Série Teatro de Grupo: conheça a Cia. Triptal

Publicado em: 20/04/2022 |

foto por: Sylvia Sanches

A Cia. Triptal de Teatro, assim como outros grupos originados na década de 1990, foi construída por um conjunto de jovens aspirantes ao ofício teatral, em um momento de revitalização e a formação de novos profissionais das artes cênicas.

Por meio da orientação de Elias Andreato e Carlos Moreno, do Projeto Didática da Encenação, coordenado por Roberto Lage. Para definir os rumos que seriam tomados pela companhia, houve uma intensa troca, a abertura de um espaço de diálogo, a colisão de perspectivas e o compartilhamento constante de experiências pessoais. Além de um estudo continuado através do aprimoramento técnico e da leitura de materiais diversos, foi a partir desses processos que o grupo começou a descobrir qual seriam os assuntos que gostariam de comunicar a plateia:

“Nessas décadas de existência, com o desejo/propósito de criar uma Companhia de repertório, temos levado ao público, sem qualquer distinção de condição e classe social, a reflexão sobre temas humanos e com grande carga de emoção e de beleza.”

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

Sempre fundamentados na prática do ator criador e respaldados por muito estudo e pesquisa, a Cia já levou aos palcos grandes autores, como Maria Clara Machado, Martins Pena, Eugene O’Neill, aos mais diversos e improváveis espaços: escolas, centros comunitários, casas de cultura, escolas públicas, praças e igrejas. Sempre buscando investigar o universo infantil, masculino e dos excluídos, a Triptal estabelece seus objetivos:

“Ao completar 20 anos, tendo passado pela busca de uma identidade, fase de profissionalização de muitos de seus integrantes, dissidências e novos encontros, marcamos nossa presença e buscamos contribuir para a história do teatro de São Paulo, tendo clareza do tanto, ainda, a realizar”.

Angela Dippe e Thiago Carreira, do espetáculo Maria Thereza e Dener, enaltecem a SP Escola de Teatro; veja

As influências estéticas do grupo são três principais: naturalista, épica e expressionista. Cada uma delas é utilizada em favor da pesquisa sobre a tragédia contemporânea, o ser humano e suas potências simbólicas. Em suma, o grupo utiliza aspectos desses três expedientes citados para, além de ressaltar a beleza estética nas apresentações, também propor uma reflexão.

Coletivo Ciatreve realiza residência na SP Escola de Teatro com espetáculo espanhol inédito no Brasil

Diferentes de muitos grupos teatro que durante seu processo criativo realizam um estudo e constroem a dramaturgia coletivamente, fazendo uso da colaboração dos artistas envolvidos, a Triptal busca trazer autores já consagrados. Isso porque para o grupo esses textos têm uma grande importância cultural, ainda mais quando apresentados a camadas da sociedade que têm pouco acesso ao meio artístico. Sobre a relação com o público, a Cia. reforça:

“O nosso projeto artístico envolve o desejo de se colocar como veículo de transformação do ser humano por meio do teatro. Acreditamos que a arte eleva o espírito do homem para além das necessidades cotidianas. Coloca-o numa esfera simbólica, permitindo uma leitura de mundo mais ampla e o estabelecimento de relação intersubjetivas mais generosas.”

Mais infos sobre a Cia. Triptal estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia