Série Grandes Sonoplastas: Pedro Paulo Bogossian

Publicado em: 21/09/2021 |

Foto: Reprodução

A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes sonoplastas da história.

Na lista, há importantes nomes, como Paulo Herculano, Samuel Kerr e Tunica Teixeira.

Nesta terça-feira, 21, nosso homenageado é o professor, pianista, diretor musical, Pedro Paulo Bogossian; confira!

Pedro Paulo Bogossian:

Nascido em Minas Gerais, 1959, o compositor, músico e preparador vocal Pedro Paulo Bogossian é considerado um dos mais importantes diretores musicais do país. O artista é reconhecido principalmente pelo seu notável trabalho em espetáculos teatrais.

Série Grandes Sonoplastas: Fernanda Maia

Em 1978, Pedro formou-se em Piano Erudito pelo Instituto Musical Isaías Sávio. Em 2011 realizou mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, e atualmente é professor nos Cursos de Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual e Design Gráfico da Faculdade Melies de Tecnologia, SP; e nos cursos de Teatro, Rádio, Televisão e Internet da Universidade Anhembi Morumbi.

Série Grande Sonoplastas: Babaya Morais

Sua estreia como diretor musical de teatro data de 1989 na peça Você Vai Ver o Que Você Vai Ver, de Raymond Queneau, sob direção de Gabriel Villela. Com forte tom satírico, o espetáculo marca o lançamento do grupo paulistano Circo Grafitti, do qual Paulo é um dos maiores fundadores e integrantes.

O início da década de 1990 foi importante em sua carreira, nele o músico conquista o prêmio Apetesp nas categorias composição e trilha sonora por seu trabalho em Enq, o Gnomo, de Marcos Abreu e dirigida por Marco Antônio Rodrigues. Além disso, por sua participação no espetáculo Almanaque Brasil, de Noemi Marinho, o compositor venceu o prêmio APCA na categoria direção musical.

Série Grandes Sonoplastas: Tato Fischer

Dentre os diversos trabalhos realizados por Bogossian podemos citar O Rei de Copas, de Rubens Ewald, direção de Cristiane Paoli-Quito; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, dirigido por Regina Galdino; A Arrombada, de Antônio Rogério Toscano, dirigido por Abílio Tavares; Gota d´Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, dirigido por Regina Galdino e Alô, Alô, Terezinha!, de Helen Helene.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais