Série Grandes Sonoplastas: Samuel Kerr

Publicado em: 23/09/2021 |

Foto: Reprodução

A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes sonoplastas da história.

Na lista, há importantes nomes, como Paulo Herculano, Samuel Kerr e Tunica Teixeira.

Nesta quinta-feira, 23, nosso homenageado é o professor, regente, organista e diretor musical, Samuel Kerr; confira!

Samuel Kerr:

O maestro, regente, compositor e diretor musical Samuel Kerr nasceu em São Paulo, em 1935. Kerr foi amplamente reconhecido na área de canto coral e seu trabalho foi fundamental no desenvolvimento do movimento coral paulista.

Série Grande Sonoplastas: Babaya Morais

Ele iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, quando se tornou organista da igreja. Na década de 1970, formou-se em composição e regência pela Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo e ocupou o cargo de diretor na Escola Municipal de Música. Em 2000, tornou-se mestre pela UNESP, onde atuou amplamente como professor de canto coral e um dos criadores do departamento de música, além de contribuir para a formação do coral da universidade.

Série Grandes Sonoplastas: Paulo Herculano

Samuel estudou com grandes nomes, como Roberto Schnorrenberg na Escola Livre de Música, e o ilustre maestro Robert Shaw, no fim da década de 1960.

Atuou nos mais importantes corais brasileiros ao longo de sua carreira, como o Coral Paulistano (Theatro Municipal de São Paulo); Coral da 3ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo; Cia Coral, Associação Coral “Cantum Nobile”; Coral dos voluntários da AACD; Coral Atlas (Industrias Villares); Coral da ACM; Coral da Associação dos funcionários da Câmara dos vereadores de São Paulo e o Coral do Museu Paulista da USP.

Série Grandes Sonoplastas: Fernanda Maia

O artista recebeu diversos prêmios em sua carreira, entre eles, o de melhor regente pela OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) e pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes); prêmio de direção musical pela APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo); e o prêmio ACSP (Associação Comercial de São Paulo) como personalidade do ano. Kerr também publicou dois livros: A História da Atividade Musical na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo (2000) e a Atividade Musical Evangélica no Brasil – Por uma Pedagogia Musical (2003).

Série Grandes Sonoplastas: Pedro Paulo Bogossian

Alguns trabalhos realizados por esse grande nome da regência nacional são; A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza, dirigido por Naum Alves de Souza (1981); Hans Standen no País da Antropofagia (1971), de Francisco Pereira da Silva, dirigido por Osmar Rodrigues Cruz; e Jesus Cristo Super Star (1972), de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice.

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”