através do seu corpo docente, linhas de estudos, mestres convidados, colaboradores envolvidos, com o aprendizado, experimentos e formação qualitativa dos seus alunos, através de aulas teóricas e práticas preparatórias para o mercado de trabalho e áreas correlatas nos campos da arte-educação. Seu conteúdo programático diversificado dialoga com várias correntes, movimentos e tecnologias.

Pedro de Barros Linguitte

O que me motiva é a identificação e cura através da arte. Desejo que a partir de meus textos a audiência possa observar o seu reflexo, em níveis mais pessoais quanto sociais. Me expressar através da palavra escrita, e depois dita pelo ator, é na única coisa em que acredito. Afinal, se ser escutado é ser amado; então, ser compreendido é ser salvo. Posso não ser muito inteligente, mas tenho muito a dizer.

O papel da arte na sociedade é um de tradução. Tradução do Ser, do sentir, de um consciente individual e coletivo. É através da Arte, o único verbete no Dicionário Michaelis, com mais significados do que a palavra ‘Amor’ (83 contra 32) – que é tão visceral e inato quanto essa química inexplicável do cérebro, que se pode desbravar e compreender a condição humana e esclarecer com empatia, dilemas internos e sociais.

Estudar na SP Escola de Teatro, para mim, é entrar em contato com combustível para a formação de criadores conscientes. Compartilhar e ser desafiado por outros artistas em um ambiente dedicado à excelência, formação e reinvenção do palco, vai muito além do conhecimento teórico; certas práticas, discussões e provocações, podem, somente, ocorrer sob o ar da SP Escola de Teatro. E combustível só queima com ar.

Raíssa Simeão da Silva

​Minha dedicação ao Teatro vem da minha crença na disciplina necessária para ser artista. Vejo a ocupação de atriz como a possibilidade de comunicar ideias e provocar transformações socialmente, para tal é necessário estudar e praticar constantemente, renovar conceitos, aprimorar técnicas; o Teatro como sendo instrumento para comunicação deve, pois, revigorar-se continuamente para se manter em diálogo ativo e preciso com a sociedade.

O papel da arte é ser ferramenta política para transformação social, para além de realizações pessoais. Difundir ideias, democratizar vozes e provocar mudanças.

Estudar na SP Escola de Teatro significa uma oportunidade para estudar essencialmente a área teatral que hoje em dia mais me interessa: a dramaturgia. Ter um espaço próprio e destinado a isso me possibilitaria ampliar meu conhecimento e experimentá-lo na prática, em união a outros aspectos da cena; ter mais referências e orientações para estudos em futuras pesquisas acadêmicas; praticar e exercer a atividade de escrita dramatúrgica em um ambiente seguro de estudo, pelo qual será possível meu melhor desenvolvimento e preparação para exercer essa função profissionalmente.

Samara Belchior da Silva

O que me motiva a me dedicar ao teatro é a necessidade que sinto de criar para existir, compartilhar e superar. A arte teatral me aparece como um terreno fértil para criações de sentidos existenciais que podem ser, não apenas compartilhados, mas construídos de maneira coletiva, os quais abrem a possibilidade de superação das inúmeras desigualdades e violências que nos circundam. Acredito num teatro pedagógico: não se trata de inculcar ideias, se trata de oferecer o próprio movimento do pensar crítico e independente de maneira contagiante, como abertura de mundo e ampliação de repertórios. Em minha vivência particular, toda forma de arte é modo mesmo de existir, ser corpo, ser no mundo.

O papel da arte na sociedade está vinculado à política. Há na arte intencionalidade. Como observado historicamente, a arte já foi utilizada por regimes opressores, totalitários, os quais ocasionaram violência, desigualdades e destruição. Acredito que a arte, ao contrário do que ocorreu ali, deva estar vinculada a um posicionamento político que intente ocasionar na sociedade incômodos transformadores, os quais resultem em reflexão, expansão, emancipação e vida.

Estudar na SP escola de teatro para mim, significa ampliar meu repertório de técnicas de escrita artística através da dramaturgia, como também ampliar meu repertório de vida e minhas possibilidades de ação tanto individuais quanto coletivas no mundo: na escrita literária de prosa e poesia, na minha atividade docente, no posicionamento como indivíduo mulher nas micro e macro relações. É uma oportunidade ímpar de estar em contato com profissionais qualificados e com eles adquirir e produzir conhecimento.

Silvia Dias de Carvalho

O que me motiva é, a rica diversidade de estar em conexão com o outro , transformar o mundo, tocar na alma das pessoas, o teatro é uma ferramenta poderosa , de conhecimento, que envolve experenciar criações em coletivo, esse mesmo coletivo, forma uma rica tapeçaria de mundos .Me dedicar a arte dos deuses é um privilegio, porque sei que é um sacerdócio e ao mesmo tempo uma vocação que me faz feliz.

O papel da arte na sociedade é , acima de tudo uma necessidade humana, além de ter o poder de interação coletiva, informar, transformar, educar, curar a alma, entreter, consciência politica e social e também o papel de inclusão social, não importa , o gênero, classe social, a arte é coletiva , e uma sociedade não é hedonista , e sim coletiva. E no artista coletivo que acredito .

Estudar na SP escola de Teatro para mim ,é um lugar em que sempre quis estar, representa a realização de um sonho antigo, onde todos tem a oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora, em uma escola de vanguarda e de uma grande liberdade de criação , que reverberam em processos potentes. Na linha estudo que quero,no caso, a dramatugia, é um lugar de incrível !! Uma oportunidade singular de imersão ,estar em um escola com onde há infinitas instersecções, que levam ao fazer artístico.

Thiago Marchetto de Lima

O que me motiva é a capacidade de mudança do ser humano. O papel da arte para mim é canalizar as angústias daqueles que criam e daqueles que a consomem. E eu acredito que a SP Escola de Teatro me trará suporte e recurso para realizar coletivamente, obras que atravessam e transformam.

Lena Giuliano

O que me motiva é a capacidade do teatro de transformar narrativas em experiências.

O papel da arte na sociedade é transformá-la em comunidade.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma oportunidade de expansão do meu estilo, das minhas urgências e das provocações que recebo. É ter coragem de me chamar de dramaturga.

Cenografia e Figurino

Amanda Vitória Ferreira Nascimento

O que me motiva é até um pouco poético, mas acredito que se não fosse poético não seria teatro. Me excita é a sensação de afeto, me sentir extasiada enquanto realizo algo relacionado , ir para um lugar a parte que trás a sensação de estar nas nuvens, preenchido, vibrando intensamente com o universo, uma sensação que quase recebo a resposta do motivo de ter vindo à vida.

O papel da arte na sociedade é essencial, chega a ser uma necessidade básica para o individuo. A arte motiva, resgata, faz sonhar e acreditar que os sonhos podem se realizar, cura de dores que nem remédios conseguem alcançar, te leva para espaços, cheiros, sentimentos sem ao menos precisar sair do lugar. A arte engrandece o espirito e salva a alma.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim seria a realização de alguns sonhos. Traria confirmações que o fato de não desistir mesmo que em muitos momentos a vida me mostrasse o contrário valeu totalmente a pena prosseguir e persistir. Por mais que seja o marco do inicio de um ciclo, seria a conclusão de muitos outros que foram construídos desde a primeira vez que me entendi Artista.

Ana de Queiroz Avila

O que me motiva é a possibilidade de criar, explorar e brincar em novos mundos. Quando faço teatro, seja atuando ou pensando na parte plástica, sou livre para sair da realidade por um tempo, e apresentar essa nova realidade para outras pessoas.

O papel da arte na sociedade é difícil de definir. Acredito que fazer arte é parte do que nos torna humanos (isso é evidente em pinturas rupestres, por exemplo). A arte é importantíssima para que nós não esqueçamos da nossa própria humanidade em nossa sociedade hiper focada em rapidez e produtividade.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa poder aprofundar os meus conhecimentos em minha área de interesse, descobrir novas possibilidades e criar em um espaço com professores que podem me orientar. Estou muito ansiosa para aprender tudo que puder sobre cenografia e figurino.

Ana Karoline Barbosa

O que me motiva a dedicar ao teatro é o fascínio que tenho pela sua capacidade de provocar impacto e transformação. O teatro vai além da simples representação; ele é um veículo poderoso para explorar e expressar as complexidades da condição humana. Ao investir meu tempo e energia nessa forma de expressão, vejo a oportunidade de participar ativamente na construção de mundos imaginários que podem inspirar, provocar emoções e, acima de tudo, gerar diálogos significativos.

O papel da arte na sociedade é transcender as barreiras da condição humana, proporcionando uma expansão, vital para o pensamento e a expressão. Acredito que é por meio da arte que conseguimos manifestar o inexprimível, explorando camadas mais profundas de nossas emoções e experiências que muitas vezes escapam ao domínio da razão pura. Acredito que para a construção de uma sociedade verdadeiramente saudável, vejo a arte como uma força propulsora essencial.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é poder aprender em um lugar que é referência na cena teatral. Estar nesse ambiente representa para mim a chance de aprender com profissionais renomados que possuo grande admiração, além de poder trocar experiências com colegas igualmente apaixonados pela arte teatral e ter a possibilidade vivenciar uma formação que vai além dos aspectos técnicos. É uma oportunidade de me desafiar e explorar novas formas de expressão.

Arthur Diniz Pires

O que me motiva é saber que ao me dedicar ao teatro não estou apenas em busca de uma motivação, e sim um complemento, uma extensão de mim mesmo, é reconhecer a minha vocação e me desdobrar, ampliar horizontes, quebrar muros e construir pontes através do teatro.

O papel da arte na sociedade é de crítica, denúncia mas também pode ser do lúdico, levando leveza àqueles que sofrem sendo mão de obra barata do sistema capitalista. Uma forma de expressar desejos e crenças, daquilo se nos serve para nos tirar da realidade ou nos colocar nela de uma forma ampliada.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma realização pois estarei ampliando minha pesquisa que comecei de forma autônoma, sei que terei o auxílio de profissionais na área que vão conseguir ampliar meu olhar sobre o teatro e terei aprendizados que levarei para vida toda, além de saber que estarei em relação criativa em conjunto com a turma toda. Em outras palavras, estudar na SP Escola de Teatro é um alimento para minha alma.

Cecília Alves Coelho Siqueira Marciano

O que me motiva é a possibilidade de explorar diferentes formas de arte. O teatro é uma modalidade artística que sempre me gerou muita curiosidade, porém, nunca me considerei apta a estar em cena ou formular propostas em direção ou dramaturgia, assim creio que a cenografia e o figurino são formas artísticas que me permitem participar do teatro explorando meus interesses.

O papel da arte na sociedade é uma combinação do desejo de refleti-la e/ou modificá-la. Utilizamos a arte como forma de manifestar sensações, vontades e para repercutir acontecimentos provocados socialmente, sendo assim, a arte é necessária para todas as pessoas.

Estudar na SP Escola de Teatro significa para mim novas formas de participar mais intensamente da vida de São Paulo. Moro há pouco tempo na cidade, então possuo redes de apoio limitadas, adentrar um novo espaço artístico seria uma forma de me relacionar com pessoas de interesses parecidos, enquanto aprofundo minha vontade de estudar as artes cênicas de uma forma muito rica em conteúdos e descobertas.

