EN | ES

Miguel Arcanjo Prado

Publicado em: 16/02/2021 |

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente, e passou pelos principais veículos, como Globo, Record, Folha, Abril e Band. Desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

    

Artigos do colunista


Mês de março inicia cheio de movimento na Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro

O carnaval chegou ao seu fim, mas o movimento começou com tudo na Extensão Cultural e Projetos Especiais neste mês de março, sendo puxado…

07/03/2024

Extensão Cultural e Projetos Especiais abrem 2024 com farta programação na SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado Dizem que no Brasil o ano só começa após o Carnaval. Pois na Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP…

20/02/2024

Prêmio Arcanjo 2023 homenageia Zé Celso e ADAAP em noite de emoção; conheça os vencedores

Premiação de cultura idealizada por Miguel Arcanjo Prado fez 5ª edição no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo  O Prêmio Arcanjo 2023 celebrou os melhores na cultura…

19/11/2023

Peças na SP Escola de Teatro refletem sobre política e fazer artístico no Brasil

Por Miguel Arcanjo Prado* Ir ao teatro é uma das mais potentes formas de exercitar o cérebro. E é justamente essa proposta que a…

29/08/2023

E.L.A. é sucesso de público e traz audiovisual à SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado Agosto marca a volta da E.L.A., a Escola Livre de Audiovisual da SP Escola de Teatro, em uma ação da…

16/08/2023

Maio internacional tem artistas de 9 países na Extensão Cultural da SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado Nada como estar em diálogo com o mundo. O mês de maio de 2023 foi movimentado e repleto de ações…

31/05/2023

Andy Warhol e Studio 54 se unem na Residência Internacional Looking for Andy na SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado A SP Escola de Teatro respira ares internacionais. Para ser mais preciso, vindos da Birmingham City University, no Reino Unido,…

16/05/2023

Ney Piacentini presta tributo à altura do gênio Graciliano Ramos em Infância

Por Miguel Arcanjo Prado O ator Ney Piacentini é um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro contemporâneo. Fundadores da célebre Cia. do Latão e…

04/05/2023

Festival de Curitiba acolhe diversidades e perspectivas de negócio para artistas do teatro

Por Miguel Arcanjo Prado A 31ª edição do Festival de Curitiba, o mais prestigiado e o maior festival das artes cênicas na América Latina,…

06/04/2023

Um Fascista no Divã faz sucesso do início ao fim na SP Escola de Teatro e põe público para refletir

Por Miguel Arcanjo Prado O espetáculo Um Fascista no Divã, com Giovana Echeverria em texto de Marcia Tiburi e Rubens Casara dirigido por André…

25/03/2023

Outubro foi de diversidade exuberante na Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado O mês de outubro de 2022 foi pulsante na Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, com…

28/10/2022

Setembro encheu de flores diversas a primavera da Extensão Cultural da SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado O mês de setembro marca a chegada da primavera, repleta de esperança.  Neste 2022, o mês no qual a natureza…

29/09/2022

Musical Azáfama, Substantivo Feminino encerra com sucesso temporada na SP Escola de Teatro com coletivo Nosso Projeto

Por Miguel Arcanjo Prado Foram cinco semanas que suas vozes foram ouvidas diante de um público arrepiado. O espetáculo musical original brasileiro Azáfama, Substantivo…

12/08/2022

Estrela que faz história nos musicais, Letícia Soares brilha cantando Ella Fitzgerald na SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado Letícia Soares fez e segue fazendo história nos teatro musical brasileiro e é a convidada para inaugurar o mais novo…

15/07/2022

Com Argentina, Cuba, Panamá e Venezuela, Ministério Sem Fronteiras faz Residência Internacional na SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado A SP Escola de Teatro segue como ponto de encontro das artes cênicas no mundo. Depois de fazer Residência Internacional…

12/05/2022

Show Novas Pagus celebra legado feminista da Semana de 22 com tributo a Elza Soares e Rita Lee

Por Miguel Arcanjo Prado Três talentos da nova geração da música brasileira sobem ao palco da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210) para…

09/02/2022

Curso grátis de circo para artistas LGBTQIA+: faça sua inscrição!

Por Miguel Arcanjo Prado A comunidade LGBTQIA+ precisa estar cada vez mais presente em todos os setores da sociedade. E o mundo do circo…

15/10/2021

Vanessa Goulartt aborda sua família no teatro brasileiro em curso grátis na SP

Por Miguel Arcanjo Prado O Brasil é um país que falha em dar devido valor à sua memória, sobretudo no tocante às artes cênicas….

