Série Grandes Iluminadores: Wagner Pinto

Publicado em: 05/08/2021 |

Arquivo pessoal.

A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes iluminadores da história.

Na lista, há importantes nomes do design de iluminação, como Roberto Gill Camargo, Stanley McCandless e Jorginho Carvalho.

Nesta quinta-feira, 05, nosso homenageado é o iluminador, Wagner Pinto; confira!

Wagner Pinto:

O iluminador Wagner Pinto nasceu no Rio de Janeiro em 1965.

Iniciou sua carreira ao lado de Aurélio de Simoni e Luiz Paulo Nenen, como assistente de iluminação no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro em 1982.

Assinou seu primeiro desenho de luz em 1984 para o espetáculo Imaculada, dirigido por Paulo Mamedi, de Franco Scaglia, com a atriz Yara Amaral, e um ano depois para o espetáculo Assim É…(Se lhe Parece), de Luigi Pirandello, dirigido por Paulo Betti.

Série Grandes Iluminadores: Jean Rosenthal

Ainda em 1985, começa a trabalhar com o Grupo TAPA, nas produções Casa de Orates, de Artur Azevedo, e O Alienista, de Machado de Assis, em 1986, mesmo ano que começa a trabalhar com o diretor Gerald Thomas, firmando parceria e assinando o desenho de luz de diversas produções, entre elas, Trilogia Kafka, adaptação de textos de Franz Kafka em 1988, Carmem com Filtro 2 e Mattogrosso, de Philip Glass, em 1989.

Wagner inicia sua carreira internacional em 1989, com a Cia de Ópera Seca, passando a assinar todos os desenhos de luz da companhia. Nesse mesmo período faz estágio no Teatro La MaMa e no Metropolitan Ópera House, de Nova York.

Série Grande Iluminadores: Stanley McCandless

Em 1990, assina o desenho de luz do aclamado espetáculo O Cobrador, dirigido por Beth Lopes.

Ensaio para Danton, de Georg Büchner, Ensaio Sobre o Latão, de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano, Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht, e Rent, de Jonathan Larson, estão entre os muitos trabalhos realizados por esse grande iluminador.

Série Grandes Iluminadores: Roberto Gill Camargo

Ganhou muitos prêmios na categoria Iluminação, entre eles, o XV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita, Prêmio FEMSA, APETESP, Prêmio Shell, entre outros.

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia