Fabiano Lodi, artista docente da SP Escola de Teatro, oferece oficina gratuita de improvisação na Praça das Artes

Publicado em: 21/04/2022 |

No próximo domingo, 24 de abril, das 10h00 às 13h00, na Praça das Artes, o artista docente interino do curso técnico de Direção da SP Escola de Teatro, Fabiano Lodi, realiza uma ação pedagógica gratuita para quem se interessa por improvisação. Além do professor, a atividade também será orientada pela atriz e pesquisadora Luah Guimarãez e as aulas acontecem ao ar livre e em espaços públicos de São Paulo. As inscrições vão até o dia 22 de abril, sexta-feira, e são realizadas via formulário disponível no link na bio do perfil @treinospublicos.

Série Teatro de Grupo: conheça a Cia. Triptal

Essa é a primeira Ação Pedagógica do projeto Treinos Públicos, que reúne ações artísticas e formativas ligadas às artes da cena e envolvem o aprimoramento técnico de artistas profissionais, potenciais multiplicadores e público interessado em criação cênica contemporânea. A iniciativa é idealizada e coordenada pelos próprios orientadores Luah Guimarãez e Fabiano Lodi, com produção da Gaia Ciência Produções Artísticas e  da Leneus Produtora de Arte.

Feriado de Tiradentes: Miguel Arcanjo, coordenador de Extensão Cultural da SP, ministra palestra gratuita sobre o artista na era digital

Fabiano Lodi

É diretor teatral. Mestre em Arte-Teatro pela UNESP, possui extensa formação artística, com experiências como ator, professor, produtor e pesquisador. Responsável pela Leneus Produtora de Arte, produtora criada em 2010 onde realiza projetos artísticos, culturais e formativos. Desde 2005, desenvolve um trabalho continuado de pesquisa sobre direção teatral, envolvendo os Métodos Suzuki e Viewpoints, os quais já resultaram em publicações variadas sobre o assunto, com destaque para “O livro dos Viewpoints” (Editora Perspectiva/2017), de Anne Bogart e Tina Landau, do qual é integrante da equipe de tradução. Participou de atividades teatrais coordenadas pela SITI Company, em Nova York (2012) e SCOT – Método Suzuki, no Japão (2014). Trabalhos recentes como diretor: “Mercado Branco” (2019) – Cia dos Ratos; “Terra à Vista” (2016) – Grupo 59 de Teatro; “A Sapateira Prodigiosa” (2015) – Grupo Preto no Branco, cujo projeto foi premiado no edital PROAC de Montagens Inéditas. Principais experiências docentes: Pós-Graduação em Educação no IBFE-SP (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores); Curso Técnico de Formação de Atores em Teatro Musical do SESI; Artista- Orientador dos Programas Vocacional, Ademar Guerra, Fábrica de Cultura, Oficinas Culturais de São Caetano do Sul, CEFTEM, TUCA-PUC, entre outros. Foi coordenador artístico-pedagógico do “Projeto Jovem em Cena” – circulação de oficinas gratuitas de teatro no interior de SP, realizado em modos presencial e online/ao vivo pelo PROAC-ICMS em 2019 e 2020.

Angela Dippe e Thiago Carreira, do espetáculo Maria Thereza e Dener, enaltecem a SP Escola de Teatro; veja

Luah Guimarãez

Luah é atriz, pesquisadora, professora e produtora. Realiza produções encenadas há 30 anos com experiência por todo o Brasil e em parcerias com as mais variadas instituições. É sócia da Gaia Ciência Produções Artísticas, produtora independente com projetos nas áreas de artes cênicas, dança, música e audiovisual. Formada em Artes Cênicas pela UNICAMP (1991), mestra pela ECA USP (2020), com orientação de Maria Thaís Lima Santos. Participou do Fall Studio Session em 1997 com a SITI Company NYC, fundada por Anne Bogart e mantém o sistema Viewpoints como treinamento no Estúdio Oito Nova Dança em São Paulo. Fundou a mundana companhia em 2007 com a qual trabalhou até 2019 e com esta companhia lançou dois livros sobre processos artísticos: Caderno de Atuação e Imersão Selva. Recebeu o Prêmio APCA pela atuação em 2003 ao lado de Renato Borghi, Élcio Nogueira e Débora Duboc e o Prêmio Shell (2002) na categoria especial por idealização e curadoria. Foi indicada ao Prêmio Mambembe por sua atuação no espetáculo A Margem da Vida (1998-1999) dirigido por Beth Lopes, uma produção da atriz Regina Braga.

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024