20/09/2021

Viva a Bolívia! Conheça 6 bolivianos que se destacam na cultura do Brasil

Por Miguel Arcanjo Prado Os bolivianos compõem a maior comunidade imigrante de São Paulo. Segundo dados de 2019 da Polícia Federal e da Secretaria…

15/08/2021

Dois cursos grátis e online de teatro com inscrições abertas na SP

Por Miguel Arcanjo Prado Duas excelentes oportunidades para quem deseja ampliar seus conhecimentos no campo das artes cênicas. A Extensão Cultural da SP Escola…

18/07/2021

Diretor brasileiro faz história no teatro global: o feito de Rodolfo García Vázquez

Por Miguel Arcanjo Prado Os artistas brasileiros sempre lutaram por um olhar menos colonizado e que valorizasse o que temos de melhor. Pois o…

05/07/2021

Curso grátis ensina produção, gestão e comunicação para artistas e coletivos

Por Miguel Arcanjo Prado O mundo artístico muda de forma vertiginosa neste momento de digitalização intensiva. Aprender as ferramentas de produção, gestão e comunicação…

11/06/2021

Teatro digital precisa de novo olhar na comunicação cultural

Por Miguel Arcanjo Prado A comunicação muda em ritmo vertiginoso e a pandemia acelerou esse processo. É só falar no Zoom por exemplo, que…

04/06/2021

Fundadora do Coletivo Negro dá curso grátis e online O Teatro e Novos Imaginários

Por Miguel Arcanjo Prado Aysha Nascimento é uma das atrizes mais importantes do teatro brasileiro neste começo de século 21. Ela esteve em obras…

19/05/2021

Palhaço Bambulino, Miguel Safe dá curso de palhaçaria grátis e online

Por Miguel Arcanjo Prado Miguel Safe é um dos artistas mais sensíveis e humanos que conheço. E há tempos sou privilegiado de ter certa…

14/05/2021

Líder da Revolta da Chibata é tema de peça grátis neste 13 de Maio

Por Miguel Arcanjo Prado Neste 13 de maio, quando se recorda os 133 anos da tardia Abolição da Escravatura no Brasil, a SP Escola…

13/05/2021

Curso grátis e online traz trajetória negra no teatro brasileiro

Por Miguel Arcanjo Prado É importante ressaltar na história do teatro brasileiro a contribuição de artistas negros e negras. E este é um dos…

30/04/2021

Palavras e silêncios unem mulheres do passado, presente e futuro

Por Miguel Arcanjo Prado A mistura de palavras e silêncios costuma compor boa parte da poesia do teatro. E é tal poesia em diálogo…

16/04/2021

Dominar como a cultura funciona é crucial para sobrevivência do artista

Por Miguel Arcanjo Prado A produção cultural, com todos seus desdobramentos, é crucial na vida de um artista. Sobretudo, em tempos tão difíceis quanto…

12/03/2021

2 cursos grátis online de produção cultural e criação de roteiro: inscreva-se!

Por Miguel Arcanjo Prado Que tal aproveitar este começo de ano para estudar na segurança e no conforto de seu lar? E o melhor:…

05/03/2021

Teatro digital e presencial convivem e dão lição de garra artística

Por Miguel Arcanjo Prado O teatro brasileiro tem demonstrado garra e se supera dia após dia neste contexto terrível de pandemia, tão prejudicial ao…

19/02/2021

Amor quebra pedras do ódio: lições de Padre Julio Lancelotti e Lucas Penteado

Por Miguel Arcanjo Prado Esta semana foi especial na Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, com duas mesas que tocaram o coração de…

12/02/2021

Dia da Visibilidade Trans tem show, peça e ação social na 9ª SP TransVisão

Por Miguel Arcanjo Prado Esta sexta-feira, 29 de janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Para fazer jus à data e jogar os…

29/01/2021

Curso grátis ensina identidade visual de impacto nas redes

Por Miguel Arcanjo Prado* O mundo atual é completamente imagético. E isso ficou mais evidente após a pandemia, com boa parte das atividades humanas,…

15/01/2021

Os desafios de 2021 ou saída do inferno à vista

Por Miguel Arcanjo Prado* O ano de 2021 chegou com um desejo mundial de esperança e saúde. Enquanto ainda não temos a vacina, é…

08/01/2021

Espetáculo A Ponte encerra 2020 movimentado na SP Escola de Teatro Digital

Por Miguel Arcanjo Prado* Fotos Edson Lopes Jr. Muitos por aí têm certeza de que 2020 é o ano que vamos querer esquecer. E…

10/12/2020

Peças aquecem palco digital com Ivo Müller, Bambulino e Cléo De Páris

Por Miguel Arcanjo Prado Que tal ir ao teatro sem sair de casa? Pois este fim de semana está repleto de atrações incríveis na…

22/10/2020

Artista negro pioneiro, João Acaiabe revê meio século de carreira no palco digital

Por Miguel Arcanjo Prado João Acaiabe é importante nome pioneiro das nossas artes cênicas que merece efusivos aplausos de todos nós. Ator negro que…

15/10/2020

Diáspora negra conectada: nigerianos dão curso online grátis de Cultura Yòrùbá

Por Miguel Arcanjo Prado Quando foram forçados a vir para o Brasil nos terríveis porões dos chamados navios negreiros, os africanos escravizados trouxeram consigo…

09/10/2020

Pontes negras entre África e Brasil em cursos digitais grátis de teatro

Por Miguel Arcanjo Prado O começo de um novo ciclo profissional é sempre um grande desafio que a vida coloca diante de nós. Chego…

24/09/2020