Série Grandes Iluminadores: Roberto Gill Camargo

Publicado em: 22/07/2021 |

A SP Escola de Teatro inicia sua série de minibiografias de grandes iluminadores da história.

Na lista, há importantes nomes do design de iluminação, como Roberto Gill Camargo, Caetano Vilela e Stanley McCandless.

Nesta quinta-feira, 22, nosso homenageado é o encenador, autor e iluminador Roberto Gill Camargo; confira!

Roberto Gill Camargo:

O iluminador, diretor e professor Roberto Gill Camargo nasceu em Itapetininga em 1951.

Mudou-se para Sorocaba ainda na juventude, onde finalizou o colégio e se formou em Letras na década de 1970.

Série Grandes Diretores: Antunes Filho

Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e doutor em Comunicação e Semiótica pela mesma universidade, Gill é autor de diversos artigos sobre lighting design, entre eles Função Estética da Luz, Conceito de Iluminação Cênica, Palco e Plateia: um estudo sobre proxêmica teatral, entre outros.

Começou seus trabalhos como diretor teatral e autor no final da década de 1960, em companhia de grandes nomes, como Paulo Betti, Eliane Giardini e Neusa Maria Faro.

Confira as 10 minibiografias da série Grandes Diretores da SP Escola de Teatro

Na década de 1980, inicia suas experiências em iluminação cênica, em dança e teatro, com base em estudos de semiologia e inspirado em trabalhos de Roland Barthes, Umberto Eco, Luis Prieto, Anne Ubersfeld entre outros.

Parte de seus estudos sobre funções da iluminação provém da abordagem do pensador russo Roman Jakobson, pioneiro da análise estrutural da linguagem, da poesia e da arte, sobre funções da linguagem, de Stanley McCandless e Jean Rosenthal.

Série Grandes Diretores: José Celso Martinez Corrêa

Hello Boy (1980), O Capote (1987), Morangos Urbanos (1998), Um Bonde Chamado Desejo (2002), Vis-à-Vis (2012) e Le Monde (2019), são alguns dos trabalhos realizados por esse grande artista.

Entre os prêmios recebidos por seus trabalhos, estão Governador do Estado e prêmios em festivais nacionais.

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”