SP Escola de Teatro realiza 1ª edição da Semana Ismael Ivo- Web Seminário de Dança

Publicado em: 09/11/2021

A Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), que administra a SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, convida todes, todas e todos a participarem da 1ª edição da Semana Ismael Ivo- Web Seminário de Dança, que acontece entre os dias 9 a 13 de novembro de 2021.
A ação visa homenagear um dos maiores bailarinos de todos os tempos, o brasileiro Ismael Ivo, reconhecido mundialmente por seu imenso talento, profissionalismo e educação, mas também a dança, essa arte do palco potente, e os profissionais que atuam na área.

Conheça as convidadas e convidados da 1ª edição da Semana Ismael Ivo- Web Seminário de Dança

São 5 encontros, com temáticas diversas do universo da dança, de terça a sexta-feira às 19h e no sábado às 11h, sempre transmitidos no Youtube da SP Escola de Teatro.

A dança está no DNA da SP Escola de Teatro desde o seu início, em 2010, e o web seminário vai ao encontro desta iniciativa, de apresentar ao público a fusão destas duas artes do corpo, interligadas desde suas origens, irmãs no compartilhamento do palco e na grande preparação física, intelectual e mental necessárias para os artistas que as executam.

“Ao estudarmos a história do teatro, percebemos como a dança se torna fundamental a ele, pois as duas artes se fundem, principalmente a partir do teatro épico. As experiências do teatro pós-dramáticos não podem ser entendidas sem a experiência do teatro- dança, por exemplo, que surgiu no final dos anos 1960, no começo dos anos 1970, onde a dança a partir de então vai reinar absoluta no cenário das artes do palco. Portanto é impossível, hoje, pensar num teatro que não tenha a experiência da dança ou vice-versa. A dramaturgia da cena ou a escritura cênica do teatro vem muito do que a dança pode nos ensinar, nos encaminhar “, explica o ator e dramaturgo Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro. Ele relembra e celebra os encontros memoráveis de dança-teatro que já aconteceram na instituição.

“A Semana Ismael Ivo é de suma importância para a gente comparar em níveis de absoluta igualdade o poder da dança e do teatro, quando fundidos, numa ideia artística. Acho fundamental que a SP Escola de Teatro se atenha a essas ideias, não por acaso trabalhamos com eventos da dança há muito tempo, inclusive com o próprio Ismael, que trouxe para a SP Escola de Teatro- somos muito agradecidos a isso- a Biblioteca do Corpo. Mas há outros projetos ao longo da nossa história, como a Satyridança, que acontece nas Satyrianas já há muitos anos. É outra experiência sensacional, que pode comprovar a integridade desses trabalhos que acontecem a partir dessas fusões, desses olhares, entre o teatro e a dança. Então, eu saúdo com muita alegria e com muita aposta no futuro essa Semana Ismael Ivo, que foi, todos sabemos, um dos nossos maiores bailarinos, coreógrafo e uma pessoa incrível que deixou um legado muito, muito, muito especial e enorme, grande, para nós, pessoas de teatro”, finaliza.

Ismael Ivo e Ivam Cabral durante o projeto Biblioteca do Corpo, em 2013/ Foto: Acervo SP Escola de Teatro

Ivam e Ismael eram amigos e compartilhavam o sonho de criar mais iniciativas e ações de incentivo às artes do palco no Brasil. Com a precoce e triste morte do bailarino- no último abril, aos 66 anos, vítima de complicações da Covid-19– o ator e dramaturgo deseja que o seminário seja o pontapé inicial de uma série de projetos com o objetivo de perpetuar o legado de Ismael e promover a dança contemporânea no país. Assim, entre os convidados há grandes nomes da arte que conviveram com o bailarino, como alunos, familiares, colegas, amigos, parceiros profissionais e admiradores.

“O seminário de dança idealizado e promovido pela SP Escola de Teatro conseguiu reunir importantes artistas e pensadores da dança brasileira para homenagear o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo. Mas não se trata de mero acaso ou efeméride neste mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra. Antes mesmo de retornar ao Brasil em 2017, Ismael já havia realizado uma das principais edições do seu projeto educativo Biblioteca do Corpo em parceria com Ivam Cabral e a SP: Erêndira, inspirado no conto A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada, de Gabriel García Márquez. Desse alinhamento de conceitos e ideias pedagógicas nasceram as ideias de mais projetos entre Ismael e a SP, vide a confiança e reconhecimento que ele tinha no trabalho de excelência realizado por Ivam e os colaboradores desta instituição. Trata-se, portanto, de uma inestimável iniciativa para celebrar a memória e enfatizar a importância do legado deixado por um dos maiores artistas da dança de todos os tempos, ” afirma o diretor e produtor Fabio Mazzoni, diretor executivo do instituto Ismael Vivo, desenvolvido para manter o legado do trabalho artístico de Ismael.

Ismael Ivo no projeto Biblioteca do corpo, na SP Escola de Teatro. Foto: Acervo SP Escola de Teatro

Confira abaixo a programação oficial do evento:

1ª edição da Semana Ismael Ivo- Web Seminário de Dança: 9 a 13 de novembro
-> Transmissão pelo Youtube da SP Escola de Teatro

09/11 – Terça-feira- 19h
Corpo Preto na Cena da Dança
Com Rui Moreira e Inaicyra Falcão. Mediação de Elísio Pitta

10/11 – Quarta-feira- 19h
Conexões da Dança no Mundo
Com Regina Advento e Francesca Harper. Mediação de Leilane Teles

11/11 – Quinta-feira- 19h
Territórios de Difusão da Dança
Com Grécia Catarina, José Carlos Zebrinha e Rubens Oliveira. Mediação de Miguel Arcanjo Prado

12/11 – Sexta-feira-19h
Formação: As Bibliotecas do Corpo (sobre Ismael, legado e perspectivas)
Com Cláudia Nwabasili, Gabriel Lima e Ruby Vazquez. Mediação de Renata Bittencourt

13/11 – Sábado-11h
Ismael Ivo: Legado e continuidade
Abertura: Danielle Almeida
Com André Ivo, Vera Santana, Juliana Jardel e Luis Paulo Lima. Mediação de Ricardo Ohtake




Relacionadas:

Notícias | 27/ 11/ 2021

Agenda Cultural: as melhores dicas para o seu fim de semana!

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 11/ 2021

SP Escola de Teatro celebra 12 anos com nova iluminação na Unidade Roosevelt

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 11/ 2021

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez lançam o livro Aurora, neste sábado (27), na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS