EN | ES

Andy Warhol e Studio 54 se unem na Residência Internacional Looking for Andy na SP Escola de Teatro

Publicado em: 16/05/2023 |

Aleksandar Dundjerovic (Birmingham City University, Miguel Arcanjo Prado (SP Escola de Teatro) e Stephen Simms (Birmingham City University): Residência Internacional na SP Escola de Teatro – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A SP Escola de Teatro respira ares internacionais. Para ser mais preciso, vindos da Birmingham City University, no Reino Unido, por meio dos artistas Stephen Simms, da Grã Bretanha, e Aleksander Dunderović, sérvio radicado na Inglaterra. Ambos comandam desde a semana passada a Residência Internacional Looking for Andy, idealizada por eles em parceria com os artistas Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção, e Ivam Cabral, diretor executivo da instituição.

A ação que conta com produção da Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, sob gestão de Miguel Arcanjo Prado, em parceria com a Coordenação de Relações Internacionais, com Marcio Aquiles como responsável.

A temporada dos europeus na Unidade Roosevelt chega ao fim nesta sexta e sábado, quando arpesentam em parceria com a Cia. de Teatro Os Satyros um espetáculo criado com artistas brasileiros.

Sobre os artistas internacionais

Aleksandar Dunđerović, diretor teatral e professor, é doutor em estudos teatrais pelo Royal Holloway, fundador do grupo Theatre Kolectiv e, atualmente, é diretor do Center for Interdisciplinary Performing Arts, da Birmingham City University. Em 2023, ele publicou pela editora Routledge o livro “Live Digital Theatre: Interdisciplinary Performative Pedagogies”, que traz uma análise do trabalho da Companhia Os Satyros durante a pandemia e seu trabalho com o teatro digital. O livro investiga maneiras de trazer a performance digital ao vivo para o treinamento teatral e a produção de performance. A capa do livro traz uma imagem da produção “MacBeth”, parceria da Companhia de Teatro Os Satyros e do Royal Birmingham Conservatoire.

Já Stephen Simms é ator e vice-diretor do Royal Birmingham Conservatoire e coordenador de Atuação na instituição. Um dos atores mais respeitados do Reino Unido, Simms trabalhou com a Royal Shakespeare Company e apresentou inúmeras peças ao redor do mundo.

Dunđerović e Simms ministraram de 9 a 12 de maio o curso “Buscando o amor em ‘Looking for Andy’: da textualidade à virtualidade”, organizado pela Extensão Cultural, onde exploraram o uso da performatividade e de diferentes pedagogias no teatro digital ao vivo.

Agora, a partir do dia 19, a dupla apresenta no Espaço dos Satyros (Praça Franklin Roosevelt, 214) o espetáculo “Looking For Andy”, trabalho que explora a performance digital e que surgiu de um trabalho colaborativo com artistas brasileiros há um ano, quando começaram encontros e ensaios virtuais. A peça “Looking For Andy” terá duas apresentações, no Espaço dos Satyros. Na sexta-feira, 19 de maio, acontece às 21h. No sábado, dia 20, acontece às 17h. Os ingressos custam 10 reais e podem ser encontrados presencialmente na bilheteria dos Satyros ou online.

Cartaz de divulgação da peça Looking for Andy

Cartaz de divulgação da peça “Looking For Andy”, de 2023, de Aleksandar Dunđerovic e Stephen Simms, do Reino Unido: residência na SP Escola de Teatro. | Foto: Divulgação

Looking for Andy e o Studio 54 inflável

Com concepção de Dunđerović e Simms, o espetáculo tem direção de Dunđerović e atuação de Simms, além de contar no elenco com os artistas convidados Henrique Mello, Sabrina Denobile, Marcia Daylin, Ingrid Oliveira, Alana Carrer e Ícaro Gimenes. Estudantes da Escola também estão no time criativo, atuando na iluminação, sonoplastia e outros aspectos técnicos da montagem. São eles: Camila Ismerim, Luís Felipe Leão, Edilena Malta, Igor Yabuta e Vinícius Nunes, que estão trabalhando em aspectos de iluminação, som, vídeo e produção de ferramentas digitais.

Outro ponto interessante passa pelo cenário. Para representar o famoso Studio 54, clube icônico de Nova York nos anos 1970, Simms e Dunđerović estão usando uma estrutura inflável que serve de espaço performático e foi criada por Maria Sanchez (Reino Unido) e Antonio Cobo (Espanha). Em 2022, ambos coordenaram um workshop em Madri, na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, juntos do professor Javier Ruiz Sanchez, onde estudantes de arquitetura ajudaram na construção da imensa estrutura inflável.

Estão todos convidados!

Com reportagem de Guilherme Dearo

*Miguel Arcanjo Prado é Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro. Jornalista formado pela UFMG, é especialista em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e mestre em Artes pela UNESP. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo de Cultura, além de fazer o Arcanjo Pod. @miguel.arcanjo