Angela Dippe e Thiago Carreira, do espetáculo Maria Thereza e Dener, enaltecem a SP Escola de Teatro; veja

Publicado em: 19/04/2022 |

Angela Dippe e Thiago Carreira / Foto: Priscila Prade

A SP Escola de Teatro promoveu a segunda edição do SP Palco nesta quinta-feira (14). O quadro de entrevistas no YouTube da instituição tem como proposta receber artistas que estão em cartaz no Brasil. Os entrevistados do dia foram Angela Dippe e Thiago Carreira, protagonistas do espetáculo Maria Thereza e Dener, que cumpre temporada no Teatro Eva Herz, em São Paulo, até 28 de abril. Em transmissão ao vivo, a dupla enalteceu a instituição pela parceria durante os ensaios iniciais.

O SP Palco é uma ação idealizada por Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, e realizada pela Extensão Cultural e Projetos Especiais, coordenada por Miguel Arcanjo Prado. A ação conta ainda com a colaboração e participação de Elba Kriss, analista de Projetos Especiais, e Rodrigo Barros, assistente de Projetos Especiais.

Diretor executivo da SP, Ivam Cabral lança seu 21º livro na instituição após sucesso em Curitiba

Maria Thereza e Dener é um espetáculo de José Eduardo Vendramini, livremente inspirado na obra de Wagner William, e retrata a amizade entre a célebre primeira-dama Maria Thereza Goulart, esposa do ex-presidente João Goulart (1919-1976), e o famoso estilista Dener Pamplona de Abreu (1937-1978).

Dirigida por Ricardo Grasson, com idealização de Angela, que divide a cena com Carreira, a adaptação teatral é livremente inspirada no livro Uma Mulher Vestida De Silêncio – A Biografia De Maria Thereza Goulart .

O projeto inicial do espetáculo teve parceria com a SP Escola de Teatro. Em fevereiro último, os atores ensaiaram para a montagem na Unidade Brás da instituição, feito que ganhou elogios de Angela no SP Palco. “Eu não conhecia a sede. Achei lindo, gostoso e agradável. É um privilégio ter aquela sala para ensaiar. Só tenho a agradecer. Que bom que tem essa escola”, agradeceu.

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Em entrevista ao vivo para Prado, a artista contou também como surgiu a proposta de Maria Thereza e Dener. “Tenho uma questão que nasci no mesmo lugar que ela, sou gaúcha. Acho que essa história conversa muito com o momento histórico atual, a questão da Ditadura Militar, do golpe e deles terem sido depostos. Quando li o livro ‘Uma Mulher Vestida De Silêncio’, eu amei o título e adorei o livro. A Maria Thereza escrevia diários e estava escrevendo um livro”, detalhou.

Angela Dippe e Thiago Carreira / Foto: Priscila Prade

“Ela [Maria Thereza] conta muita coisa da vida dela, daquele momento desde que conheceu o Jango até eles serem exilados. Achei que ali tinha um argumento bom para fazer uma peça de teatro. E, ali no meio [do livro], vi a amizade dela com o Dener, um cara precursor de tanta coisa também e falei: ‘Quero contar essa história’. Veio a equipe e estamos com essa peça”, narrou.

Na obra citada pela atriz, o jornalista Wagner William reuniu relatos inéditos sobre a vida pessoal da primeira-dama a partir do acesso ao diário dela e de uma série de entrevistas feitas em 11 anos com a biografada e centenas de familiares, antigos funcionários, amigos e inimigos políticos. Esses fatos pessoais se misturam ao nefasto cenário político estabelecido no Brasil durante a época da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), acompanhado por Maria Thereza durante o exílio da família no Uruguai.

Carreira, que dá vida a Dener na produção, tem arrancado aprovação da crítica em cena. Ao SP Palco, ele deu detalhes da construção da imagem do estilista –pioneiro da moda brasileira. “Desde que comecei a construir esse personagem, você procura coisas do Dener na internet e não acha. Não tem vídeos. De tudo que procurei, tem dois vídeos de menos de 30 segundos”, entregou.

“Tudo que fui colhendo de informação foi com histórias de pessoas que conviveram com o Dener. O cabeleireiro dele veio assistir e falou: ‘Nossa, você está a cara do Dener’. As pessoas se emocionam. A dona Maria Thereza veio e ficou emocionada”, comentou.

Maria Thereza e Dener fica em cartaz no Teatro Eva Herz até 28 de abril. No SP Palco, a dupla de atores adiantou que em junho voltam para uma segunda temporada. Desta vez, no Teatro Folha, em Higienópolis, São Paulo.

Serviço:
Maria Thereza e Dener
De José Eduardo Vendramini.
Temporada: Quartas e quintas, às 20h – Até 28 de abril.
Classificação: 12 anos.
Duração: 70 minutos.
Ingressos: R$50 e R$25.
Vendas Sympla.com.br

Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073, Cerqueira César, 168 lugares.
Bilheteria aberta somente nos dias de espetáculo, duas horas antes da atração.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia