EN | ES

Musical Azáfama, Substantivo Feminino encerra com sucesso temporada na SP Escola de Teatro com coletivo Nosso Projeto

Publicado em: 12/08/2022 |

Azáfama, Substantivo Feminino: sucesso de público e de crítica na Sala Alberto Guzik da SP Escola de Teatro – Foto: Bob Sousa

Por Miguel Arcanjo Prado

Foram cinco semanas que suas vozes foram ouvidas diante de um público arrepiado. O espetáculo musical original brasileiro Azáfama, Substantivo Feminino, escrito e dirigido pelo também ator e produtor Bruno Narchi, encerrou com sucesso absoluto de público e de crítica sua temporada na SP Escola de Teatro com duas sessões extras nesta semana, todas com ingressos esgotados. O espetáculo bateu todos os recordes numéricos das Residências na SP Escola de Teatro, tanto de público quanto de arrecadação de bilheteria.

O elenco foi composto por um talentoso time de atrizes: Letícia Soares, Helena Lazarini, Juliana Bógus, Larissa Carneiro, Thaís Piza, Pamella Machado, Leilane Teles, Giovanna Moreira e Zuba Janaina.

A produção do coletivo Nosso Projeto completou 17 apresentações que levaram à Sala Alberto Guzik aproximadamente 800 espectadores, entre eles grandes nomes do teatro musical brasileiro, astros e estrelas como Mateus Ribeiro, Mauro Sousa, Diego Montez, Jennifer Nascimento e Adriano Tunes, entre outros.

A montagem traçou uma saga de heroínas através das histórias de mulheres históricas e do nosso dia-a-dia, colocando figuras femininas fortes no centro do protagonismo histórico e donas de suas próprias decisões, arcando com as glórias e dores desta ação. Questões como mitos, tradições e costumes foram debatidas ao longo dos atos.

Thiago Machado, Bruno Narchi e Zuba Janaina, do coletivo Nosso Projeto: Azáfama e curso de Teatro Musical na SP Escola de Teatro

Azáfama é sucesso

O diretor Bruno Narchi, que criou o projeto de Azáfama ao lado de Thiago Machado e Zuba Janaina, seus companheiros no coletivo Nosso Projeto, celebrou a temporada na SP Escola de Teatro.

“Foi uma temporada linda! Casas cheias, plateias calorosas. A honra de ser creditado e poder  fazer isso dentro da SP Escola de Teatro, ao lado de uma equipe e elenco de pessoas que admiro profundamente, foi enorme. Escolhemos contar essa história. Acreditamos nela. E hoje fechamos esse ciclo com muito orgulho e felicidade”, afirmou na última sessão.

A obra ainda contou com letras e músicas de Bruno Narchi, arranjos e orquestração de Gui Leal e arranjos vocais de Thiago Machado.

Idealizado por Bruno Narchi, Thiago Machado e Zuba Janaina, o coletivo Nosso Projeto é focado no desenvolvimento de projetos autorais relevantes questões sociais e representatividades, e voltado a criação, estudo e montagem de textos e musicais originais brasileiros. Atualmente, os três ministram o curso de Extensão de Teatro Musical na SP Escola de Teatro, que também bateu todos os recordes de procura do ano.

“Os artistas do coletivo Nosso Projeto demonstraram altas doses de entrega e profissionalismo, marcando o ano de 2022 na SP Escola de Teatro tanto como o espetáculo Azáfama, Substantivo Feminino, quanto com o curso de Teatro Musical, ainda em andamento”, afirmou Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Sob curadoria do coordenador de Extensão Cultural e Projetos e Especiais da SP Escola de Teatro, Miguel Arcanjo Prado, as ações contaram com a produção e assistência de Rodrigo Barros e David Godoi, da equipe de Extensão da instituição.

Azáfama, Substantivo Feminino: sucesso na Praça Roosevelt – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo

Azáfama, Substantivo Feminino

Ficha técnica

Texto, letras e músicas: Bruno Narchi | Arranjos instrumentais e orquestração: Gui Leal | Arranjos Vocais: Thiago Machado e Gui Leal | Direção Geral: Bruno Narchi | Direção Musical: Gui Leal e Thiago Machado | Coreografias: Zuba Janaina | Cenografia: Thiago Machado, Júlia Lacomb e Ágatha Perez | Cenotécnico: Jhonatta Moura | Figurinos: Hugo Zuba | Desenho de Luz: Bruno Narchi | Adereços: Bruno Narchi | Assistente de Produção: Nany Cristina | Assistentes de Direção: Julianna Bettim e Marjorie Joly | Elenco: Letícia Soares, Helena Lazarini, Juliana Bógus, Larissa Carneiro, Thaís Piza, Pamella Machado, Leilane Teles, Giovanna Moreira e Zuba Janaina.

Espetáculo Azáfama; Substantivo Feminino marcou o ano de 2022 na SP Escola de Teatro com sucesso de público e de crítica, batendo todos os recordes das Residências – Foto: Comunicação/Adaap

*Miguel Arcanjo Prado é Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro. Jornalista formado pela UFMG, é especialista em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e mestre em Artes pela UNESP. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo de Cultura, além de fazer o Podcast do Arcanjo. @miguel.arcanjo