Adaap recebe Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Publicado em: 23/11/2021 |

Ivam Cabral, Cibele Custódio e Miguel Arcanjo Prado. Foto: Bruno Poletti/Adaap

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização social que administra a SP Escola de Teatro, recebeu nesta segunda (22), o Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O Selo certifica instituições privadas que têm no quadro de profissionais ao menos 20% de pessoas negras em diferentes níveis hierárquicos e funções.

Estiveram presentes no evento representando a instituição Ivam Cabral, Miguel Arcanjo Prado e Cibele Custódio, respectivamente diretor executivo, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais e secretária executiva da SP Escola de Teatro.

“É emblemático ver os colaboradores da Adaap Cibele Custódio e Miguel Arcanjo Prado representando nossa Adaap, Associação dos Artistas Amigos da Praça, recebendo o Selo de Igualdade Racial na I Expo Internacional Dia da Consciência Negra. As instituições brasileiras ainda têm um longo caminho de aprendizado quando o tema é pluralidade étnica. O surgimento deste selo para empresas e instituições se comprometem com esta causa é um marco que estimula a sociedade na construção de uma sociedade mais igualitária”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da Adaap, que gere a SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

“Estou há um ano como colaborador da Adaap, em cargo de coordenação, no qual me foi dada total liberdade de trabalho e constante apoio de uma direção que valoriza os talentos das diversidades. Nos últimos anos, começamos a ver o princípio de alguma mudança em nossa sociedade, ao ver negros crescendo em empresas e instituições. É necessário que as equipes sejam cada vez mais representativas dos grupos étnicos que compõem a sociedade brasileira. Os profissionais negros e indígenas só precisam de oportunidade para mostrarem seu talento, sua competência e seu comprometimento”, diz Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

A cerimônia, que aconteceu no palco principal da I Expo Internacional da Consciência Negra, no Anhembi, marca o ápice de um longo processo de incentivo e promoção à igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

O Programa Selo Igualdade Racial foi instituído por lei municipal em dezembro de 2015, regulamentado dois anos depois, e este ano recebeu 41 inscrições de empresas e organizações interessadas em obter a distinção conferida pelo Selo. Após uma minuciosa análise do Comitê de Ações Afirmativas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, 30 destas propostas foram consideradas em total conformidade com as normas e, portanto, merecedoras do Selo municipal de Igualdade Racial.

O objetivo do Selo é incentivar as empresas e organizações privadas a adotarem políticas afirmativas no âmbito do trabalho que permitam promover a igualdade étnico-racial em termos de oportunidades materiais, mitigar e eliminar gradualmente os atos discriminatórios como uma forma de reparação de injustiças historicamente cometidas contra a população negra.

“O Selo de Igualdade Racial é mais um reconhecimento importante do poder público às instituições que buscam dentro de suas atividades diminuir a discriminação racial. Precisamos de um mercado de trabalho mais diverso e mais igualitário nas oportunidades”, afirmou a secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues.

Confira a lista de entidades habilitadas para recebimento ao Selo Igualdade Racial:

99 Jobs Desenvolvimento humano LTDA

Alicerce Educacional LTDA.

AMIL Assistência Médica Internacional S.A

Associação Ago Lonã

Associação Aristocrata Clube

Associação Beneficente Educacional e Cultural Ile Ase Iyalode Oyo

Associação Beneficente Luz da Sabedoria

Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP)

Associação Franciscana de Solidariedade

Associação Lyra

Associação Pró-Falcêmicos – APROFe