Cesar Augusto Couto Bittencourt Junior

O que me motiva é o amor à arte. Viver personagens, acessar espaços dentro de mim que até então eu desconheço e, fazer com que isso me traga uma contribuição emblemática para experimentar sensações e também, trazer momentos de lazer e paz para quem está assistindo.

O papel da sociedade na sociedade é contribuir com o lazer, com a cultura, levar conhecimento social, levantar questões sobre si, sobre o outro, sobre o mundo. Beber dessa sede incessante que é a reflexão e a experimentação daquilo que ainda não conhecemos.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa acessar uma experiência artística tão potente, que atravessa pessoas e vivências, mundos e sentimentos. Estudar Teatro nos dias de hoje é resistência. A minha família, ao Estado, aos que falaram que eu seria um fracasso por trabalhar com Arte, é resistência e prova de que eu posso fazer do meu corpo uma obra. Uma obra em perigo e em constante evolução, mas ainda assim, UMA OBRA.

Clara Caroli de Freitas

O que me motiva é compreender que o teatro é o ponto inicial da carreira de qualquer cenógrafo, afinal foi aonde ela nasceu. Além disso, acredito que o teatro é o formato cuja imersão do indivíduo atinja o seu maior nível, já que ele está presente no espaço onde a narrativa está acontecendo e com os personagens da história, ocasionando, provavelmente, um descolamento maior da sua realidade e reflexões mais profundas.

O papel da arte na sociedade é evidenciar a essência de ser humano. Só nós temos a capacidade de assimilar a realidade a nossa volta e traduzi-la seja no papel, na tela ou no barro. Acredito que a arte nos faz perceber questões tanto existenciais e, desta forma, desenvolve-se uma subjetividade que é necessária para todos indivíduos, quanto questões sociais, criando, assim, um olhar crítico sob a realidade.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é o primeiro passo para a construção da carreira que eu almejo. Tenho convicção de que tipo de profissional eu quero ser. E, por isso, acredito que uma boa formação irá me destacar no mercado. Como também será a primeira vez que irei morar em outro estado, o que será um importante processo de amadurecimento. Assim, será o começo de um crescimento profissional e pessoal.

Felipe Santos Rodrigues

O que me motiva a me dedicar ao teatro é o poder de transformação social que ele pode desempenhar em um meio. Da mesma maneira que fui modificado por ele, quero com meu trabalho, mobilizar quem me cerca.

O papel da arte na sociedade é servir de espelho de nossa trajetória humana até aqui. Expor, corrigir, ridicularizar, brincar com o que nos faz seres que pensam pensar.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é ter a oportunidade de estar em comunhão com pessoas que também escolheram a arte, absorver o que pode surgir em cada troca e adquirir o conhecimento que ainda me falta para aprimorar minhas técnicas.

Georgia Riquelme Barriga Sharp

O que me motiva é a curiosidade em explorar o teatro de uma forma mais completa. Ao longo da minha vida, percebi que o espaço cênico sempre esteve presente de diferentes formas através da dança como expressão e relaciono minha identidade pessoal a isso. Então, poder fazer o curso é uma forma de consolidar minha identidade artística e de me dedicar à valorização da cultura teatral como prática coletiva e necessária para a sociedade.

A arte tem um papel fundamental na sociedade, porque ela funciona como um espelho que torna possível uma reflexão fecunda sobre as relações sociais que pautam o cotidiano. Isso é importante para pensarmos sobre as desigualdades sociais, formas de violência existentes, questões decoloniais, por exemplo, incentivando as pessoas a pensarem em como isso afeta suas vidas.

Poder fazer parte da SP, para mim, significa, principalmente, ter direito à cultura. Primeiro, porque o curso é gratuito, o que possibilita um acesso mais democrático e maior diversidade de estudantes. Depois, porque é muito importante termos em São
Paulo uma instituição dedicada a ensinar sobre as artes do palco, valorizando esse fazer técnico e levando essas práticas como possibilidades profissionais.

Jennifer Cardoso Fonseca

O que me motiva é ter encontrado nessa linguagem e nessa prática coletiva um propósito político e artístico de reconstruir, debater e criar imaginários através da cena. A prática teatral em si, sem pensar diretamente no resultado, foi um local de possível democracia, de acesso e de aprendizagem com muitos desafios. O fazer teatral em seus diferentes modos de produção exige ação de todes, ela nos motiva e nos coloca como cidadãos ativos.

O papel da arte na sociedade é uma questão eterna, em cada tempo histórico se há uma resposta, nos dias em que vivemos arrisco que a arte de modo geral nos fornece vida, nos fornece diálogo e em um grau contemporâneo tem se buscado a representação identitária. Ainda assim, acima de tudo a arte, não só como fruto de observação ou fruição, pode ter o caráter revolucionário de alimentar nossas almas, ainda que possa não parecer útil do ponto mercadológico.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é uma grande oportunidade para me aprofundar e trabalhar nesta área do teatro, onde tenho dito dificuldades de ter acesso e formação em quesito prático e técnico específico para cenografia e figurino,. É também um momento muito importante pessoalmente, tenho deixado de lado outras possibilidades de trabalhos para me dedicar exclusivamente ao meu sonho, estudar e trabalhar as materialidades visuais da cena.

Jessica Almeida Sousa

Umas das minhas motivações para me dedicar ao teatro é a capacidade dessa linguagem estimular nosso imaginário. De maneira resumida, digo que o teatro nos faz voltar a ser criança e enxergar além do que os olhos vêem, ele nos convida a adentrar no universo do ‘faz de contas’. Diferente do cinema que nos entrega efeitos visuais capazes de transformar a magia em “realidade”, no teatro essa exibição é mais subjetiva, mais parecida com o que acontece na literatura, mas ao vivo e a cores. Atrizes e atores em cena são capazes de nos fazer ver o que eles estão vendo e sentir o que estão sentindo. Claro, para isso tudo acontecer não depende apenas do ator em cena mas toda a pesquisa por trás do roteiro, da construção de corpo dos personagens, dos figurinos e cenários, dos técnicos de luz e som e etc.

O papel da arte na sociedade é se expressar, dar forma ao que sentimos, vivemos e acreditamos e também é partilhar com outro, a arte habita o coletivo. Apesar de cada ser humano possuir um olhar único sobre a vida, a experiência de viver não é individual. Isto diz sobre nossas culturas, o estilo de vida que levamos, e a arte está intrinsecamente ligado à vida, desde sua origem com as pinturas rupestre, até os cantos e danças de diversas religiões e grupos étnicos, ao grafite nos muros da cidade e as batalhas de rimas que ocupam as praças públicas. A arte tem sido uma ferramenta de sobrevivência e de transformação para diversos povos ao longo da história e seu papel jamais será apenas entreter.

Estudar na SP Escola de Teatro será a realização de um sonho pra mim. Acredito que estarei dando um grande passo na minha vida profissional porque me formarei em umas das instituições com grande reconhecimento dentro da linguagem teatral. As vivências práticas adjunto dos conteúdos teóricos será essencial para exercitar meu processo criativo porque terei a oportunidade de experimentar novas formas de criar. Será extremamente proveitoso para eu me consagrar como figurinista e cenografista.

Kaliane Pereira Rodrigues

O que me motiva é a oportunidade de explorar e aprimorar técnicas, mergulhando nas nuances do teatro, pra mim que venho de uma realidade onde o acesso ao teatro era limitado, é transformar essa lacuna em uma fonte de inspiração para minha jornada artística. Minha motivação para me dedicar ao teatro não é apenas a busca por conhecimento técnico, mas também a aspiração de integrar minhas experiências passadas e expandir meu trabalho artístico.

O papel da arte na sociedade é ser uma ferramenta de conexão e transformação. Compreendo a importância da arte como um meio inclusivo de expressão, a arte é a linguagem que une passado e presente. Na sociedade, a arte desempenha o papel vital de moldar perspectivas, inspirar diálogo e enriquecer as experiências individuais, algo que espero contribuir ao ingressar na SP Escola de Teatro.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim representa mais do que uma busca por conhecimento técnico; significa uma oportunidade única de mergulhar no universo teatral, aprimorar habilidades cenográficas de forma mais técnica e, ao mesmo tempo, ampliar meu olhar artístico. Além disso, representa um retorno aos estudos após um período dedicado à maternidade, oferecendo a chance de integrar minha experiência em grandes equipes ao dinâmico ambiente colaborativo da escola.

Khayan Alexsander de Barros Silva

“O que me motiva é o fato que o teatro é um meio por onde eu posso homenagear pessoas que viveram muito e inspirar outras que ainda estão começando a viver! O teatro é onde consigo dar voz para pessoas que nunca foram ouvidas e ser a representatividade que eu nunca tive. Um local que talvez possa acabar tocando alguém e talvez acabar por mudar seu dia ou às vezes a sua existência. O que me motiva a me dedicar ao teatro é o fato de que fazer teatro é ser revolucionário!”

“O papel da arte na sociedade é ser resistência para aqueles que necessitam do seu alcance, ser um espelho que reflete a nossa sociedade e ser cura para aqueles que precisam.”

“Estudar na SP Escola de Teatro pra mim seria o meu primeiro passa rumo a novos horizontes, oportunidades e saberes.”

Lara Ponzani Gomes Ferraz

O que me motiva é o sacerdÓCIO que é o teatro, poder trabalhar pelo ócio criativo e despertar sensações.

O papel da arte na sociedade é contornar o vazio de forma mais sublime ou mais torpe, fazer com que o público se identifique, se emocione, se questione. O papel da arte é a existência da sociedade.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é ajudar o ócio a existir, a resistir.

Naiury Silva Santos de Araujo

O que me motiva é fazer parte de construções coletivas que toquem as pessoas levando informações, histórias e arte.

O papel da arte na sociedade é informar e transformar relações humanas. Isso se dá através do despertar do olhar sensível à causas, crenças, histórias e memórias, é um canal de expressão entre o espírito e a matéria.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é um portal de oportunidades, de crescimento, aperfeiçoamento e impulsionamento dos meus sonhos.

Pedro de Ávila Ribeiro

O que me motiva é a se dedicar mundo do teatro, é pode encontrar novos desafios e estímulos que vão além das tradicionais formas visuais de arte, levando em consideração minha formação. A interconexão entre a cenografia, a iluminação, a interpretação dos atores e a trilha sonora pode abrir portas para um vasto campo de possibilidades criativas. Acredito que a experiência teatral permite me permite explorar a narrativa de maneiras dinâmicas e incentivando a experimentação com diferentes elementos sensoriais.

O papel da arte na sociedade transcende a estética, assumindo a forma de uma linguagem de guerrilha. A arte não apenas revela narrativas ocultas, mas também transforma o espaço urbano em um palco de autenticidade. Para mim, a arte é uma ferramenta poderosa, uma expressão subversiva que, através de sua linguagem única, instiga diálogo e motiva a participação ativa na construção da sociedade.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é um privilégio incomparável. Esta instituição não apenas oferece uma educação de qualidade, mas também representa a oportunidade de imersão em um ambiente que tem moldado diversos artistas e profissionais bem-sucedidos. Estar no coração de São Paulo, no centro pulsante da cultura e da arte, é um diferencial significativo. A proximidade com teatros, espaços culturais e a diversidade da cidade proporcionam uma experiência única de aprendizado, enriquecendo não apenas o conhecimento teórico, mas também a prática artística. Estudar na SP Escola de Teatro é não apenas investir no desenvolvimento acadêmico, mas também se conectar diretamente com o cenário cultural vibrante de São Paulo, potencializando assim a formação de artistas completos e inseridos no contexto artístico contemporâneo.

