EN | ES

Extensão Cultural e Projetos Especiais abrem 2024 com farta programação na SP Escola de Teatro

Publicado em: 20/02/2024 |

Fachada da Sede Brás da SP Escola de Teatro

Fachada da Sede Brás da SP Escola de Teatro – Foto Andre Stefano/ADAAP

Por Miguel Arcanjo Prado

Dizem que no Brasil o ano só começa após o Carnaval. Pois na Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro o ano já está de vento em popa desde a Virada, com múltiplas atividades para variados públicos neste verão. Nossa equipe preparou uma vasta programação, pensando em oferecer a você as mais diversas opções de cursos gratuitos e espetáculos teatrais neste início de ano!

Cursos de Extensão Cultural

Cartaz do curso "O corpo utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades": na SP Escola de Teatro.

Cartaz do curso “O corpo utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades”: na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação ADAAP

A Extensão Cultural iniciou o ano com o curso O corpo utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades, liderado pelo orientador Brunno de Almeida Maia, um dos grandes referentes contemporâneos na área da moda. No curso os artistas terão acesso a um conteúdo que explora as possíveis relações entre o conceito de Moda com as perspectivas filosóficas e sociológicas sobre o corpo, as identidades e expressões de gêneros e as sexualidades na cultura ocidental. O curso teve início em 16 de janeiro e terá sua finalização no dia  05 de março, acontecendo sempre às  terças e quintas, das 10h às 13h.

No fim de janeiro, começou o disputado curso Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria conduzido por Fabio Maleronka Ferron, um dos grandes nomes da produção audiovisual e gestão cultural do país. O curso teve a formação de redes e a mobilização de recursos criativos para produção, em especial a audiovisual, além de apresentar módulos sobre as diversas linguagens artísticas específicas. Nessa versão o curso se propôs a debater e abordar o audiovisual em diferentes perspectivas, diante das vertiginosas alterações que o setor sofreu nos últimos anos. O começo foi em 29 de janeiro e finalização em 06 de fevereiro, com aulas realizadas de segunda a sábado, das 9h às 14h, na SP Escola de Teatro e também no Cine Bijou.

Curso "Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco", na SP Escola de Teatro.

Curso “Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco”, na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação ADAAP

Já o mês de fevereiro teve início com uma vasta opção de cursos, ainda com inscrições abertas, para todos os gostos. Dos mais teóricos como  Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco com o grande psicanalista Sergio Zlotnic, que traz uma pesquisa em torno do teatro, linguística, psicanálise e o fazer teatral. Buscando uma linha de estudo que mostra que o teatro se alimenta da psicanálise e vice e versa. O curso tem início em 24 de fevereiro e vai até dia 04 de maio, com aulas sempre aos sábados das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas até dia 18 de fevereiro. Não perca tempo: https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao/curso-gratuito-e-presencial-dialogos-psicanalise-teatro-lingua-no-diva-lingua-no-palco

Curso "Do circo à capoeira: um fazer brasileiro": na SP Escola de Teatro.

Curso “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”: na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação Adaap

Para quem procura cursos livres ligados ao circo, também temos opções como o curso “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro com o artista Rafael Oliveira, profissional de destaque do circo, da capoeira e da dança contemporânea. Ele trás uma linha de estudos que mostra as artes que  as artes circenses são de grande complexidade. Abordando técnicas e saberes que durante gerações foram transmitidas entre as famílias vindas do continente europeu para as Américas. Contextualizando o processo de democratização do ensino circense aliado à descolonização das formas técnicas e estéticas e nossa brasilidade através da capoeira. Que reforça a pluralidade acrobática e dos saberes ancestrais.
O curso acontece de 4 de março a 15 de abril, às segundas e sextas, das 9h às 13h, na unidade Brás. E as inscrições podem ser feitas até dia 27 de fevereiro neste link: https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao/curso-gratuito-e-presencial-do-circo-a-capoeira-um-fazer-brasileiro-2

Curso "Dissociação e presença cênica com bambolê": na SP Escola de Teatro.

Curso “Dissociação e presença cênica com bambolê”: na SP Escola de Teatro. | Comunicação Adaap

Ainda no campo circense temos o curso Dissociação e presença cênica com bambolê com a artista equatoriana imigrante Pipa Luke. No curso a especialista em arte circense com bambolê explora as mais diversas técnicas e práticas que podem ser realizadas através do instrumento artístico do bambolê. Contextualizando o instrumento que é utilizado desde o Egito até os dias de hoje, apresentando as mais diversas possibilidades de exploração artística, pedagógica, psicológica e psicomotora através do bambolê. O curso tem início em 6 de março e vai até dia 16 de abril, sempre às terças e quintas, das 13h30 às 18h30, na sede Brás. As inscrições podem ser realizadas também até dia 27 de fevereiro, neste link: https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao/curso-gratuito-e-presencial-dissociacao-e-presenca-cenica-com-bambole

Curso de extensão "Dança: Fragmentos e Conexões": na SP Escola de Teatro.

