“Vista para as Montanhas”, de Lee Blessing, estreia no Teatro Cacilda Becker em 2/6

Publicado em: 30/05/2023 | por: Guilherme Dearo

Imagem colorida de dois atores em cena, na peça "Vista Para As Montanhas"

“Vista Para As Montanhas”, de Lee Blessing, em montagem de 2023, com direção de Pedro Granato. | Foto: Lucas Rocha

O díptico teatral “Vista para as Montanhas” e “Um Passeio no Bosque”, ambas do premiado autor estadunidense Lee Blessing (1949), são encenadas ao mesmo tempo pela primeira vez no mundo, no Teatro Cacilda Becker, de 2 a 25 de junho.

A estreia é do espetáculo “Vista para as Montanhas”, que ganha uma montagem inédita dirigida por Pedro Granato e elenco é composto por Beto Bellini, Gustavo Merighi, Lena Roque, Samya Pascotto e Pedro Miranda.

Desde 2019, Blessing e o ator Beto Bellini (também produtor dos espetáculos) vêm trocando impressões sobre o espelhamento da polaridade ideológica entre EUA e Brasil e a relevância das peças no cenário atual, o que os motivou a montar o texto em 2023.

A trama se passa em 2014, 30 anos depois do primeiro ataque nuclear e da construção da profunda e respeitosa amizade entre os dois diplomatas. Em sua casa em Hudson, Nova Iorque, John e sua esposa Isla recebem em casa Will e Gwynn, o filho do primeiro casamento dele e a sua nora.

Depois de ter tido um papel extremamente importante para a criação de tratados de controle do arsenal nuclear durante a Guerra Fria, John, agora aposentado, continua um idealista de esquerda, filiado ao partido Democrata. Seu filho Will é um pragmático jovem senador da direita, filiado ao partido Republicano, que está prestes a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos na próxima eleição.

Eles se odeiam e não se falam há décadas, mas John chama o filho para tentar forçá-lo a abandonar a carreira política, sob a ameaça de divulgar uma carta que pode comprometer a sua candidatura. O conflito entre os dois chega ao clímax da violência física, com uma mistura de humor ácido e momentos constrangedores.

Autor: Lee Blessing
Tradutor: Claudio Botelho
Diretor: Pedro Granato
Elenco: Beto Bellini, Gustavo Merighi, Lena Roque, Samya Pascotto e Pedro Miranda
Diretora de Produção: Erika Barbosa
Iluminadora: Laiza Menegassi
Cenógrafo: Diego DAC
Figurinista: Samya Pascotto
Programador Visual: Renan Marcondes
Produtores Executivos: Beto Bellini e Gustavo Merighi
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Mídias Sociais: Carolina Romano
Assistente de Produção: Pedro Ivo Pires, Giovanna Braunstein e Giovanna Gargione
Assistentes de Direção: Carolina Romano e Camila Johann
Visagista: Susi Merighi
Operador de Luz: Pietro Machicao
Operador de Som: Pedro Ivo Pires
Equipe de Filmagem: Renato Heleno – Meridiano Filmes
Fotografia: Lucas Rocha

“Vista para as Montanhas”
Temporada: 2 a 24 de junho, às sextas e aos sábados, às 21h
Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)*
*A bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo.
Capacidade: 198 Lugares
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos

+ “Anjo de Pedra”, de Tennessee Williams, estreia em 2 de junho no Tucarena sob direção de Nelson Baskerville