O que é Teatro Pobre?

Publicado em: 16/03/2021 |

Estilo de encenação desenvolvido pelo pesquisador, diretor e encenador polonês Jerzy Grotowski no final da década de 50, quando fundou o Teatro Laboratório.

Nele, Grotowski propõe a eliminação de tudo que não seja a relação entre os atores e a platéia, optando assim, por uma encenação de extrema economia de recursos cênicos.

O que é Teatro Realista?

Algumas das características desse estilo de encenação são: a limitação da ação, área delimitada para a representação e a preferência por espaços e públicos menores, procurando assim, estabelecer uma conexão mais profunda com a platéia.

O que é Teatro Expressionista?

Segundo o pesquisador: “Como o material do ator é o próprio corpo, esse deve ser treinado para obedecer, para ser flexível, para responder passivamente aos impulsos psíquicos. A espontaneidade e a disciplina são os aspectos básicos do trabalho do ator, e exigem uma chave metódica.”

Você sabe o que é o Teatro Grego?

Seu processo de ensaio desenvolvia exercícios que levavam ao pleno controle de seus corpos para desenvolver um espetáculo sem nenhum recurso cênico, como vemos no teatro tradicional.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo” traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro UOL