A Escola / ALICERCES

A educação integrada é a base da SP Escola de Teatro, cuja estrutura pedagógica agrupa conceitos de alguns dos principais pensadores da formação intelectual e cultural contemporânea. Esses conceitos são assimilados na esfera da cultura e da arte do teatro para, assim, elevar o pensamento crítico desenvolvido na Escola.

A pedagogia da autonomia proposta pelo educador Paulo Freire, segundo a qual “quem ensina aprende ao ensinar; e quem aprende ensina ao aprender”, está em sintonia com o pensamento da Instituição, que enfatiza relações entre estudantes e docentes, pautando-se pela emancipação do artista como investigador e criador compromissado com o papel social.

Essa ideia está também atrelada à noção de território e de espacialização desenvolvida pelo geógrafo Milton Santos – um dos maiores críticos do sistema capitalista e pensador da globalização. Santos entende o lugar, seja público ou privado, como o “espaço do acontecer solidário”, e esse pensamento faz parte dos conceitos levados em consideração na estrutura pedagógica da Instituição.

A tríplice teórica que dá base à formação da SP Escola de Teatro se completa com a visão sistêmica do processo cognitivo baseada no pensamento do físico e ambientalista austríaco Fritjof Capra, cuja abordagem está apoiada na sustentabilidade. Dentro do projeto pedagógico da Escola, são fundamentais a interdependência entre as diversas áreas do palco, a cooperação artística no fazer teatral, a diversidade de processos voltados à produção cênica e a concepção da cena como um todo integrado.

Seguindo esses alicerces, a SP Escola de Teatro se diferencia por oferecer uma estrutura que se destaca por, entre outras coisas:

• Oferecer a possibilidade de que o estudantes inicie seus estudos em qualquer um dos módulos oferecidos no momento, sem a necessidade de ter algum conhecimento prévio para o cursar;
  • Não organizar suas turmas em grupos fechados, o que permite ao estudante o convívio com núcleos diferenciados de pessoas e mesclar suas experiências individuais com as dos colegas;
  • Ocupar todas as vagas de seus módulos, que são preenchidos se houver desistências.

Missão

Promover cultura, arte e educação nas artes do palco por meio de um sistema pedagógico inovador e acessível, que prioriza a experiência cênica em diversas iniciativas, oferecendo atividades culturais de excelência.

Visão

Ser referência na formação de profissionais de teatro, nacional e internacionalmente, valorizando a arte e a educação como agentes da transformação social, com potencial ético, estético e criativo.

Respeito à diversidade sociocultural, étnica e de gênero
Criatividade e inovação
Difusão Cultural