O que é Teatro Pobre?

Publicado em: 16/03/2021

Estilo de encenação desenvolvido pelo pesquisador, diretor e encenador polonês Jerzy Grotowski no final da década de 50, quando fundou o Teatro Laboratório.

Nele, Grotowski propõe a eliminação de tudo que não seja a relação entre os atores e a platéia, optando assim, por uma encenação de extrema economia de recursos cênicos.

O que é Teatro Realista?

Algumas das características desse estilo de encenação são: a limitação da ação, área delimitada para a representação e a preferência por espaços e públicos menores, procurando assim, estabelecer uma conexão mais profunda com a platéia.

O que é Teatro Expressionista?

Segundo o pesquisador: “Como o material do ator é o próprio corpo, esse deve ser treinado para obedecer, para ser flexível, para responder passivamente aos impulsos psíquicos. A espontaneidade e a disciplina são os aspectos básicos do trabalho do ator, e exigem uma chave metódica.”

Você sabe o que é o Teatro Grego?

Seu processo de ensaio desenvolvia exercícios que levavam ao pleno controle de seus corpos para desenvolver um espetáculo sem nenhum recurso cênico, como vemos no teatro tradicional.




Relacionadas:

Notícias | 21/ 01/ 2022

Agenda Cultural : As melhores dicas para o seu fim de semana

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

Estudantes de humor da SP mergulham em curiosa e divertida experiência cênica audiovisual; confira!

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

No mês da visibilidade trans, Coletiva Profanas, com o apoio do Satyros, promove espetáculo de transdramaturgia na casa de cultura do Butantã

SAIBA MAIS