Sara da Silva Zizuino

O que me motiva é o poder transformador que o teatro e a arte como um todo possuem. É olhar para meu passado, presente e futuro e não me enxergar em um mundo onde não posso me aventurar pelas diversas expressões artísticas. Quando entrei para o teatro pela primeira vez, foi para atender a um chamado para me conhecer e explorar a vida, desde então respiro esse mundo e me encanto cada dia mais.

O papel da arte na sociedade é o de enxergar o mundo e a realidade de uma forma diferente, encontrando maneiras de expressá-los e apresentá-los. Podendo ser considerada como uma necessidade humana e uma forma de manifestação social visto que a arte nos acompanha desde a pré-história. A arte então tende a representar a relação do ser humano com o mundo, onde ambos estão sempre em constante evolução.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a oportunidade de seguir um caminho que por muito tempo evitei pensar e olhar. Estudar e trabalhar com o que se ama é um desafio, mais desafiador ainda é descobrir que esse amor é pela arte, pois ser artista é saber que sua trajetória é de muita incerteza. Mesmo assim, creio que o que me move é a vontade de criar mundos e para alcançar o mundo é preciso iniciar a jornada.

Yaci Harumi Nakazone de Mello

O que me motiva é a possibilidade de construir histórias e experiências que tirem as pessoas (espectadores) de um estado cotidiano – mesmo que por apenas alguns instantes do dia – e as façam experienciar e refletir sobre qualquer aspecto da vida sob outra forma que não aquela estabelecida com a qual todos nós estamos acostumados a viver.

O papel da arte na sociedade é múltiplo: formar cidadãos mais humanizados, gerar renda, gerar valores humanos e políticos, representar a cultura de um povo ou de um local específico de uma cidade e questionar os valores estabelecidos – para citar alguns. Além disso, a arte nos serve para tornar suportável o banal e o cotidiano, de modo que a vida possa ser mais potente.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significa ter a possibilidade de aprender como desenvolver projetos com excelentes profissionais da área das artes cênicas, além de poder trocar experiências e criar contatos com outros estudantes que no futuro podem se tornar parceiros em projetos de espetáculos.

Gleicy Kelly Almeida Brandão Aronu

O que me motiva é aprender na prática como o teatro funciona por detrás das cortinas, isso porque sempre o experienciei na posição de espectadora e creio que do outro lado existe uma rede ampla de colaboração conjunta, o que é algo que me desperta o desejo de fazer parte, pois sei que poderá contribuir de modo significativo na minha esfera pessoal e me proporcionar outros modos de agir, pensar e criar que escapem da dinâmica individual.

O papel da arte na sociedade é fundamentalmente político, isso implica que toda e qualquer manifestação artística carrega em si um viés que condensa posições políticas e, assim sendo, induz ao pensamento crítico bem como provoca tensões na esfera social, estimulando a formação de debates de caráter urgente e que, em sua maioria, são intocados pelo senso comum.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa ter a oportunidade de expansão do meu saber acerca do teatro e das artes numa instituição que, por ter um programa de ensino diverso que se alinha com os meus interesses, pode me oferecer um vasto repertório, tanto prático como teórico, o que acredito que irá me qualificar enquanto uma profissional capacitada para realizar projetos profissionais e pessoais.

Sofia Lima Gava

O que me motiva é a admiração que tenho pelo teatro. Passei a assistir a peças e participar do processo do teatro mais intensamente dois anos atrás e me admirei com a capacidade de reinvenção que essa linguagem permite além de sua possibilidade criativa. Para mim o teatro tem capacidade de tocar o espectador de uma forma muito única que passei a valorizar muito depois da pandemia.

O papel da arte na sociedade é representar e transmitir a cultura de um grupo, comunidade, mas principalmente questionar valores e perspectivas. A arte representa o contexto cultural e político de uma época, sendo também um objeto de estudo para ler a sociedade em diversos momentos do mundo. É, também, uma ferramenta de aprendizado e divulgação de múltiplas realidades culturais e sociais.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa compreender mais sobre uma linguagem que eu admiro muito, representa a oportunidade de expandir a minha perspectiva criativa e poder me qualificar mais sobre assuntos que me interesso muito e os quais gostaria de exercer no futuro.

Angelica Martins de Oliveira Pereira

O que me motiva é a possibilidade de criar ideias de forma estimulante e artística de forma profissional, sendo o Teatro uma base para explorar as outras linguagens. Me motiva a experiência de contar infinitas histórias, representar diversas personalidades e inspirar as pessoas.

O papel da arte na sociedade é criar uma quebra de rotina, uma pausa na vida real para devolver a pessoa à realidade com algum novo despertar de consciência ou emoção. A arte é transformadora e tem o poder de unir, enobrecer, informar, aliviar, encantar e estimular a força de ação.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significa criar oportunidades. Me identifico com o pensamento crítico e pedagogia da autonomia fundamentada pelo educador Paulo Freire e proposta pela SP Escola de Teatro, segundo a qual “quem ensina aprende ao ensinar; e quem aprende ensina ao aprender”. Que a mim descreve muito bem o que venho experienciando nos últimos 10 anos como facilitadora e ao mesmo tempo eterna

Gabriela Gonçalves Celenti

O que me motiva é, entre todas as coisas, a autodescoberta. O teatro abre portas e possibilita que eu me redescubra diariamente, que viva diferentes experiências, aprendizados e perspectivas e me sinta acolhida em cada uma delas. O processo de criação teatral proporciona vivências singulares que me incentivam a ter um aprofundamento cada vez maior nessa área que tenho tanto apreço.

O papel da arte na sociedade é multifacetado e essencial para o desenvolvimento e compreensão de todos os povos e culturas ao redor do mundo. Com a arte, independentemente de seu estilo ou forma, é possível se manifestar e se expressar com autenticidade, contribuindo para a comunicação, criatividade, crítica, preservação e transformação da experiência humana.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é a continuação de um sonho que me acompanha há muitos anos e que finalmente pude encontrar o real sentido. É uma oportunidade única de desenvolver estudos e diálogos que levarei por toda minha vida, pessoal e profissional. É a abertura de caminhos e o início de novas jornadas, para que esse sonho nunca mais desapareça.

Karina Mayumi Uehara

O que me motiva é a expressão da arte em movimento, ao vivo e em cores. Arte generalista e de grupo, que faz refletir, transforma vidas e vai caminhando. A arte de comunicação e expressão dos mais diversos modos e essa grande transformação sempre em movimento.

O papel da arte na sociedade é transcender. Fugir do superficial e do óbvio. A arte, a partir da externalização de um sentimento ou ideia, transforma e provoca reflexões, essencial para quebra de paradigmas dentro de uma sociedade.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a realização de todas as potencialidades dentro da cenografia e figurino no teatro. É a constante construção de um sonho envolvido por conexões de grupo e suas potencialidades para se realizar um espetáculo.

Atuação

Ana Glaucia Cunha Silva

O que me motiva é ver que existe uma possibilidade que é possível acessar esse universo da arte e profissionalizar-me A cada dia cresce a população indígena dentro dessa cena e motiva mais é saber que posso ser parte dessa referência.

O papel da arte na sociedade é não deixar que as nossas vivências, historias, Tradições morra porque a arte faz sermos seres políticos, seres pensantes, seres que enxergam o mundo, a sociedade e as suas vivências de uma perspetiva sensível e humana. Porque a arte é um portal da expressão, seja ela das nossas conquistas, dores, lutas.

Estudar na sp escola de teatro para mim, é uma grande oportunidade de poder ocupar esse espaço e vivências, aprender e fazer diversas trocas além de poder, fazer uma ponte para que outros parentes possam acessar.
A sp escola de teatro é uma escola que admiro e almejo estudar, uma instituição de Referência e oportunidade para outros caminhos.

Beatriz Cristinni Azevedo dos Santos

O que me motiva é a vontade de trabalhar com arte de maneira profissional. Sendo artista do corpo, entendo que cada técnica ensinada oferece diversas ferramentas para somar ao fazer artístico. Além disso, a desvalorização do artista no Brasil é complexa, principalmente para uma mulher negra periférica. Assim, a dedicação faz parte do meu manifesto.

As Artes possuem diversos papéis na sociedade, entretanto, o que mais me interessa é o poder de denúncia e manifesto! As artes habitam corpos-casas-territórios e oferecem ferramentas para expurgar indignações e protestos. As artes acolhem, transformam e curam!

Para mim, estudar na SP Escola de Teatro significa a realização de um sonho! Desde que me iniciei profissionalmente no mundo da dança, percebi que as artes andam muito mais integradas. Essa ideia eurocentrica de categorizar e separar as artes já se esvaziou de sentido na minha caminhada. Assim, estudar na SPET significa iniciar essa trajetória, entendendo que existe um olhar para uma gestão decolonial nas linhas de estudo.

Danilo Narciso Neto

“O que me motiva é….” a possibilidade de usar meu corpo e voz para expressar mensagens que valem a pena. O teatro é tão antigo quanto a necessidade do ser humano de contar estórias; são elas que nos unem e inspiram transformações. O que me motiva é poder contá-las em um espaço de construção coletiva, em que troco experiências de vida com outros artistas e trago minha própria visão de mundo. Um lugar para oxigenar a criatividade, revisitar ideias antigas e formular algumas novas. Onde se pode ser quem é, sem amarras, e inspirar outros a pensarem por si próprios.

“O papel da arte na sociedade é…..” inspirar ideias que provocam transformações reais.

“Estudar na SP Escola de Teatro pra mim…” significa a oportunidade de integrar um espaço centralizado na troca entre artistas; de estudar em uma instituição pública de ensino, que representa uma grande conquista para a valorização da arte no Brasil. Justamente por isso, vejo na escola uma preocupação com a diversidade artística e com o papel do teatro para a sociedade. Além disso, a proposta da escola possibilita o contato com as diversas frentes por trás do espetáculo, conhecimentos que pretendo adquirir e passar adiante como ator.

Débora Astolfo de Lima

O que me motiva é fazer algo que amo e tenho prazer em estudar todos os dias. Aprender e me desenvolver para usar o conhecimento em atuação e conseguir transmitir uma mensagem para que as pessoas possam refletir, aprender, conhecer e se ressignificar ou transformar. E estou em um momento da vida que me possibilita novas escolhas e caminhos pessoais e por isso agora finalmente tenho tempo e muita vontade para adentrar e mergulhar na arte do teatro.

O papel da arte na sociedade é o de criar possibilidades. Acredito que por meio da arte conseguimos nos comunicar, seja com palavras, pinturas, corpo e voz, entre outras manifestações. Por meio dela somos capazes de expor pensamentos, sentimentos, angústias, conhecimento. Podemos ocupar espaços e diminuir distâncias, nos apropriar e conhecer as diversas possibilidades de forma ativa e criativa, a arte tem o papel de abrir caminhos para o novo e para uma nova conexão.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é ter a chance de aprender, compartilhar e trocar conhecimento com pessoas e áreas diferentes que tem o mesmo propósito. Estudar com profissionais conceituados cujas experiências podem fortalecer a minha formação. A aproximação direta com outros cursos (figurino e cenografia, direção, etc) nos torna mais completos. Além disso, acredito em uma educação gratuita, inclusiva, de qualidade e para todes.

