São Paulo é um espetáculo

Publicado em: 24/02/2018 |

Ciente das necessidades de divulgação da agenda de teatro alternativo em São Paulo, não apenas das peças apresentadas na Instituição, a SP Escola de Teatro fechou uma parceria com o Catraca Livre, portal de notícias de credibilidade reconhecida e destacado por seu grande número de acessos.

Em setembro, lançamos o SPetáculo, uma página hospedada no Catraca Livre com reportagem e edição assinadas pela SP Escola de Teatro. Junto ao site, também foram lançadas duas ações pelo Facebook: a criação de uma página e de um evento permanente, com a publicação contínua de peças que estão em cartaz em São Paulo.

No SPetáculo, a espaço para a divulgação de peças de teatro alternativo, dança, cursos, editais e workshops do universo das Artes Cênicas. Além disso, no ano de sua estreia, o site foi o responsável pela cobertura oficial do festival Satyrianas, que teve sua 16ª edição em 2015, com suas já tradicionais 78 horas de programação ininterrupta.

Durante seus três primeiros meses de vida, o SPetáculo teve suas páginas vistas por cerca de 480 mil usuários únicos, que navegaram, em média, por 3’53’’ pelas notícias. Entre os tópicos mais lidos estão a abertura das inscrições para o processo seletivo dos Cursos Regulares de 2016, a divulgação do espetáculo “Anatomia do Fauno” (que teve temporadas na SP Escola de Teatro) e a programação completa das Satyrianas.

Pelo Facebook, a página do SPetáculo é seguida por mais de 3800 usuários. Algumas de suas publicações, no entanto, chegam a atingir quase 20 mil pessoas, por meio do compartilhamento de postagens pelos usuários. Isso ocorreu, por exemplo, quando o SPetáculo noticiou o fechamento dos teatros da Praça Roosevelt em um protesto após o Espaço dos Parlapatões ter sido lacrado em uma operação do Programa de Silêncio Urbano.

Em 2016, o SPetáculo continuará noticiando as peças de teatro alternativo e os cursos de Artes Cênicas em São Paulo. Estão ainda previstas pautas especiais e produção de material multimídia, seguindo a tendência dos grandes veículos de comunicação.