Reflexões

Publicado em: 20/12/2022 |

A programação da SP Escola de Teatro sempre entrelaça a interdisciplinaridade do campo artístico contemporâneo por meio de pensamento e investigação prática: seja na vivência global das artes do palco, seja pelos intercâmbios culturais, ações pedagógicas ou mostras culturais. A partir das experiências propostas pela Escola, os estudantes se relacionam entre si compartilhando as diversidades, os saberes e os desejos, mas sobretudo, transpõem todas suas singularidades para o mundo das artes do palco enfatizando o coletivo.

Esses aprendizados ecoaram por todos os lugares que os estudantes, professores e colaboradores passaram. Por mais um ano, a Escola não concentrou seus ensinamentos entre as paredes de seus prédios, muito pelo contrário, acolheu toda a bagagem de quem passou por suas portas e também atravessou com seus conhecimentos por outras portas, sejam elas de endereçamentos nacionais ou internacionais.

Neste ano de 2022, a passagem entre áreas e comunidades tradicionalmente com pouco acesso ao teatro foi fortalecida juntamente com os estudantes-bolsistas, oferecendo práticas teatrais como forma de respiro, de luz e de lucidez para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essas ações mostraram aos estudantes e à sociedade, como as artes têm um papel fundamental em toda a vida humana e se transformam em pretextos para uns conhecerem as realidades dos outros, através da escuta.

Desde o seu início, a SP, constantemente, altera o paradigma profissional em nível nacional, pois ao receber estudantes de todo território, colhe as particularidades de cada um e de cada região e, ao mesmo tempo, forma artistas que se tornam multiplicadores em suas cidades de origem. Muitas vezes, essa expansão semeia terras estrangeiras.

Com uma formação de qualidade, dentro das perspectivas pedagógicas e artísticas contemporâneas, a SP Escola de Teatro permite que seus estudantes abram os olhos e atuem em diferentes campos, relacionando seus conhecimentos adquiridos no universo do teatro com outros segmentos profissionais.