Esther Patrícia de Oliveira Queiroz

O que me motiva é o fato de o teatro ter despertado meu lado artístico que permanecia adormecido por muitos anos. Desde quando decidi atuar tenho superado muitas inseguranças. Ele é o motivo de eu estar em São Paulo. Hoje estou me desafiando como pessoa e artista por causa do teatro. A cada dia ele tem me ajudado a vencer meus medos e me conectar comigo mesma e com o próximo.

O papel da arte na sociedade é diverso. Ela nos entretém, emociona, conecta, e expressa nossa subjetividade. Também nos estimula a questionar e refletir sobre a sociedade em que vivemos, a qual não é em sua totalidade contemplada pela arte, nem na representatividade de histórias, nem na sua contemplação. É necessário democratizar os espaços de produção artísticas para que toda a sociedade seja alcançada com o papel que ela desempenha.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significa estar em um ambiente onde vou poder adquirir mais ferramentas na tentativa de dominar minha arte e ganhar confiança como atriz, significa obter autorização para poder performar legalmente nos palcos, significa criar vínculos e trocar conhecimentos com professores e colegas, significa mais um passo em busca do meu sonho de levar a arte para aqueles que não possuem tantas oportunidades.

Fortes Mares da Silva

O que me motiva é a reflexão do outro,de mim, dos espaços… Ao pensar “teatro” reflito o mundo que vivo e suas possibilidades reais e imagináveis. Isso me motiva: o movimento de refletir e reconstruir realidades

O papel da arte na sociedade é o de nos permitir viver. A arte é intrínseca a tanta coisa que fazemos… Ela é parte de nós, desde a infância temos nossos processos criativos organicamente e por influências do mundo e das pessoas que vivemos. Podemos não viver artisticamente, mas vivemos com a arte em sua pluralidade.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma grande oportunidade. Saí de um interior de Sergipe e fiz teatro pela prática do fazer sem um processo consciente de tudo que fazia. Desejo estudar de forma mais técnica e profissional. A SP escola de teatro é uma referência que me desperta a alguns anos antes de vir morar em São Paulo.

Iolanda Ferreira Souza

O que me motiva é que no teatro eu trabalho pelo todo, penso nos outros e penso em mim também, existe um egoísmo e um coletivo nessa relação. Pelo outro porque, como público, eu acredito no poder que uma dinâmica bem construída pode despertar, fazer refletir, questionar. E como atriz porque posso ver todos em mim, aí descubro, percebo e sinto sobre mim e outros alguéns todos os dias.

O papel da arte na sociedade é tentar mudar um pouquinho o ciclo das coisas. Vivemos em tempos quadrados, cronometrados, divididos em turnos onde não se instiga o pensamento crítico. Nas mídias tudo é explícito, dado, rápido. No teatro um tiro não é só um tiro, na música um nota não é só uma nota, na dança um movimento não é só um movimento. Tudo é símbolo, tudo conta uma história, tudo instiga.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim nesse momento é o que falta para finalização de um ciclo de estudos. Eu fiz um curso de teatro e o último ano, o que acontece a montagem e finalmente temos a experiência de grupo, produção, criação e contato com outras áreas do teatro, foi durante a pandemia, ou seja, não aconteceu. Acredito que a SP é o melhor lugar para eu começar a explorar essas vivências.

Jamile Mendes Cazumbá

O que me motiva a me dedicar ao teatro é dar continuidade ao que há anos venho investigando, o meu corpo e os outros corpos que estão em fricção com o meu. Investigando o corpo em cena e a representação. Então, uma das coisas que me instigam neste sentido é a busca por ferramentas, técnicas, estrutura, acompanhamento, que vão dar suporte para essas pesquisas.

O papel da arte na sociedade – para além dos termos já estabelecidos dentro de uma perspectiva político-social, a arte para mim é um lugar de possibilidade. E para pessoas como eu, que sempre estiveram/estão expostas à vulnerabilidade, ter um lugar de possibilidade é reorganizar a estrutura física, cognitiva, psíquica do sonho e do desejo, peças-chave no desenvolvimento da vida, propondo também ao reflexo do tempo, um lugar de elaboração, discussão, crítica.

Estudar na SP Escola de Teatro, para mim, significa uma grande oportunidade de realizar um grande desejo, um sonho: estar num ambiente institucional de formação das artes cênicas.

Júlia Brandão Costa

O que me motiva a me dedicar no teatro é me abrir pra outras possibilidades de expressão e consequentemente outras formas de comunicação com o outro. Atuo dentro do universo da dança contemporânea e tenho uma crítica inquietante ao meio, pois sinto que é um espaço elitista e que não aproxima diversos públicos dessa manifestação. Com o teatro busco expandir minhas ferramentas, com o objetivo de mesclar essas linguagens e deixar meu corpo e meu fazer artístico mais amplo e potente.

O papel da arte na sociedade é oferecer meios de transformação e criar utopias, lugares possíveis, expandir o imaginário e desfazer hierarquias sociais. Mas se faz isso de repertório social coletivo pra se conectar com camadas nossas que as vezes nem conseguimos explicar e a criação chega em nós pelo campo do sensível. Arte é política e deve distribuir sua mensagem de forma acessível, para que cumpra seu papel real de transformação, reflexão e questionamento.

Estudar na SP Escola de Teatro é um lugar de acesso por oferecer um ensino técnico de qualidade, de forma gratuita e é uma escola que se coloca dentro dos debates atuais. Se capacitar em arte num país subdesenvolvido é uma realidade filtrada pra poucos, a SP será uma oportunidade da qual sempre almejava mas me via distante e agora dentro da minha realidade atual se faz possível.

Rodrigo Medinilla Camargo Santos

O que me motiva é não conseguir me sentir bem fora do teatro. Não consigo me imaginar fazendo outra coisa que não seja teatro, não me vejo em outro lugar. Então minha motivação é saber que eu pertenço a esse lugar e não vivo sem.

O papel da arte na sociedade é salvação. Muito mais que entretenimento a arte leva consciência pra população, faz pensar, faz você remodelar vários fatores sociais.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é um grande passo na minha carreira, é uma abertura de portas, e acima de tudo uma grande oportunidade de me aperfeiçoar como artista.

SuyaTatsuya Ito

O que me motiva a me dedicar ao teatro acredito que seja principalmente por ser uma arte que envolve o corpo, algo que é de extrema importância para mim e que reivindico todos os dias para a minha existência. Também há o motivo da paixão por artes cênicas em si, no qual nasceu do cinema e agora também permeia no teatro.

A arte para a sociedade possui , acredito, um papel de estabelecer um diálogo. Não só verbalmente, mas o poder de se comunicar de todas as formas que atinge inúmeras pessoas, ser um meio para a interação da sociedade com ela mesma, a arte cumpre esse papel.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significaria o início de muitos aprendizados, muitos acertos e erros, interações, experiências e, claro, sonhos. Seria o novo de tudo que estou disposta a começar.

Thainá Silva Leão

O que me motiva é capacidade que o teatro tem de comunicar algo interno para o mundo, esta dentre tantas motivações é a que mais me impulsiona e deriva do conceito de que “o teatro é para o outro”, as apresentações e representações são pensadas para que outras pessoas vejam, presenciem e a partir da incitação causada visitem seu interior de forma que seja capaz de gerar um sentimento, acessar uma memória, uma sensação através da arte e cada um pode ser acessado de várias formas a partir da sua própria vivência e bagagem individual, cada pessoa sai de uma peça diferente da maneira como entrou, é este conceito de revelar e transformar o outro que me impulsiona.

O papel da arte na sociedade vem como uma maneira do ser humano expressar o seu interior no mundo, suas ideias, sentimentos, opiniões e reivindicações. Existem e existiram diferentes sociedades com diferentes costumes e conceitos, e a arte está presente em todas elas, a arte tem a capacidade de perpassar por diferentes classes, raças, nações seja através do entretenimento ou da reflexão das angústias do ser humano. A arte resiste a séculos, ultrapassou gerações e conseguiu conectar e dialogar com os tempos atuais, seja ela no teatro, na música, nas artes visuais, na dança é a expressão do ser humano, de suas lutas internas e externas.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é poder me dedicar a arte teatral em um lugar que reúne tantas histórias, existências e resistências para além da técnica mecânica, vazia e que valoriza apenas a forma e não o conteúdo, é poder pertencer e integrar um espaço de possibilidades, imbuir-se de outras narrativas, doar parte da minha história e dialogar com outras vivências pois a arte está em constante movimento, o teatro é vivo e a SP Escola de Teatro é onde a arte pode ser vivida juntamente com a técnica substancial, consistente e com o ensino.

Thiago de Oliveira Santos

O que me motiva, além de entreter um público, é saber (imaginar) que tenho em minhas mãos uma poderosa ferramenta que me faz modificar a vida das pessoas pois, por mais que não tenhamos a consciência disso durante o ato, somos capazes de semear idéias e conceitos, trazendo para o jogo, assuntos que não são discutidos, coisas que são, intencionalmente, jogadas para debaixo dos panos.

O papel da arte na sociedade é questionar, subverter, surpreender e suplantar. Somos átomos vivos numa mesma esfera. A(s)cendendo feito foguete e disparando chamas ao nosso redor. A arte é um composto de engrenagens alimentada por tudo que existe ao redor, com o único propósito de fazer a grande Máquina girar e, ao mesmo tempo, questionar o porquê da existência daquilo. Arte = Movimento.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a realização de um plano que tenho há dez anos, quando a conheci,. Plano interrompido por questões alheias à minha vontade. Chance que tenho de experimentar, ousar, usar, criar e, talvez, ter a certeza que realmente nasci para estar em cima de um palco. A SP Escola de Teatro é a minha chance de provar para mim mesmo que estou no caminho certo.

Kleyton Breda

O que me motiva a fazer teatro, é a possibilidade imensurável, de um contato direto, com o que há de mais íntimo e intransferível. É a amálgama perfeita entre o que é dito e feito, com a complicidade de uma pessoa outra, receber. É a legitimidade de se fazer, sentir. E por consequência, atribuir nossas sentenças, as por venturas da vida, que nos exige posição. Acredito num teatro de quintal. Onde a gente lava roupa suja e faz churrasco no domingo.

O papel da arte na sociedade é gerar demarcadores de trajetórias coletivas. Mesmo que muitas vezes, parta do pensamento individual, acredito que a fluência que se dá na hora da construção, de toda e qualquer obra de arte, ali está imbricado cultura, questões sociais, de gênero e econômicas. Então a arte acaba sendo o resultado de uma vida coletiva e em andamento. E dentro de todo processo coletivo é preciso que se faça auto-avaliação. E a arte cumpre esse papel, de ampliar, de falar em voz alta, os argumentos coletivos vigentes. Concordando com eles, ou não.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é muito simbólico. Acredito que ter a possibilidade real e concreta de estar e fruir em uma escola de teatro, hoje, é sem dúvida uma vitória. Contribuir para a construção de uma escola diversa e acolhedora para todas as pessoas é muito satisfatório. Por já ter passado pela escola em outro momento e em outro curso, acredito que vou conseguir aproveitar e trocar muito mais com as pessoas. Passa muito rápido.

