EN | ES

Série Grande Iluminadores: Stanley McCandless

Publicado em: 27/07/2021

A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes iluminadores da história.

Na lista, há importantes nomes do design de iluminação, como Roberto Gill Camargo, Caetano Vilela e Stanley McCandless.

Nesta terça-feira, 27, nosso homenageado é o educador, teórico e iluminador Stanley McCandless; confira!

Stanley McCandless:

Considerado um dos mais importantes teóricos e designers de iluminação da história, Stanley McCandless nasceu em Chicago (EUA) em 1897.

Após se formar na University of Wisconsin-Madison em 1920, McCandless graduou-se em arquitetura pela Harvard College em 1923, formação responsável por dar início à carreira de consultor de iluminação teatral.

Série Grandes Iluminadores: Roberto Gill Camargo

Durante o tempo que lecionou na Yale School of Drama, Stanley publicou seus primeiros livros sobre a arte do design de iluminação, dando início assim a um método próprio.

Em Syllabus of Stage Lighting, de 1927, McCandless descreve suas visões sobre as funções da luz no teatro, divididas em visibilidade, local, composição e clima, permitindo que o iluminador aborde os aspectos práticos da iluminação, dando maior atenção ao lado emocional da arte.

Série Grandes Figurinistas: Anísio Medeiros

Em seu livro A Method of Lighting the Stage, de 1932, McCandless detalha seu método de design de iluminação que se baseia na ideia de quebrar o palco em áreas de atuação uniformes e manipular a luz em termos de intensidade, cor, distribuição e controle.

McCandless também foi um dos primeiros professores a delinear o desenvolvimento histórico do design de iluminação. Seus livros não são apenas guias práticos para a arte, mas dão aos designers uma noção de seu legado e herança.

Como muitos designers de iluminação que se seguiram, Stanley McCandless não estava apenas interessado no lado artístico da iluminação, mas também em contribuir para o aspecto técnico da arte.

Confira as 10 minibiografias da série Grandes Figurinistas da SP Escola de Teatro

Ele continuou a educar e projetar até se aposentar em 1964. Seu legado ainda é seguido por muitos iluminadores até hoje, pois seu método e abordagem da arte ainda são a espinha dorsal de muitos programas educacionais de teatro.




Relacionadas:

Notícias | 24/ 06/ 2022

Fernanda Marx traz uma releitura de clássicos musicais em show exclusivo que acontece na sede Roosevelt da SP, no sábado (2)

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 06/ 2022

Agenda Cultural: As melhores dicas para o seu fim de semana!

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 06/ 2022

Satyros abre inscrições para a 23ª edição da Satyrianas, festival parceiro da SP que acontece em novembro

SAIBA MAIS