Série Grandes Diretores: Eugenio Barba

Publicado em: 20/05/2021

A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes diretores da história do teatro mundial.

Na lista, há importantes nomes, como José Celso Martinez Corrêa, João das Neves e Ariane Mnouchkine.

Nesta quinta-feira, 20, nosso homenageado é o diretor e pesquisador, Eugenio Barba; confira!

Eugenio Barba:

Diretor, dramaturgo, pesquisador e criador do conceito da Antropologia Teatral, Eugenio Barba nasceu na província de Brindisi (Itália) em 1936.

Durante sua juventude, estudou na Escola Militar de Nápoles, pretendendo seguir a carreira militar, assim como seu pai, um oficial morto durante a Segunda Guerra Mundial. Todavia, desistiu da ideia de se tornar oficial quando se formou, e partiu para a Noruega em 1954, onde se especializou em Literatura Francesa e Norueguesa e em História da Religião pela Universidade de Oslo, se formando em 1960.

Série Grandes Diretores: Augusto Boal

Em 1961, ingressa na Escola Estatal de Teatro na Varsóvia, para estudar direção teatral, porém abandona o curso um ano depois para unir-se a Jerzy Grotowski, fundador do teatro laboratório, com quem permaneceu como aprendiz pelos três anos seguintes.

Viaja para a India em 1963, onde teve seu primeiro contato com o Kathakali, estilo de dança teatral originário de Kerala, extremo sul da Índia.

Série Grandes Diretores: Erwin Piscator

Retorna para Oslo em 1964 e funda seu próprio teatro, o “Odin Teatret”, usando um abrigo contra-ataques aéreos para suas pesquisas. Sua primeira produção foi “Ornitofilene”, de Jens Bjørneboe.

Ao longo da sua carreira, Eugenio dirigiu 74 produções, algumas dessas com mais de dois anos de pesquisa.

Em 1979, Eugenio fundou a ISTA, International School of Theatre Anthropology (Escola de Antropologia Teatral). Também passa a fazer parte do conselho de jornais como o “The Drama Review”, “Performance Research”, “New Theatre Quarterly” e o “Teatro e Storia”.

Série Grandes Diretores: José Celso Martinez Corrêa

Considerado um dos mais importantes nomes da Antropologia Teatral, disciplina que estuda o comportamento cénico pré-expressivo que se encontra na base dos diferentes géneros, estilos, papéis, e das tradições pessoais e coletivas, Eugenio Barba tem livros, artigos e ensaios publicados em numerosos países e línguas, e foi condecorado e premiado por muitas de suas pesquisas.

My Father’s House, Brecht’s Ashes, Oxyrhincus, Ave Maria e A Árvore, são algumas das muitas direções realizadas por Eugenio Barba.

Série Grandes Diretores: Ariane Mnouchkine

“É a terceira vez que venho a São Paulo e à Escola. Esse lugar sempre é como uma casa para mim. ”, disse Eugenio em sua última visita a SP Escola de Teatro.




Relacionadas:

Notícias | 15/ 10/ 2021

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 80 vagas

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 10/ 2021

Série Grandes Atrizes: Cacilda Becker

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 10/ 2021

O aprendizado que pode modificar nossas condições temporárias ou Um viva aos nossos professores

SAIBA MAIS