Desde o início de suas atividades, em 2010, a SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco mantém relações com universidades, teatros e associações estrangeiras, em projetos que envolvem residências artísticas, pesquisa e intercâmbios de estudantes e docentes.
Responsável pelo planejamento e organização das parcerias com as instituições estrangeiras, o setor de Projetos Internacionais gerencia os programas de colaboração e os intercâmbios de docentes e estudantes que vêm ao Brasil ou que partem para outros países a fim de ampliar conhecimentos.
Ao longo dos últimos anos, foram estabelecidos protocolos, convênios e parcerias de diversos tipos com escolas e profissionais de quase 30 países, como Suécia, Finlândia, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Portugal, Bolívia, Cuba e Cabo Verde.
A SP Escola de Teatro oferece dois modelos de intercâmbio internacional. O primeiro é feito por meio de chamamentos públicos, com carta de intenção e ficha cadastral; o segundo, uma parceria com as instituições portuguesas Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Esmae) e Escola Superior Artística do Porto (Esap), por meio da submissão de projeto de pesquisa.