SP Escola de Teatro abre vagas para nove cursos e oficinas gratuitas

Publicado em: 04/08/2017 |

A SP Escola de Teatro em parceria com o Circuito de Teatro em Português está com inscrições abertas para novos cursos de extensão e oficinas que acontecem em agosto. Além de aulas nas áreas de teatro, há também cursos ligados a teatro de bonecos, dramaturgia, interpretação, dança, entre outros. Todos eles são gratuitos e cada curso é destinado a um público específico.

As inscrições para esses cursos devem ser feitas através do site da Escola. Para participar, os candidatos preenchem uma ficha com seus dados pessoais e um breve currículo explicando o porquê do seu interesse.

Confira a lista dos cursos de extensão e oficinas oferecidos:

Esta oficina percorrerá a história de Moçambique desde os Tempos de Gungunhana, destacando a tradição cultural dos povos do sul. Os ritmos, as danças, os cânticos, o teatro comunitário, entre outras. Construção de jogos performativos baseados no teatro comunitário moçambicano.

Quando: 25 de agosto, sexta-feira, das 19h30 às 22h30.
Onde: Sede Brás, avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás

De que forma o corpo do ator se relaciona com o espaço? E com os outros atores? E com cada elemento que compõe a cena? Música, texto, gestos, intenções… como estar atento a si, escutar e responder aos estímulos externos provocados por esses elementos? É necessário estar presente aqui e agora, entendendo os próprios impulsos para criar impulsos no outro e simultaneamente responder aos estímulos e provocações do meio externo.

Quando: 25 de agosto, sexta-feira, das 14h30 às 18h30.
Onde: Sede Brás, avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Fornecer para o artista ferramentas e a consciência da importância do estado de prontidão.
Desde o início das encenações, onde se tem algum público, o artista que apresenta sua obra tem a consciência de que se deve estar por completo, pronto para qualquer imprevisto que surja durante sua encenação, seja ela por parte do público ou então por parte do próprio artista ou equipe técnica.

Quando: 22 de agosto, terça-feira, das 14h30 às 18h30.

Quando: 23 de agosto, quarta-feira, das 14h30 às 18h30
Onde: Sede Brás, avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Tem como proposta trabalhar com práticas corporais de consciência corporal; exploração do movimento; respiração e concentração; considerando o público a que se dirige. O curso visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, buscando não excluir ninguém das experimentações.

Quando: de 28 de agosto a 26 de outubro, segunda e quinta, das 18h30 às 20h
Onde: Teatro Sérgio Cardoso. (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista)

A oficina que se pretende realizar, será maioritariamente um trabalho de pesquisa e composição do ator, partindo de exercícios realizados em contexto prisional. Analisar a relação jogo/corpo/espaço, na representação intramuros e extramuros.

Quando: 19 de agosto, sábado, das 14h30 às 18h00.
Onde: Sede Brás, avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Vivo num país-laboratório que me ensinou que é na mistura, na contaminação, no encontro, em suma, na crioulização, que melhor podemos entender o nosso lugar no mundo, como universos únicos na nossa imensa diversidade.
De que forma esses conceitos se podem aplicar às artes cênicas e a uma ética e estética teatral, é o que será explicado nesse encontro que será breve, mas certamente enriquecedor.

Quando: 21 de agosto, segunda-feira, das 14h30 às 17h30.
Onde: Sede Brás, avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Construção de objetos cênicos a partir de materiais reciclados. O culminar deste trabalho será feito com uma parada pelas principais ruas das cidades envolvidas no Projecto Lusofesta.

Quando: de 14 a 18 de agosto, de segunda a sexta, das 14h30 às 17h30.

Para inscrições e mais informações: http://bit.ly/cursosdeextensao2017

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024