Revista A[L]BERTO é Indicada ao Prêmio CPT 2012

Publicado em: 11/01/2013 |

Ao longo dos últimos anos, pesquisadores e estudantes de teatro se dedicaram, com afinco, à missão de pensar a cena teatral contemporânea. Os debates abriram portas para novos temas, tornando viáveis perspectivas inovadoras. E foi na ânsia de registrar esses momentos e de ampliar a discussão que nasceu a Revista A[L]BERTO, publicada pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Seu alcance foi tamanho, que a segunda edição do periódico acaba de ser indicada ao Prêmio CPT 2012 (Cooperativa Paulista de Teatro), entre outras quatro publicações lançadas no segundo semestre do ano que passou.

Sob coordenação da escritora e pesquisadora Silvana Garcia, a revista carrega o nome do professor, crítico, dramaturgo, jornalista, diretor e ator Alberto Guzik (1944-2010) e tem tiragem de 4 mil exemplares. A segunda edição, lançada em julho do ano passado, preencheu suas mais de 140 páginas com inquietações do universo da dramaturgia: o papel do escritor de teatro e seu texto na atualidade. Ainda trouxe ensaios de cenografia de J.C. Serroni e textos assinados por pesquisadores como Nanci Fernandes e José A. Sanchez e pelo coordenador pedagógico da Escola, Joaquim Gama.

Ainda em 2012, em 17 de dezembro, foi lançada a terceira edição da revista. Dessa vez, o tema foi a iluminação teatral, em artigos assinados por Eduardo Tudella, Valmir Perez e na seção “Roda de Conversa”, mediada pelo coordenador do curso de Iluminação Guilherme Bonfanti. Além disso, o diretor executivo da Escola, Ivam Cabral, deixou suas palavras e reflexões sobre o projeto pedagógico da Instituição.

Para ler a 1ª e a 2ª edição da  A[L]BERTO, clique aqui.
O Prêmio CPT
Em sua 5ª edição, a premiação abrange as produções, grupos e profissionais do teatro que atuam na capital e Estado de São Paulo. Na avaliação dos trabalhos, a comissão julgadora é composta por Christiane Galvan, da Cia. Vagalum Tum Tum; Luiz Fernando Ramos, professor do departamento de artes cênicas da Universidade de São Paulo (USP); o crítico de teatro José Cetra Filho; o ator Ênio Gonçalves, da Apetesp e CPT, e Raquel Rollo, da Trupe Olho da Rua.
Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024