EN | ES

Festa Junina da SP Escola de Teatro, Juninada Sonoplástica envolveu a comunidade com forró e muito amor no Brás

Publicado em: 27/06/2024 |

Juninada Sonoplástica, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (10/06/2024). | Foto: Clara Silva.

Juninada Sonoplástica, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (10/06/2024). | Foto: Clara Silva.

Por Miguel Arcanjo Prado

Nada como um encontro de pessoas em uma festa de confraternização popular. Essa capacidade do encontro muda os ares e traz um respiro necessário às relações humanas. Assim foi a Juninada Sonoplástica, a festa junina da SP Escola de Teatro, iniciativa tocante e especial dos estudantes de Sonoplastia com orientação da coordenadora Tâmara David, que movimentou a sede do Brás no último dia 10 de junho. Afinal de contas, a Festa Junina é o segundo maior festejo popular do Brasil e não poderia passar despercebido em uma instituição formada por artistas. É preciso dar os parabéns a todos que movimentaram o bem sucedido projeto.

Tudo começou com o Cortejo da Boneca Gigante construída pelos estudantes de Técnicas de Palco sob orientação de Vivi Ramos, que já deu o tom lúdico que dominaria o dia. Assim também foi com a dupla caipira Jullie Grijó e Guilherme Pacheco, que divertiram os presentes no pátio central. Na sequência, Eu Sou de Cirdo, de autoria de Luís Gustavo e Domingos Montagner ganhou corpo e voz com Yaya Borovik, da Atuação, sob orientação de Sol Faganello.

Um clássico do nosso humor, O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, foi encenado pela Atuação, também sob orientação de Sol Faganello, com Eça Pessoa, Murilo Feijó e Nathália Santos. Mas ainda houve tempo para mais ações da Atuação: Bent, com Wilian Lanstern, Gota D’água, com Zé Vitor Braga, e A Gaivota, com Jamile Cazumbá, Mamba Shaba e Mollys. A manhã terminou com muita brasilidade e forró com DJ Liccis e o show dos Alquimistas do Forró, banda formada por Gabrielle Lemes, Greg Mussatti, Henry Oliveira, João Gabril, Lucas Campos e Murilo Luz.

E ainda houve a oficina Forró em Diáspora Afro-brasileira, ministrada por Negoh Piauí.

Quem pensou que tudo estava terminado se enganou redondamente. Na sequência, DJ Milena abriu a tarde com um som envolvente, seguida de brincadeiras como dança das carreiras, corrida de sacos e de bolinha na colher, o que mobilizou não só estudantes como colaboradores da SP Escola de Teatro, em um divertido entrosamento.

Depois, mais som do bom com DJ Elektra e DJ Wal, além de Correio Elegante e Qual É a Música com microfone aberto. Ao fim, a banda Os Cardiotas, com Ana Carolina Pfeiffer, Diana Leocata, Eloah de Aquino, Estrela, Felipe Zancanaro, Gabriel Pacheco, João Borges, José Máximo, Mel Almeida e Vitor Neves, promoveu uma divertida quadrilha, com todo mundo se acabando de dançar no pátio da SP Escola de Teatro. Foi lindo demais.

Viva São João!

Juninada Sonoplástica, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (10/06/2024). | Foto: Clara Silva.

Juninada Sonoplástica, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (10/06/2024). | Foto: Clara Silva.

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente, e passou pelos principais veículos, como Globo, Record, Folha, Abril e Band. Desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.