Valquiria Pimentel

O que me motiva é que eu já tive alguma experiência em TV, cinema, canto, teatro amador e literatura. Recentemente participei de uma oficina de teatro do Oprimido. Adquiri um bom conhecimento ao longo da minha vida trajetória e gostaria de compartilhar com outras pessoas e apreender as técnicas teatrais para poder atuar

O papel na arte na sociedade é estabelecer um diálogo com o meio social em que vive para se expressar. Por meio de suas representações, a arte procura compreender as características da sociedade e é uma forma de manifestação social. E o teatro expõe, analisa, problematiza, os sentimentos e as emoções humanas.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é participar de uma escola pública reconhecida,importante para a formação de atores, com corpo docente qualificado, como os atores dos Parlapatões. Sua proposta artística e pedagógica possibilita um olhar para a diversidade do mundo, o contato com a diversidade das pessoas, promovendo a criação artística e construção de conhecimentos.

Iluminação

Andre Perini Viana

O que me motiva é o senso de coletividade, compartilhamento de ideias e ideais com o objetivo de expressar sentimentos, críticas e denúncias.

O papel da arte na sociedade é lançar luz sobre questões invisíveis para provocar reflexão e transformações no campo político e estético das comunidades.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é uma oportunidade de acesso ao saber e ao fazer artístico e cultural, a fim de me aprofundar em processos de leituras e narrativas estabelecidas, buscando uma desconstrução emancipatória.

Bianca Ambrósio Contin

O que me motiva é contar histórias e mostrar a potência inexplorada do ser humano através das artes. O teatro é como um imaginário onde tudo pode acontecer, portanto, há a possibilidade de ser afetada enquanto afeto outras pessoas e ainda poder expressar o que eu sinto através da iluminação e utilizar essa linguagem para me comunicar com outras áreas.

O papel da arte na sociedade é dar abertura para conflitos a fim de transformar os pensamentos de um indivíduo fazendo com que uma pessoa saia do teatro em um estado diferente do que quando entrou.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é uma grande oportunidade de estudar iluminação como uma linguagem que me permite me comunicar com outras linguagens do teatro como atuação, direção, entre outras e o que eu quero expressar no teatro para a plateia. Além disso, busco aprender tanto a teoria como a prática e saber quais as possibilidades do uso da luz.

Daniel José Gomes da Costa Prata

O que me motiva é a necessidade de manter acessa a chama que arde dentro de mim para não me transformar no crepúsculo que não vive, mas apenas sobrevive ao cotidiano em direção ao próprio fim.

O papel da arte na sociedade é despertar a chama do indivíduo permitindo que este se torne mais consciente de seus desejos, suas escolhas, seu contexto, sua história, sua vida.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa me aprofundar no cotidiano teatral para além da minha bolha criativa. Aprender técnicas que desconheço e que me permitirão manejar melhor e de maneira mais versátil os recursos cênicos, interagir com a diversidade de
profissionais e perceber o meu próprio caminho para solucionar problemas técnicos e desafios que venham a surgir.

Evelen Karina Carneiro de Castro

Minha motivação perpassa alguns caminhos, o caminho do deleite de vivenciar o mundo do teatro a partir de quem o faz, o caminho do espectador e o caminho do entusiasta. Meus olhos brilharem ao esta diante do palco ou realizando algo voltado ao teatro e ao audiovisual. É o que me “fisga”, sendo assim, não vejo melhor motivação para a minha vontade e dedicação.

A arte a grosso modo tem o papel de trazer os olhares para determinados assuntos de uma forma criativa, direta, incisiva, crítica e por vezes dolorosa. A arte é transformação e plasticidade. E toca em pontos da nossa humanidade que não alcançamos sozinhos, o papel da arte em resumo seria, a sua capacidade de trazer a subjetividade e transformá-la em “forma” ser o mecanismo o qual toda a sociedade pode ser representada e tocada através da subjetividade

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é abraçar uma oportunidade de qualificação profissional e realização pessoal enquanto artista em formação, bem como poder estar em contato com diversos artistas e profissionais dos mais variados seguimentos das artes de palco e assim expandir os meus contatos e parcerias, com possibilidade de criar laços genuínos e fraternos.

Everaldo Alves Feitoza

O que me motiva é a oportunidade de certa forma estar envolvido em uma área onde a cultura se manifesta de diversas formas e jeitos, e isto é um importante fator dentro da nossa sociedade.

O papel da arte na sociedade é exercer diversos significados para a humanidade que precisa da arte como meio de sobrevivência e entendimento como homem dentro deste conceito, pois a arte transforma a vida das pessoas dando significado para a sua existência.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim tem um significado muito especial porque é uma escola com um diferencial além de preparar o aluno para uma realidade diferente das demais , também proporciona ao aluno vivenciar o mundo da arte e asssim vai começar a olhar a sociedade como um todo, com um olhar diferenciado, ou seja, um olhar voltado para a cultura e a sua importância para a sociedade.

Luna Bernardi de Marco Porto Mendonça

O que me motiva é que de todas as áreas artísticas que eu me envolvi o teatro foi a que mais me acolheu, o que me motiva é a vivência, a troca de artista para artista e de artista para público através da arte.

O papel da arte na sociedade é transformar, é aconchegar, é resistir e fazer sentir. O papel da arte é se expressar e trazer reflexão, mantendo a humanidade sã em um mundo adoecido pela própria humanidade.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim, é estar vivenciando o sonho de estudar algo que amo e que me faz sentido, estar em contato com pessoas que buscam o mesmo e experienciar, aprender e crescer cada vez mais como artista.

Marcella Cedro Dourado

O que me motiva é poder desenvolver habilidades interpessoais, aprimorar a autoconfiança e obter experiências de aprendizado práticas. Estar presente no teatro também permite a conexão com o público, provocando reações e reflexões com a iluminação. Além disso, dedicar-se a essa área me permite explorar a arte, tecnologia e transmitir um papel essencial na criação de experiências memoráveis.

O papel da arte na sociedade é diversificado e essencial. A arte serve como meio de expressão, comunicação de ideias, emoções e experiências. Além disso, a arte pode agir como uma força para mudanças sociais, através da pintura, música, teatro e literatura, a arte proporciona o entendimento da condição humana. Ela desenvolve um papel essencial na construção de sociedades culturalmente ricas.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos técnicos, criativos e pessoais e assim desenvolver habilidades que me insiram no mercado de trabalho. Além disso, construir uma rede de contatos com profissionais, colegas e professores.

Nero Heike

O que me motiva a me dedicar ao teatro é a possibilidade de explorar a criatividade através do diálogo e trabalho em grupo. Entendo o teatro como possibilidade de refletir criticamente sobre o mundo em que vivemos e sobre aqueles que imaginamos. Dentro disso, a iluminação traz a ênfase na composição visual sobre os elementos abordados e cria atmosferas que contribuem para reverberar as emoções.

O papel da arte na sociedade é possibilitar o diálogo entre distintos agentes da população através da sensibilidade, de forma a proporcionar reflexão, disseminação cultural, entretenimento e autoidentificação. É um convite ao olhar crítico não somente sobre as pautas abordadas na obra, mas sobre a sociedade, as relações humanas e suas reverberações.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa desenvolver conhecimento técnico em um ambiente acessível, com abertura para cultivar a criatividade e inovação em um espaço que respeita a diversidade e valoriza as vozes de diferentes camadas sociais. Também me interessa na escola o cultivo da autonomia artística e o incentivo ao seu papel de investigador social junto aos seus colegas criando cenários que despertam a reflexão e debate.

Rafaela Maciel dos Santos Penalva

O que me motiva é o amor! Fiquei receosa em enviar essa resposta por aparentar ser muito piegas, mas é a verdade!
O que me motiva no teatro é o meu amor pelas artes, quando falo em amor também falo em disposição; e isso resulta na minha vontade de aprender as técnicas buscando aperfeiçoá-las.

O papel da arte na sociedade é gerar alguma forma de impacto, seja ele confortável ou não. E o artista, como fazedor de arte, adquire um olhar sensível buscando habilidades para promover sensações e reflexões de diversos tipos de experiências, que contemplem a necessidade de determinado grupo de pessoas.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significa ter acesso a um estudo de qualidade, que irá me preparar para ser uma prestadora de serviço no mercado da produção teatral.

Sabrina Andrade da Silva

O que me motiva é adquirir conhecimento no curso que anseio estudar, estar aberta à novas experiências e interações sociais, ultrapassar barreiras e poder colocar em prática a minha criatividade.

O papel da arte na sociedade é quebrar e construir visões sociais e tem como objetivo usar diversas formas de comunicação para compreensão da população, estimulando e inspirando a criatividade e o pensamento crítico o que nos leva a interpretar e questionar.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma grande oportunidade de
conhecimento e de ultrapassar barreiras pessoais.

Wanessa Oliveira Di Guimarães

O que me motiva é que as artes teatrais são um meio singular e único de criar a partir da presença, do coletivo, de se relacionar e ainda de se comunicar de uma forma que irrompe o tempo presente, a lógica imposta. A cena tem o poder de instaurar um lugar de encontro e encanto entre os corpos e um todo possível de desdobramentos, capaz de iluminar cômodos escuros e esquecidos dentro de cada um de nós e isso me magnetiza.

O papel da arte na sociedade é ser meio de expressão criativa que exercite a estesia, a fruição e a crítica, nutrindo e mantendo viva a dimensão estética na vida das pessoas. Dimensão esta que evoca a atitude sensível e a esperança, que instiga a experimentação, que é afeita ao plural, contrária à indiferença, ao conformismo e à massificação da sensibilidade pela indústria cultural. Assim, tem o poder de subverter o sistema hegemônico e combater o autoritarismo.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é poder me reencontrar com o estudo da Arte e da luz na cena de forma mais sistematizada, mediada por professores que, certamente, me auxiliarão a sanar fragilidades e lacunas no meu repertório, principalmente o técnico. Eu também acredito muito na potência da troca e da rede entre parceiros de turma de todas as linhas de estudo, importantíssimas pra expansão e aprofundamento nesta área que, verdadeiramente, me fascina, me move e me inquieta.

Direção

Allison Lourenços dos Santos

O que me motiva a se dedicar ao teatro, é descobrir outras possibilidades de visão de mundo e poder experimentar um pouco delas, saber que posso trabalhar com a repetição e mesmo assim está experimentando a efemeridade do momento, é a “Alegria dos que não sabem e descobrem.” ( Oswald de Andrade). Esse é meu combustível para devotar-se ao teatro.

O papel da arte na sociedade é o de dar forma aos nossos sentimentos.O mundo sem arte, é um mundo sem sentimentos.E Como diz Alcione na música Pintura sem Arte: “ Não basta fazer uma linda canção,Pra cantar samba se precisa muito mais,O samba é lamento, é sofrimento, é fuga dos meus ais..” Por isso acredito na arte.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é dar corpo a um desejo que às vezes parece até ser utópico, é a realização de um sonho, é o desejo de ocupar um espaço/cargo que foi-me negado,por ser periférico. É a possibilidade de me aprofundar teoricamente na Direção teatral, para poder produzir uma arte periférica.

Bárbara Roma Fadil

O que me motiva é que o teatro é uma forma de arte urgente, capaz de abrir debates sobre o “aqui e agora”, além de ser uma arte da presença dos atores, de provocações, aproximações e atravessamentos.

O papel da arte na sociedade é conectar os seres humanos espiritualmente.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significa estar em um ambiente democrático de aprendizado e trocas entre artistas e no qual a arte é investigada com liberdade e paixão.

