Extensão Cultural 2015

Publicado em: 24/02/2018 |

Anualmente, a SP Escola de Teatro atende a 400 aprendizes em seus Cursos Regulares, mas esta não é a única frente da Instituição. Este ano, o setor de Extensão Cultural ofereceu 40 Cursos de Extensão, recebendo mais de 1400 alunos.

O departamento gere os cursos de duração mais curta (64 horas), também gratuitos para o público e implantados sob os mesmos preceitos pedagógicos e artísticos dos Cursos Regulares. A proposta é firmar pontes diretas com criadores e pensadores de outras esferas e mobilizar a população e os artistas amadores e profissionais interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos não apenas na área teatral, mas em outras do universo da cultura e da arte.

Os temas abraçavam um extenso campo do saber artístico e cultural: de dramaturgia para televisão a performance, de dança a introdução a cenografia e figurino, de iluminação a atuação em audiovisual, entre muitas outras.

Dez deles, inclusive, foram orientados por artistas estrangeiros vindos de sete países, em uma parceria da Extensão Cultural com o setor de Relações Internacionais da Escola. Alguns exemplos são o colombiano Julio César Peláez Serpa, que ministrou o curso “A Poética do Silêncio”, as suecas Mia Tornqvist e Janina Rolfart, que deram aulas no curso “Monólogo, personagem”, e o inglês Eliot Shrimpton, que falou sobre “Criação cênica coletiva e o nascimento do solo”.

Apesar desse grande volume, o setor não se limita a oferecer cursos. Outra área de atuação da Extensão Cultural são as mesas de discussão, que têm a participação de artistas renomados nos cenários brasileiro e paulista. Em uma conversa sobre a “Leitura da Imagem Fotográfica em Movimento”, por exemplo, participaram a jornalista e crítica de cinema Flavia Guerra, o cineasta Rubens Rewald e o dramaturgo e formador do Curso Regular de Dramaturgia Alessandro Toller.

Depois de tudo isso, a Extensão Cultural já está se preparando para o início de cinco cursos no mês de janeiro, englobando áreas de Crítica, Interpretação, Direção e Prosódia, além de outros cursos em uma parceria com o Teatro Sérgio Cardoso.