EN | ES

Palco e Memória

Publicado em: 20/12/2022 |

Em 2022, a SP Escola de Teatro seguiu potente e relevante no cenário artístico nacional.

Em janeiro, a Adaap realizou a 10ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans. A iniciativa promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+.

A abertura do semestre letivo do curso técnico contou com a presença da atriz, figurinista, cenógrafa e pesquisadora Tânia Farias. O evento foi mediado pela coordenadora do curso de Dramaturgia, Marici Salomão, que introduziu o tema da pesquisa daquele módulo: as Poéticas de Rua. Para contextualizar e complementar o tema, o evento recebeu, na mesma semana, artistas pedagogos mestres nessa abordagem, como Paola Berenstein Jacques, Fabiana Dultra Britto, Berna Reale e Leo Scantbelruy.

Uma outra visita que a Escola recebeu foi do diretor e dramaturgo Gerald Thomas, que participou de diversas atividades pedagógicas e teatrais, cumpriu residência artística na instituição e ministrou uma palestra exclusiva para os estudantes do curso de Direção e Cenografia e Figurino.

No final de maio, o setor de Relações Internacionais da Escola promoveu o workshop Um Beckett Colaborativo, ministrado por Tomasz Wiśniewski e Martin Blaszk, professores da Universidade de Gdańsk, da Polônia, especialistas em Samuel Beckett. O encontro contou com a participação de estudantes de teatro, diretores e artistas interessados no trabalho do dramaturgo.

A memória internacional desse ano se volta para o mês de junho, quando Ivam Cabral, diretor executivo da instituição, Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção, Mauro Gil e Dennis Zapater, estudantes de direção, estiveram presentes na Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch, respeitada universidade de teatro sediada em Berlim. O grupo acompanhou os eventos de encerramento da Alexandria Nova, iniciativa que reúne sete universidades do norte da Europa, na qual a SP Escola de Teatro é a única instituição de fora do continente europeu a participar.

Mesmo com o retorno de quase todas as suas atividades presenciais, a SP Escola de Teatro continuou utilizando as plataformas digitais proporcionando debates e discussões promovidos por artistas convidados com os estudantes. Uma dessas ocasiões foi na abertura do segundo semestre letivo do curso técnico, em que a Escola recebeu o ator, apresentador, influenciador digital e YouTuber Vitor DiCastro, através de seus canais digitais. A mediação foi do coordenador e da formadora de Humor, Raul Barretto e Suzana Aragão, respectivamente, e da bibliotecária da instituição, Camila Araújo. Juntos, abordaram o tema da pesquisa dos estudantes daquele módulo: Juventude dos anos 1980 e 2020, com foco em sexualidades, crise sanitária, identidades culturais e democracia.

Por fim, no segundo semestre, a Adaap proporcionou outros dois eventos de forma remota, estabelecendo relações com outras instituições de ensino e de cultura. O primeiro deles foi a parceria da SP Escola de Teatro com o Núcleo de Artes Cênica do Itaú Cultural, que em conjunto promoveram a 1ª Edição do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”. O evento trouxe debates, discussões, e partilhou assuntos fundamentais e pouco discutidos, como a trajetória dos coletivos caiçaras, a atuação do teatro da maresia, a importância da cultura popular nos modos de representação contemporâneos e as diversas vanguardas teatrais do interior de São Paulo.

O segundo foi a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, que aconteceu em parceria com a MT Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal. A iniciativa reuniu pesquisadores, artistas e professores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidad de la República – Uruguai (Udelar) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e visa trazer debates, discussões, compartilhar experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas da atualidade.