EN | ES

Um Fascista no Divã faz sucesso do início ao fim na SP Escola de Teatro e põe público para refletir

Publicado em: 25/03/2023 |

Giovana Echeverria em Um Fascista no Divã

Por Miguel Arcanjo Prado

O espetáculo Um Fascista no Divã, com Giovana Echeverria em texto de Marcia Tiburi e Rubens Casara dirigido por André Capuano, encerra temporada de sucesso na SP Escola de Teatro neste sábado, 25 de março, dentro das ações da Coordenação de Extensão Cultural e Projetos Especiais.

É um privilégio ver uma peça de teatro com ingressos esgotados do começo ao fim da temporada, como foi neste caso. Isso atesta a força da indústria criativa de nosso País.

O espetáculo sensibilizou o público para a onda crescente de um pensamento ultraconservador em nosso país, esmiuçando como a construção de tal maneira de enxergar o mundo se constrói no dia a dia, o que levou os espectadores a um pensamento reflexivo.

Obviamente, isso imprimiu a esta peça uma comunicabilidade impressionante, funcionando como um aterrorizante espelho de nossa realidade, sobretudo a mais recente.

Por essas e outras qualidades, a obra merece circulação por todo o Brasil, já que seu recado é urgente e necessário.

É preciso também lembrar que um espetáculo de teatro geralmente é feito de um sonho conjunto de pessoas que se unem para que uma história seja contada. Neste caso, o time foi imenso.

Por isso, parabéns à aguerrida equipe de Um Fascista no Divã e a todos os colaboradores da SP Escola de Teatro, sob liderança de Ivam Cabral, que tornaram possível este grande sucesso chamado Um Fascista no Divã.

*Miguel Arcanjo Prado é Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro. Jornalista formado pela UFMG, é especialista em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e mestre em Artes pela UNESP. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo de Cultura, além de fazer o Arcanjo Pod. @miguel.arcanjo