Curso de extensão “Dança: Fragmentos e Conexões”: na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação Adaap

 

E também temos opção para quem procura algo relacionado à dança. A artista Leilane Teles conduz o curso Dança: Fragmentos e Conexões também com inscrições abertas neste momento. O curso oferece aos estudantes ferramentas técnicas da dança, que buscam provocar e estimular a prática da improvisação conectada com as várias possibilidades de sonoridades, além de criar e desenvolver a consciência e o domínio do corpo/movimento respeitando cada indivíduo e suas vivências. As aulas acontecem de  04 de março até 29 de abril de 2024, sempre às segundas e quartas das 19h30 às 22h30, na sede Roosevelt. E as inscrições vão até dia 25 de fevereiro: https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao/curso-gratuito-e-presencial-danca-fragmentos-e-conexoes-2

Clique aqui para conhecer os cursos de Extensão e fazer sua inscrição!

Espetáculos diversos, para todos os gostos

Cartaz do espetáculo "As Mulheres, os Hormônios e Eu": na SP Escola de Teatro.

Cartaz do espetáculo “As Mulheres, os Hormônios e Eu”: na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação ADAAP

Os Projetos Especiais também não pararam nas férias de verão com suas Residências Artísticas. Em janeiro, recebemos o divertido e inteligente espetáculo As Mulheres, os Hormônios e Eu, com Rosa Rosah e Walmir Pavam no elenco, direção de  Lilian Domingos  e dramaturgia de Nanna de Castro, a produção realizou apresentações nos dias 11,12, 13 e 14 de janeiro. Na trama um respeitado ginecologista se vê obrigado, mesmo a contragosto, a tratar algumas questões emocionais ligadas a mulheres que passaram em sua vida através de uma psicoterapeuta pouco convencional. Os dois entram em um jogo em busca da cura de sua neurose e de si mesmo.

Cartaz do espetáculo "De Tanto Amar": na SP Escola de Teatro.

Cartaz do espetáculo “De Tanto Amar”: na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação ADAAP

Ainda no mês de janeiro, recebemos também o espetáculo De Tanto Amar, estrelado pela atriz Martha Mellinger, nome conhecido da televisão, com direção de Rodrigo Ferraz e Samira Lochter, e com texto de Eddy Fernandes. A produção estreou no dia 19/01 e ficará em cartaz todas sextas e sábados até 24/02, sempre às 20h. Nela, Martha dá vida a Violeta, uma mulher que faz um inventário da própria vida, desde o momento que abandona a família no Brasil até um acontecimento trágico que a faz questionar todas suas escolhas e capacidade de amar. Tudo isso em uma cronologia totalmente fragmentada. Imperdível!

Peça "O Estranho Atrás da Porta": residência artística na SP Escola de Teatro.

Peça “O Estranho Atrás da Porta”: residência artística na SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação ADAAP

Iniciamos o mês de fevereiro recebendo os atores e irmãos Luccas Papp e Matheus Papp com o drama O Estranho Atrás da Porta, com estreia na sexta 16/02, às 20h30, e ficando em cartaz até 24/02, sempre às sextas e sábados, às 20h30. Os irmãos dão vida a Átila e Kalil,  dois jovens cidadãos do Dicotrínio do Sul, país que foi dividido por um faraônico muro em meio a uma longa guerra santa que matou milhares de pessoas, incluindo os seus pais.. Os garotos cresceram sem contato com os vizinhos, enquanto um nutre curiosidade para entender o por que de tanta intolerância, o outro não detêm o menor apreço pelos diferentes.  E tudo muda de cenário quando alguém bate na porta de sua casa, ainda mais após sua mãe sair e falar que ninguém deveria atender a batidas na porta.

Os ingressos podem ser comprados na Sympla da SP Escola de Teatro!

O ano mal começou e já estamos a mil na Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e em breve teremos mais novidades. Portanto, não perca tempo e aproveite o melhor da nossa programação!

*Colaboraram Rodrigo Barros, David Godoi e Solange Correia.

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente, e passou pelos principais veículos, como Globo, Record, Folha, Abril e Band. Desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.