Caio Cesar Gama dos Santos

Durante 15 anos da minha vida me dediquei ao mundo corporativo, onde construí uma sólida carreira. Porém, no ano passado, renunciei a este posto para canalizar minha energia em minha carreira de ator, professor e diretor de teatro. Posso garantir que nunca me senti tão realizado quanto estou hoje. O teatro transforma quem o faz e quem o consome. Estar envolvido com o teatro é fazer parte dessa transformação.

Uma sociedade sem arte é uma sociedade sem história, sem identidade e sem cultura. A arte traz a possibilidade de expressão do povo, bem como a oportunidade de reflexão e transformação humana. A arte melhora o bem estar individual e coletivo.

Sempre tive ótimas referências de pessoas que estudaram na SP Escola de Teatro e sei que será um divisor de águas ter em meu currículo artístico a formação com vocês. Poder ingressar, desenvolver e concluir o curso em Direção significará uma consolidação artística/acadêmica em minha carreira.

Daniel Ramos Clude

O que me motiva é a expansão de horizontes que o teatro nos proporciona, sua capacidade de colocar uma lente sobre a multiplicidade da vida, podendo nos abrir para reflexões e despertar espaços de transformações.

O papel da arte na sociedade é de sensibilizar os sujeitos às diferentes possibilidades da experiência humana, assim como ser um meio de expressão da vida humana em diferentes épocas e sociedades.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a oportunidade de habitar novos espaços, conhecer novos horizontes e encontrar novas ações com as quais eu possa trabalhar e me dedicar coletivamente.

Eduardo Otavio Estefano Motta Machado

O que me motiva é a possibilidade do novo, a minha transformação e a de quem assiste. Mudar e enxergar de outra forma tudo ao meu redor, sentir o poder da renovação surgindo em toda arte e ver passar pra quem interage e/ou assiste a força transformadora e catártica acertar mais um jovem como eu.

O papel da arte na sociedade é ao mesmo tempo, todos e nenhum. A arte é uma necessidade da nossa espécie, alo intrínseco ao ser. Ela é responsável por olhar pra a experiência humana e relatar, questionar, atacar, acudir, ignorar e comunicar o que vivenciamos. Sem ela não seríamos capazes de lidar com o fado da consciência.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a possibilidade de conhecer e aprender com outras formas do fazer teatral, podendo assim, expor mas também evoluir o meu modo de ver o teatro, buscando assim, gerar em conjunto dos meus futuros colegas, as mudanças e outros efeitos que o teatro é capaz de realizar dentro e fora de cena.

Evandro de França Casarin

O que me motiva é saber que está é única coisa que sei fazer e que através desse poder temporal, a caixa do teatro, posso remodelar a realidade fazendo crescer na mente de quem assiste múltiplas formas de vida.

O papel da arte na sociedade é nos dar um motivo para viver, garantir nosso futuro, nos relembrando o passado fazendo com que através de nossas histórias possamos desejar e desenhar novos mundo, sendo esse o poder secreto mais mágico e perigoso que possuímos.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a possibilidade de conectar-me com pessoas que acredito estarem na mesma época temporal e de mesmo desejo de construção artística para com nosso futuro, poder conectar-me com um meio inteiramente voltado ao fazer teatral.

Letícia Caldeira dos Santos

O que me motiva é a potência de transformação da realidade com a imensidão dentro do teatro: como as diferentes histórias, formas de montar um espetáculo e as diversas funções que podemos ocupar mudam o jeito que vemos o mundo e vivemos nele; a metamorfose do teatro se estende desde a área da educação até a autopercepção ao presenciar uma peça.

O papel da arte na sociedade vai muito além da presença em espetáculos, museus, concertos; a ida ao teatro, por exemplo, é a “tarefa” que surge na última etapa do processo. A sociedade deve estar presente defendendo e garantindo espaço – físico e intelectual – para que a arte possa continuar crescendo, investindo em escolas/oficinas ou nas infraestruturas que, por muitas vezes, acabam sucateadas, exemplificando.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma grande oportunidade para garantir o meu espaço na arte, vejo que através dos estudos construo a mim mesma uma profissional que sabe lidar com as adversidades e provocações que temos na área teatral. É por meio da SP Escola de Teatro que aprendo a ser uma artista criativa e com credibilidade, seriedade e ética.

Lucas Mendonça Sodré

O que me motiva é algo que não sei explicar direito. Sempre admirei as artes cênicas, porém demorei bastante pra me reconhecer como artista. Eu me formei técnico em Agronegócio e bacharel em Direito, mas nunca me senti realizado com o que eu estava fazendo. Meu subconsciente sempre me cutucava para migrar para o teatro, mas antes parecia ser algo inalcançável. Mesmo sendo o caminho mais difícil, mesmo com todos debochando ou impondo para que eu seguisse outro caminho, mesmo sendo incompreendido, continuo firme dando um passo de cada vez. O que me motiva a me dedicar ao teatro é a certeza de que eu só posso ser feliz fazendo o que eu realmente gosto. Se for necessário eu me mudo, eu saio do meu conforto de casa, eu enfrento a saudade da minha família e dos meus amigos, eu supero adversidades. Eu faço o que for necessário para me sentir completo profissionalmente. Não é uma escolha, é uma necessidade da minha alma.

O papel da arte na sociedade é de confortar, de conscientizar, de entreter, de despertar emoções, de contar histórias, de representar cotidianos, de divertir, de gerar identificação, de ensinar, de debater, de refletir, de transformar… A maioria das pessoas não tem tempo ou costume de se reconhecer, de analisar as suas emoções, de se colocar no lugar de outras pessoas ou de outras situações. A arte ajuda nesse sentido. Quando produzimos filmes, peças de teatro, músicas etc, nós fazemos pontes para facilitar o “acesso” das pessoas. Acesso a histórias desconhecidas, a sentimentos que são ignorados, a um conforto de identificação, a reflexões, a gargalhadas desestressantes e muito mais. Manifestações artísticas são encontradas em todos os povos, em todos os lugares e em todos os tempos. A arte é uma necessidade humana, é o que nos torna especiais. Sem arte a sociedade colapsaria.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é meu maior sonho atualmente. Sei o valor de estudar em uma das maiores instituições de ensino teatral da América Latina, com pessoas realmente interessadas e com professores altamente qualificados. O meu desejo é vivenciar uma experiência teatral completa e aprender sobre todas as engrenagens teatrais. A SP possui um ensino conectado e diverso. Além disso, oferece vários cursos extracurriculares. Fora o inquestionável valor institucional, necessito de escola pública para me formar. Não tenho condições financeiras para pagar escolas particulares.

Matheus Coneza de Albuquerque

“O que me motiva é….”
A esperança na transformação, acredito que meros detalhes na história, que sejam mundanos ou não, são reformadores e isso me encoraja.

“O papel da arte na sociedade é…..”
Explorar a natureza humana, tirá-los do estado de automação, para que pensem e repenssem; fazer com que se lembrem que estão vivos através de sentimentos e sensações.

“Estudar na SP Escola de Teatro pra mim…”
É poder partilhar vivências e aprendizagens únicas; captar a essência do teatro e ter acesso à comunicação com orientadores exemplares.

Ravenna Veiga dos Santos

O que me motiva é, na sociedade do “à distância” e do ”pra ontem”, a característica que o teatro possui de se construir no aqui e agora. Uma apresentação jamais é igual a outra. O teatro é irreversível, pois suas ações são únicas e irreversíveis. A diferença, por exemplo, entre a dilatação das ações, por mais marcada que seja a cena e decorado que seja o texto, sempre cria uma experiência nova e viva, produzindo a sensação de renascimento e morte a cada apresentação. Além de vivo e irreversível, o teatro é coletivo. Alguns de nós são multiartistas, atuam, concebem visualidades e texto, mas ainda que tudo isso seja feito por uma só pessoa, o teatro não existe sem público. Ele carrega potências de transformação urgentes para a sociedade: o presente do presente e a coletividade.

O papel da arte na sociedade é ampliar as possibilidades do real, estruturando signos e produzindo sentidos que podem extrapolar a percepção cotidiana que naturaliza estruturas, formas de se dizer, de conhecer e de ler o mundo. A arte proporciona a experiência de articular e rearticular imagens, corpos e produzir entendimentos a partir do desconforto evitado por uma sociedade que privilegia o apaziguamento das contradições para o bem da produtividade. Alguns lugares do sensível não podem ser acessados apenas por palavras objetivas e técnicas e a arte também pode produzir empatia e aproximar pessoas e mundos através de seus processos de tradução e transcriação. Ela é, portanto, uma forma não apenas de conhecimento, mas de aproximação de realidades e experiências.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a possibilidade de construir redes profissionais, criativas e afetivas. Acredito muito no processo pedagógico da escola, pois coloca o estudante como um artista em exercício, que deve produzir considerando seus colegas como outros artistas que colaboram, cada um com seu conhecimento e potencialidade. Embora já tenha feito alguns trabalhos de direção, vejo a SP Escola de Teatro como uma possibilidade de refletir sobre o fazer artístico, ganhar referências e aprender com pessoas que tem uma carreira extensa e muito a compartilhar, mas também ter contato com outros estudantes que trarão percepções diferentes das minhas, o que num processo criativo enriquece a todos, uma vez que o modelo de ensino proposto e constrói na criação, fugindo do modelo tradicional da sala de aula.

Humor

Alana Reis de Souza

O que me motiva a me dedicar ao teatro é a satisfação de estudar o que há muito tempo desejo. Sempre soube que estudaria as artes e seria artista, confesso que não tinha claro os caminhos possíveis. Talvez a desinformação, a falta de referências e clareza das possibilidades me levaram a outros percursos (dos quais sou muito grata), mas distantes desse sonho meu. Agora, me despeço e desvencilho da breve carreira que construí como arquiteta e imerjo nesse processo de sinceridade comigo.

O papel da arte na sociedade é promover o sentimento de pertencimento e comunhão nas pessoas com experiências participativas, expositivas, reflexivas e/ou representativas quanto a localidade, ancestralidade, existência, política e sociedade e além disso proporciona entretenimento, diversão e descontração. A arte é produto do povo e para ele se volta, sendo essencial na construção da memória, identidade e da história humana.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa uma grande oportunidade de aprendizado, autoconhecimento e prática teatral. Almejo estudar o que entendo ser uma potência em mim e acredito que a metodologia e abordagem da escola pode somar nesse meu processo que se inicia.

Alexandre Borges do Nascimento

O que me motiva é a possibilidade de viver mil vidas em uma só, de estar em um lugar de ser humano que se constrói e reconstrói.

O papel da arte na sociedade é de preservar as tradições culturais de um povo para as novas gerações, e para além disso, permitir a imersão de uma plateia para um mundo utópico.

Estudar na SP Escola de teatro pra mim é a oportunidade de estar imerso numa formação composta por pessoas de culturas e realidades diferentes das minhas, consequentemente ampliando minha visão de mundo como artista, mas principalmente, como humano.

Allan Oliveira da Silva

O que me motiva é a liberdade de expressão holística e a oportunidade de explorar questões introspectivas em um contexto social. O teatro, como ferramenta, tem o poder de co-criar realidades alinhadas com minhas convicções, permitindo-me transformar e ser transformado pelo mundo, o que me encanta profundamente.

