Dramaturgia Brechtiana e o Ator

Publicado em: 24/07/2012 |

O modo de atuação em estilo brechtiano e o jeito como essas teorias transpassam o trabalho do ator contemporâneo. Eis os assuntos que estarão em pauta no próximo Bate-Papo Online, que acontecerá nesta quinta-feira (26), das 16h às 17h, no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O convidado é o diretor Humberto Vieira, que falará sobre o tema “Dramaturgia Brechtiana e o Ator”.

Não é a primeira vez, porém, que Vieira ajuda a formar aprendizes na Escola. Em 4 de junho, o diretor passou a orientar um dos cursos de Extensão Cultural, que abordava o mesmo assunto do próximo Bate-Papo Online. O curso acontecia na sede da Praça Roosevelt da Instituição, e terminou neste mês.

Humberto Vieira é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com dissertação baseada na obra de Bertold Brecht e nas montagens brechtianas da diretora Irene Brietzke. É também professor de encenação no Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS. Entre suas encenações, destacam-se: “Viagem do Centro da Terra”, de Renato del Campão, inspirado na obra do Marquês de Sade, e “Memory Hotel”, na qual também assina o roteiro, inspirado nos textos de Charles Bukowski. Em 2009, estreou a peça “Elefantilt – Um Exercício Brechtiano” e o espetáculo “Cabarecht”, ambos com a Cia. Babel de Teatro e convidados, que cumpriram temporadas em 2010. Em 2011, dirigiu o elogiado musical “A Dama Indigna”, show de lançamento do novo CD de Cida Moreira.

Assim, aos interessados em compreender e utilizar as propostas feitas por Bertolt Brecht, fica a dica: participe do Bate-Papo Online com Humberto Vieira e tire suas dúvidas.

Bate-Papo Online com Humberto Vieira
Tema: “Dramaturgia Brechtiana e o Ator”
Quando: Quinta-feira (26/7), das 16h às 17h
www.spescoladeteatro.org.br/chat