Na minha visão, o papel da arte na sociedade é ampliar as fronteiras da percepção e promover uma compreensão mais profunda do mundo que nos cerca. A linguagem artística, como expressão essencial da cultura, se manifesta de maneiras diversas, proporcionando espaço para a criação, a reinvenção e a coletiva ressignificação de possibilidades e narrativas.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim significa ocupar um espaço enriquecedor adquirindo conhecimentos poderosos para atuar como ator, educador e cidadão. Consciente das barreiras sociais ligadas a classe e raça que cercam o acesso ao teatro, minha jornada carrega a responsabilidade ética de fortalecer minha existência em prol do que represento e apropriar-me do teatro como uma prática transformadora.

Barbara Cristina Oliveira da Silva

O que me motiva a me dedicar ao teatro é a curiosidade e o desejo de imaginar novos mundos. Além disso, o fazer teatral carrega consigo uma urgência de falar sobre o tempo do agora, essa urgência coletiva de contar histórias apagadas, urgência de luta, urgência de transformação e também foi no teatro que descobri minha forma de me colocar no mundo, aprendi na raiz o que é uma coletiva. Por fim, o que me motiva a estudar e fazer teatro, é ver que essa arte milenar tem o poder e a magia de construir espaços de comunidade, sensibilidade e de riso que vinga mudança.

O papel da arte na sociedade é registrar, de forma lúdica, poética e crítica, a história de um povo, é provocar a sensibilidade daquele que vivencia a arte, seja como criador ou apreciador. Quando o ser humano é consciente da sua sensibilidade, ele se dignifica, passa a reconhecer e conhecer – de forma individual e coletiva – toda sua diversidade, subjetividade, sentidos, opiniões, sonhos e necessidades. Além disso, a arte é crucial no processo da construção da cidadania, uma vez que esta precisa ser crítica, ativa e sensível.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é saber que estou em um espaço de pesquisa, onde posso experimentar e aprender com as educadoras, educadores e estudantes. Significa também um espaço de crescimento e exercício da ousadia, pois pelo o que vivenciei na SP através dos cursos de extensão, ela se faz como um espaço que acolhe e estimula experimentações em cena e também trabalha muito em coletivo unindo os cursos da escola, essa relação com os demais cursos é essencial para aprender mais sobre o fazer teatral, pensando tanto na esfera do espaço de formação, como também, prospectando o mercado de trabalho.

Camila Johann Argenton

O que me motiva é que o teatro me traz sensações que eu não encontro em nenhum outro lugar, fazendo qualquer outra coisa. É um prazer inexplicável. Quando estou no palco, parece que eu cresço, eu expando, me sinto maior. E além de todas as coisas boas que o teatro me faz sentir, sei que de alguma forma, através dele, eu posso fazer alguma diferença no mundo ou pelo menos na vida de alguém, tocando o coração das pessoas, ou fazendo elas rirem.

O papel da arte na sociedade é expor, instigar, criticar, fazer pensar, gerar sensações, transformar, causar reflexão e conexão entre as pessoas.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim, vai além de eu estar buscando mais conhecimento, é me desafiar, é acreditar que eu consigo, é conhecer e trocar com gente massa, é me transformar, crescer, me descobrir, me entregar e me sentir mais preparada e confiante para transformar através da arte.

Isadora Rodrigues Souza E Silva

O que me motiva é que eu só consigo me sentir realizada estudando e
fazendo teatro. Além disso, eu acredito muito no poder de transformação que ele causa e penso que a comunicação é primordial para gerar identificação, reflexão e com isso, a transformação pessoal e coletiva.

O papel da arte na sociedade é desenvolver o pensamento crítico e levar
informações que são ocultas pelo poder público e demais meios de
comunicação.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma excelente oportunidade de
conexão e troca com outros artistas. É um lugar para aprender e me investigar como atriz em outras linguagens, como o humor, que é uma área que me interesso muito.

José Arquibaldo Ferreira

“O que me motiva é….” a possibilidade de usar meus recursos corporais como instrumentos de comunicação de sentimentos e emoções de maneira que provoquem e promovam reflexões inquietantes nos espectadores. Dessa forma, estes possam dialogar com o que está sendo encenado e, chorando ou rindo, tirem suas próprias conclusões ou enxerguem no Teatro a sua válvula de escape no seu dia-a-dia e tornem-se o sujeito da ação.

“O papel da arte na sociedade é…..” o alimento d’alma, com ela e por ela, é trabalhada a sensibilidade dos artistas e espectadores, tornando-os sujeitos empáticos, e com isso, atuantes na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

“Estudar na SP Escola de Teatro pra mim…” é a oportunidade de aprofundar e adquirir novos conhecimentos na relação com os envolvidos nesse processo, tornando-me por meio da teoria e prática um profissional sensível às questões artísticas e sociais. É o meio de imergir, plenamente na arte teatral e, neste caso, adquirir recursos do universo cômico proporcionando aos meus espectadores sentimentos e emoções.

Lucas Abdalla Antonio de Almeida

O que me motiva é o amor às Artes! Sou apaixonado pelo Teatro, bem como pelas Artes, desde muito novo, atuando em peças na Escola, fazendo apresentações na Igreja, e também como espectador. Levar entretenimento e cultura às pessoas, através do Teatro, é um ato de entrega e de muito amor, e acredito que essa prática eleva a nossa alma e faz do mundo um lugar melhor.

O papel da arte na sociedade é educar e acolher. A Arte tem o poder de levar informação, conhecimento e cultura à sociedade através da sua prática, e não apenas aos seus espectadores, mas também aos seus profissionais. Ainda, a Arte é amor pela vida, é conexão com a alma, tem poder para gerar um senso de coletividade gigantesco, fazendo com que todos sejam parte da história e a compreendam, sendo fundamental para a humanidade.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é, como diz aquela “trend”, o início de um sonho! Estudar e me dedicar ao Teatro é uma necessidade pessoal que eu possuo há muito tempo, e poder realizá-la em uma Escola Pública tão bem-conceituada, com um corpo pedagógico e uma grade curricular excelentes, com uma superestrutura e todo suporte, como a SP Escola de Teatro é e possui, é o que eu preciso para aprender a ser um profissional das Artes e do Riso.

Marcos Paulo Ferreira Francisco

“Me motiva dedicar ao teatro, o poder em criar e recriar na linguagem artística o expressar, provocar, entreter e envolver os espectadores, experienciando no fazer, a execução da arte como ferramenta de transformação pessoal, aplicando no cotidiano e continuando o processo do aprender em cena, na observação e na construção individual e coletiva”

“A arte representa e se comunica em todas as camadas sociais, unindo-as ou escancarando suas diferenças, atravessando com informações e induzindo o pensamento crítico, podendo ou não ser apenas um ato de entretenimento. Sendo assim, na sociedade, a arte imprimi ideias e questionamentos, momentos históricos e fictícios, sendo manifestada através de um indivíduo ou grupos.

“Acreditando na arte como fator do desenvolvimento humano, o estudo é parte do processo que proporciona explorar o conhecimento das técnicas e a diversidade artística. Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é poder avançar no processo de construção do eu artista, ampliando, absorvendo e compartilhando saberes, seja no campo prático ou mental.”

Priscilla Ka Tavares

O que me motiva é a diversidade. Estar em encontro de corpos e vivências diferentes sinto que é uma força motriz para a vida. Acredito que tanto como performer, quanto cidadã, me colocar em situações plurais, sejam elas no palco ou fora, é o que me põe a descobrir cada vez mais. Culturas, Ciências, Experiências. E no final, a vida é o produto desta diversidade.

O papel da arte na sociedade é fomentar o raciocínio crítico sobre um determinado período e lugar. A arte representa o que uma sociedade reflete em seus valores, políticas e estruturas, em um recorte de tempo e espaço, ao mesmo tempo que é atraves da arte que são consolidados os mesmos valores, politicas e culturas. Dessa forma, é uma via de mão dupla das necessidades em que a sociedade deve exercer sua crítica, tendo a arte como ferramenta fundamental para a transformação social.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é encontrar em um lugar de excelência próximos passos para desejos antigos. A arte do humor sempre estava presente em minha vida e recentemente estou tendo a oportunidade e privilégio de estudar, elaborar e profissionalizar ainda mais essa arte, o que vai ao encontro de como a SP Escola estrutura seu ensino: atraves da pesquisa-ação para promover transformações profissionais, sociais e pessoais.

Tiago Dias Rodrigues

O que me motiva é o fazer teatral, essa experiência proporciona me motivar a construir em coletivo e a aperfeiçoar meus talentos. Outras áreas da arte também tem construções em coletivo, mas somente no teatro a coletividade toma forma num corpo único, onde eu dependo dos outros, eles dependem de mim e essa dependência é sadia por que o objetivo final é construir algo sólido e lindo.

O papel da arte na sociedade é entreter, informar ou os dois. A arte consegue suprir necessidades de cada um oferecendo várias formas de enxergar o mundo. É graças à arte que os dias ficam suportáveis e quando não, é através dela que se acende a centelha que nos faz querer lutar por mais.

Estudar na SP Escola de teatro pra mim é sobre estudar numa escola referência em várias áreas, sobretudo no ensino do humor. É ter a oportunidade de me empenhar numa jornada onde eu enxergo um excelente futuro por que tenho o apoio de um equipamento de ensino público totalmente capacitado.

Vinicius Soares da Silva Peçanha

“O que me motiva a me dedicar ao teatro é a oportunidade de aprender, fazer parte e contribuir com a arte. Poder me expressar através do teatro será uma honra pra mim.”

“O papel da arte na sociedade é não somente entreter a população, mas sim também trazer aos mesmos a reflexão, analisar o mundo de outra forma e estimular a criatividade.”

“Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é um privilégio pelo reconhecimento e respeito que a instituição carrega.”

Caroline Santos do Carmo

O que me motiva é o fato de que eu não quero fazer outra coisa. Essa foi a forma que eu aprendi de me expressar no mundo, e o caminho que decidi seguir não só como artista, mas também como trabalho. E a verdade é que mesmo se não fosse meu trabalho, eu ainda continuaria atuando, porque eu tenho uma vontade intrínseca de dialogar com as pessoas dessa forma, expondo o que tem aqui dentro e também na sociedade.

O papel da arte na sociedade é impedir que as pessoas fiquem loucas, fazendo com que nós, que estamos em cima de um palco, atrás de uma câmera, com um pincel na mão ou o que quer que seja, sejamos os loucos por eles. É mostrar beleza e feiura ao mesmo tempo, denunciando os males da sociedade sem esquecer do amor. É fazer com que as pessoas consigam enxergar a si mesmas a partir de uma exposição visceral do artista.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é uma grande oportunidade. É um lugar onde eu não só vou poder explorar meu potencial como artista, mas também ser guiada por pessoas com conhecimento e vivência maiores que o meu. É um local de formação, tanto do “eu” que vou precisar lidar, mas também do artista que vive em mim. É uma oportunidade de conhecer pessoas incríveis para trabalhar junto, e fazer arte.

Jeremyas Wellyson de Vasconcelos Barbosa

O que me motiva a dedicação no teatro é acreditar que a arte é formadora de opinião, e que juntamente com o teatro pode levar a sociedade a uma autoavaliação e entendimento de que nossas ações e modo de pensar guiam a sociedade.

O papel da arte na sociedade em minha visão é o aprofundamento de conhecimento do ser humano e seu crescimento pessoal a arte vem salvando o mundo desde o começo da sua existência.

Estudar na Sp escola de teatro pra mim é uma conquista gigantesca, será sensacional poder participar do seu cronograma de aulas nas quais poderei trabalhar e chegar ao auge da minha representatividade. É um sonho realizado ser guiado por esse instituição tão importante.

Técnicas de Palco

Caroline Soares Prado de Moraes

O que me motiva a me dedicar ao teatro é poder apresentar um mundo de possibilidades a quem assistir e cumprir o amplo papel da arte na sociedade que é também o de difundir conhecimento. Tenho sonho de dar aula na área também, mostrar que todos são capazes de levar mensagens, provocar reflexões e construir ideias, independente da função que estiver desempenhando no processo criativo da peça.

O papel da arte na sociedade é abrir diálogos. Segundo Gilberto Freyre, “Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades”, então acredito que seja de que forma for, o objetivo final da arte é difundir o saber. Assim, seja internamente na cabeça de quem está a apreciar, ou entre duas pessoas, ou mesmo entre um grupo artístico e seu público, o fervilhar de ideias é o objetivo maior a fim de causar reflexão, gerar questionamentos sobre o mundo real através do lúdico.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim representa a possibilidade de finalmente poder me dedicar formalmente aos estudos teatrais a fim de me inserir no mercado de trabalho. Fazer isso numa escola tão atuante no meio artístico-político-social é uma grande realização porque está estreitamente ligado ao que creio ser um dos papeis da arte na sociedade e também a como desejo atuar artisticamente.

Cristhiane Alves de Oliveira

O que me motiva é que foi no teatro que me autoconheci, desde o dia em que estive no palco ou fora dele, eu soube que era o teatro que uniria minha mente e corpo junto ao meu coração que pulsa, vibra e respira arte. O fato também de trazer uma interação entre as pessoas, mostrar ao mundo maneiras diferentes de ver e ouvir a vida, trazer novas reflexões para sociedade, isso me cativa muito.

O papel da arte na sociedade é permitir que emoções e sentimentos venham à tona, ressignificando-os, é possibilitar a vivência para novas experiências por meio da reflexão, é melhorar a comunicação entre as pessoas. A arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo, desenvolve a sensibilidade e potencializa a existência de um ser humano mais completo.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim será um divisor de águas, pois me possibilitará a vivência de novas experiências, estimulará ainda mais minha criatividade e minha sensibilidade, será uma experiência para novas reflexões e tenho certeza que aprenderei com os melhores professores me fazendo ir cada vez mais longe, podendo levar essa arte chamada Teatro para o mundo.

Gabriela Aguiar Nomura

O que me motiva é que o teatro proporciona às pessoas experiências que as fazem refletir, se emocionar e se conectar. Sou a minha versão mais sensível, feliz e verdadeira quando estou no teatro, quero poder fazer parte dessa arte que conta histórias, para que outras pessoas também consigam sentir. Quero aprender a técnica por trás das produções e de cada apresentação, que apesar de ser a mesma toda noite, cada uma tem uma conexão diferente com cada plateia.

O papel da arte na sociedade é enriquecer as nossas vidas. Ela não só proporciona um meio de entretenimento e escape, mas na arte, vemos um reflexo das nossas experiências como seres humanos e vemos também elementos da nossa cultura. A arte não traz somente sentimentos bons, mas também sentimentos de inquietação. Através dela conseguimos trazer questões sociais, emocionais e políticas, provocando questionamentos e promovendo a empatia.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa não apenas aprender e explorar novas perspectivas, mas também a oportunidade de conhecer outras pessoas com propósitos e interesses semelhantes. Tenho certeza que na SP vou me sentir acolhida, junto com pessoas que também valorizam a criatividade. Além disso, a escola tem aulas num contexto dinâmico e diversificado, que é exatamente o que eu procuro, estou animada para ter uma experiência mais prática e imersiva.

Geovanna Gabriela Siqueira

O que me impulsiona a me dedicar ao teatro é a convicção no poder transformador da arte na sociedade. Com uma formação inicial em arquitetura, venho explorando o caminho histórico e artístico, encontrando no teatro a fusão dinâmica e eficiente dessas vertentes. Acredito que o teatro desempenha um papel crucial ao transmitir mensagens educativas valiosas de maneira envolvente e impactante para o público.

O papel essencial da arte é educativo, possibilitando a expressão humana e a transmissão de mensagens que ultrapassam barreiras temporais, raciais e geográficas. Inerente à natureza humana, a arte permeia nosso cotidiano como forma de entretenimento, decoração e fonte de informações significativas. Ela representa uma poderosa ferramenta de comunicação que enriquece a experiência humana, nosconectando de maneiras diversas e profundas.

Como referência no ensino das artes de palco, a SP Escola de Teatro representa uma oportunidade singular para meu aprimoramento técnico e aprofundamento artístico. O ambiente de ensino colaborativo e dinâmico promete uma formação de excelência, preparando para ingressar com destaque no mercado de trabalho. Estar na SP Escola de Teatro significa imergir em uma experiência educacional enriquecedora e especializada.

Karen Vanessa Marçal de Sousa Soares

“O que me motiva é a possibilidade de estudar e me aprofundar nas técnicas e ferramentas para aprimorar o meu modo de pensar, refletir e construir pensamentos e ações artísticas, sendo assim, estar em um ambiente de escola, um pouco mais acadêmico, acredito que me trará outra perspectiva de como afunilar meus interesses nessa área, ainda sem perder a emoção vinculada ao desejo que também é muito o que move e o que me faz mover. Entender o estudo do teatro para explorar diferentes contextos da história e períodos históricos e alimentar ainda mais não só o fazer em cena que muito comunica mais entendo que durante todo o fazer, o processo de construções, procedimentos e desenvolvimento é tão importante quanto. É por essas e outras razões que desejo estudar teatro, é para desenvolver projetos, e também para elaborar ideias, é para pôr a mão na massa ao mesmo tempo que brilhamos e somos luz para quem está ao lado. ”

“O papel da arte na sociedade é contribuir com a formação e construção do ser humano, ele se identificando e se descobrindo no mundo, quem é, quem pode ser, quais características se aproximam e influenciam para essa individuação. E partindo daí, de um ponto de vista único e singular, a partir do seu existir no mundo, podemos ainda desenvolver com a arte a possibilidade de reflexão e questionamentos, incentivando pessoas para construções de opiniões e pensamentos crítico, acolhendo e refletindo sobre diversidade e respeitando cada qual por seu existir. E para concluir, esse papelse materializa ainda mais quando falamos do modo que expressamos a arte e a cultura no mundo, nas mais diversas possibilidades de expressão, e todo o pós que desdobra e evolui perante a comunicação e informação, trazendo a tona um diálogo direto que possibilita saltos, mergulhos e imersões, seja no campo da criatividade seja em outros âmbitos mais pontuais.”

“Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa oportunidade, opção de evolução, acesso, reparo. Saber que poderei ter acesso a um sistema qualificado e bem reconhecido no presente cenário artístico da cidade de São Paulo, me deixa muito animada saber que terei contato com professores e instrutores bem qualificados em um bom ambiente para troca em sala de aula e espaco artístico é também uma impulsão. Logo acredito que a SP escola de Teatro carrega sobre tudo, bases sólidas para o meu, o seu e qualquer outro processo de estudo que podemos abordar, isso pois ao meu ver ela estimula, as reflexões a criatividade, a manutenção e o compartilhamento do saber. E assim, nesse ambiente de trocas, aprendizados e referencias, fica fácil a construção de redes de apoio profissionais, parcerias para uma grande rede de oportunidades futuras…

Larissa da Fonte Baldissera

O que me motiva é ver a reação, independente qual seja, do espectador ao sair do local onde aconteceu a espetáculo. Ver as pessoas rindo, chorando, questionando, interpretando, reverberando os estímulos recebidos é gratificante e instigante.

O papel da arte na sociedade é levantar os questionamentos de uma sociedade falha em comunicação e ações, onde uma interpretação sobre algo é mais entendível do que o ato em específico. Além de reflexões, é muito importante para a loucura humana a quebra da quarta parede, pois a automatização está caminhando as pessoas para um padrão de números, algoritmos e emoções.

Estudar na SP Escola de Teatro para mim é abrir as portas para o novo. O novo criativo, bom, significativo, reflexivo, batalhador, questionador. A escola vem mostrando cada vez mais a sua capacidade artística em todas as vertentes. Fazer parte da SP Escola de Teatro é ser plural, ser artista, é ser, profissional.

Mariana Polisel Guillen

O que me motiva é saber que o teatro é uma grande forma de transformar o mundo para melhor, é ter a certeza que o teatro é o único que consegue alcançar um lugar onde ninguém mais consegue, o lugar mais profundo, mais sensível e complexo que possa haver, o lugar que desde do início do tempos foi e sempre será uma grande incógnita para os seres humanos, um lugar onde se encontram o melhor e o pior de um homem, a essência de um alguém, as alegrias e dores, as saudades e raivas, o espírito humano.

O papel da arte na sociedade é simplesmente expor e transformar, mostrar aos humanos como eles mesmos são, criticando e apreciando o melhor e pior de cada um. A arte tem a capacidade de abrir os olhos dos que não querem enxergar, dar voz aos que foram calados, derramar lágrimas dos mais fortes e reviver as dores mais enterradas. A arte vem para expressar, para incomodar e transformar, para mostrar pontos de vista, sentimentos, necessidades e desejos. O papel da arte é fazer-nos compreender quem somos, e quem podemos ser.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa engrandecimento pessoal e social, é ter a oportunidade de aprender mais sobre a arte e como posso agregá-la no mundo. É ter a chance de vivenciar com outros artistas, conhecer novos pontos de vista e enriquecer meu trabalho. É poder aprender com grandes nomes da arte, e saber que seus professores vão muito além de grandes artistas brasileiros, mas humanos que agregaram para a melhora de uma sociedade.

Raphael Estevam Dantas Orlando

O que me motiva é a beleza e complexidade do teatro, confesso que ví poucos espetáculos teatrais, mas dos poucos que vi, o pouco que estudei na escola e do único que participei, sempre me fascinou toda essa construção feita por várias pessoas em conjunto, a curiosidade de entender como isso funciona é o que me faz dedicar.

O papel da arte na sociedade é e foi ser a base da sociedade como conhecemos hoje, a escrita só foi possível pela expressão artística de povos antigos, sendo assim possível o registro de histórias, pesquisas e criação de tecnologias. Se expressar artisticamente faz parte de quem somos e a arte, em todas as suas áreas é a melhor forma de alcançarmos isso.

Estudar na SP Escola de Teatro pra mim é a conquista de um sonho que mal sabia que queria alcançar, é honrar as expectativas de meus pais e professores, é a certeza que terei aprendizados que irão mudar meu olhar sobre o mundo. E o fato de ser uma escola do governo, de ensino da arte teatral, é algo incrível, mostra como a arte resiste e se adapta, mesmo em tempos em que ela não é valorizada e/ou percebida como arte.

Tales Augusto Angelin Martins

“O que me motiva é a potência que o teatro tem de atravessar o público de uma maneira tão direta e surpreendente.”

“O papel da arte na sociedade é o de provocar, esclarecer e despertar as consciências e os olhares ao reconhecer o outro e a si mesmo por meio dela.

“Estudar na SP Escola de Teatro pra mim significa fazer parte de um importante núcleo artístico de São Paulo, onde são reconhecidas as potencialidades e o profissionalismo do fazer artístico.”